População 2º EM – 2016 Jeferson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Advertisements

DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População 2º EM – 2015 Jeferson. O Demógrafo mede e analisa os fatos (ênfase nos elementos quantitativos) referentes a população e o Geógrafo descreve.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Europa: aspectos humanos Aulas Apostila 4 3°EM 1.
Escola Estadual Dr Marthinhos Marques Prof : Edna e Marilza Coordenadora : Eliana Aluna : Tailaine 9º Ano B Tema : Arte Contemporânea.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
COC 7- cap. 8 COC 7- cap. 8 GEOGRAFIA GEOGRAFIA Profª Rosangela Profª Rosangela.
QUESTÕES DISSERTATIVAS SEGUNDA FASE Prof. Diogo Máximo.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Dinâmica populacional
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Análise Sócio Demográfica
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
AGRICULTURA TRADICIONAL
População.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
População Prof. Sandro Rogério.
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Demografia e Idade média das aposentadorias
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Pirâmide etária.
A agricultura e a Fome.
Todo o conteúdo estará no
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
Dinâmica de populações
Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
O que é região? Regionalização
Disciplina: Geografia
CONCEITOS, FLUXOS E DRAMAS
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
 Agropecuária 50% Parcial 50% simulado Dudow Demografia.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Ética Inteligência Artificial.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
População brasileira e mundial
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
A taxa de natalidade nos países desenvolvidos tem vindo a diminuir, enquanto que nos países em desenvolvimento é muito alta. Para mudar esta situação,
Os Efeitos da Tecnologia
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
População brasileira e mundial
Teoria de população em Malthus
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Estudo sobre População
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
Socialismo utópico e Socialismo Científico
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Período Entreguerras: A era dos Contrastes
Evolução da população portuguesa
EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
O Outro lado da globalização
Direitos, Igualdade e Educação para
Teorias Populacionais
Estudo sobre População
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

População 2º EM – 2016 Jeferson

POPULAÇÃO E CRESCIMENTO Em 1850 a população da Terra atingia o seu primeiro bilhão e uma de cada três pessoas residia na China. Passaram-se pouco mais de cem anos até que em 1927, o segundo bilhão foi alcançado. Em 1950 a população atingiu a marca de 2,5 bilhões. 1999 – 6 bilhões. 2011 – 7 bilhões.

CORRENTES DO PENSAMENTO DEMOGRÁFICO Pessimista – previa que a população do mundo chegaria a 8,5 bilhões de habitantes no fim do século XX; Otimista – previa para o fim do século XX uma população mundial em torno de 6,5 bilhões de habitantes. QUAL ESTAVA CORRETA?

CONCEPÇÕES SOBRE POPULAÇÃO Lei de Malthus ou Malthusianismo No final do século XVIII, Thomas Robert Malthus - a razão para a existência da miséria e das enfermidades sociais seria o descompasso entre: a capacidade de produção de alimentos, que se daria numa progressão aritmética (1,2,3,4,5), em relação ao crescimento populacional que se daria numa progressão geométrica (1,2,4,8,16). ESTARIA MALTHUS CORRETO?

Neomalthusianismo No pós 2ª Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado nos países subdesenvolvidos, fez despertarem os adeptos de Malthus chamados de neomalthusianos. Segundo eles, a pobreza e o subdesenvolvimento seriam gerados pelo grande crescimento populacional, e em virtude disso seriam necessárias drásticas políticas de controle de natalidade, que se dariam através do famoso e bastante difundido, "planejamento familiar". Muitos países subdesenvolvidos adotaram essas políticas antinatalista – Laqueadura e Esterilização.

Reformistas ou marxistas Consideram que é a própria miséria a responsável pelo acelerado crescimento populacional; Defendem reformas de caráter socioeconômico que possibilitem a melhoria do padrão de vida das populações dos países subdesenvolvidos; O maior contraceptivo está relacionado aos investimentos públicos nas áreas sociais, especialmente na saúde, infraestrutura e educação. Consequência: o planejamento familiar espontâneo, e com isso a redução das taxas de natalidade e crescimento vegetativo, como ocorreu em vários países hoje desenvolvidos.

Qual a relação da Revolução Industrial com o crescimento demográfico? A vacina contra Varíola foi um dos maiores avanços  que permitiram  diminuição da  mortalidade. A Revolução Industrial foi uma melhora não só dos meios de produção, como a máquina a vapor, ela atingiu diversas áreas do conhecimento científico e marcou esse período com grandes descobertas e mudanças na demografia

Mudanças / Avanços nas áreas: - Ciência (medicina); - Higiene; - Condições sanitárias; - Vacinas (Varíola); -Migração do campo para a cidade; Esses avanços impactaram diretamente a demografia européia que diminuiu as taxas de mortalidade / aumentaram a expectativa de vida. O trabalho infantil na Rev. Ind. estimulou um aumento no nº de filhos nas famílias.

Transição Demográfica

Explosão demográfica É o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região. Pode ser causada por diferentes motivos, variando conforme o período histórico e as diferentes localidades.

A população mundial levou mais de 1600 anos para dobrar o seu tamanho e, depois, mais 200 anos para dobrar novamente. Posteriormente, o planeta continuou um crescimento elevado da sua população, principalmente quando saltou de 2,5 bilhões para 5 bilhões em apenas 37 anos. Por esse crescimento populacional extremamente rápido e elevado, foi criada, nos anos 1980, a expressão “explosão demográfica”.

Implosão demográfica É vinculado a redução das taxas de natalidade no mundo ou de um determinado território ou região. É causada pela entrada maciça da mulher no mercado de trabalho (anos 70) e o consequente planejamento familiar, favorecido pelas políticas do governo de acesso aos métodos contraceptivos.

DIVISÃO DAS TRÊS FAIXAS ETÁRIAS População jovem: Desde o nascimento até 19 anos População adulta: De 20 a 59 anos População idosa: Acima de 60 anos

Pirâmide Etária

Retomar as características visuais das pirâmides etárias Retomar as características visuais das pirâmides etárias. Pirâmides com a base mais estreita, como a da França, indicam uma taxa de natalidade baixa. Quando a faixa etária de adultos está mais alargada, representa uma maior quantidade de população economicamente ativa. O topo mais largo indica que a presença de idosos é significativa. O governo que possui essa estrutura de pirâmide precisa direcionar seus planos na geração de empregos, além de oferecer estrutura, principalmente de saúde, adequada aos idosos.

Explicar que as pirâmides etárias que possuem base larga, como a da Etiópia, indicam grande quantidade de crianças, predomínio de jovens e baixa expectativa de vida, menor quantidade de população economicamente ativa e de idosos. Essa estrutura populacional é característica de países subdesenvolvidos, e o governo necessita investir muito em programas de educação, de saúde para crianças e adolescentes.