PENSANDO SOLUÇÕES PARA O CONGESTIONAMENTO NO LITORAL NORTE GAÚCHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Introdução a Eng.ª de Tráfego
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Aplicações do SINIAV para promoção da segurança nas rodovias
Sistema de Informação Gerencial
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Prototipação de Software
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Segurança e Eng.ª de Tráfego Finalidades e aprendizado
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Ferramenta para desenvolvimento de Protocolos de Comunicação Serial Portáteis Orientador: Alexandre Carlos Brandão Ramos Autores: Bruno Martins Lino Anderson.
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
Por que investir? 09 de junho de 2010
Administração, Segurança e Território
Gestão de Trânsito e os Impactos na Mobilidade Urbana
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
ENGENHARIA DE TRÁFEGO - Princípios Básicos
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Princípios do SCO.
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
ITIL – Entrega de Serviços
II E NCONTRO I NTERNACIONAL DE P ARCEIROS DO P ROJETO RS-10 B RASIL /V IDA NO T RÂNSITO EM 2013 Brasília Novembro de Observatório de Saúde Urbana.
Centro de Distribuição Expedição
A importância da modelagem hidráulica
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
Natureza do Planejamento e Controle
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Melhoria do processo de software brasileiro
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Teresina, PI 28 a 30 de maio de 2014 P ALMAS – T OCANTINS P LANEJAMENTO 2014 Brasil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10.
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Vanet´s – Vehicular Adhoc Networks
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Palmas, TO 29 de novembro 2013 P ALMAS – T OCANTINS P LANEJAMENTO 2014 Brazil ROAD SAFETY IN TEN COUNTRIES RS-10.
IT Infrastructure Library (ITIL)
Simulação de fluxos de tráfego
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Logística Integrada Engenharia de Produção
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Conceitos de Monitoramento
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Disciplina Tecnologia dos transportes
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Gerenciamento de riscos
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
A LEGISLAÇÃO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
CBTC – Programa de Projetos Out.2011 Gerência Geral de Projetos Especiais.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
SEMINÁRIO SOS BR-116 ATM - FETERGS. SOS BR-116 ATM - FETERGS Informações Gerais da BR -116: Trânsito superior a veículos/dia Trânsito superior.
COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS NA BR-116, CONSTRUÇÃO DA BR-448, DUPLICAÇÃO DA RS-118 E EXTENSÃO DO TRENSURB À NOVO HAMBURGO.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

PENSANDO SOLUÇÕES PARA O CONGESTIONAMENTO NO LITORAL NORTE GAÚCHO Helena Beatriz Bettella Cybis Laboratório de Sistemas de Transportes Escola de Engenharia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Contexto Nacional e Gaúcho Crescimento da frota de veículos Brasil Fonte: DETRAN

Contexto Nacional e Gaúcho : Relação entre população e veículos registrados Fonte: DETRAN e IBGE

Contexto RS: Relação população/veículos Fonte: DETRAN e IBGE

Mudança de padrão econômico da população Duplicação da frota nos últimos 12 anos Grande aumento no número de viagens Nova dimensão de problemas Necessidade de adotar uma diferente abordagem para o tratamento dos problemas

Ações para a solução do congestionamento Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?

Ações para a solução do congestionamento Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?

Ações para a solução do congestionamento Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?

Ações para a solução do congestionamento Construção/ ampliação da infraestrutura: Essencial e urgente em muitas situações ENTRETANTO Existe recursos para ampliar a infraestrutura na proporção do crescimento da frota? O congestionamento decorrente do retorno do litoral ocorre durante 10 dias/ ano - Prioridade? Relação custo benefício? Obras são processos de longa duração – é razoável esperar por longo tempo para que obter ações eficientes? É razoável apostar apenas na ampliação da infraestrutura?

Sistema viário é um Patrimônio da sociedade e portanto necessita: 1 Sistema viário é um Patrimônio da sociedade e portanto necessita: 1. Manutenção: para preservar seu valor e condições e uso 2. Gerenciamento eficiente: para garantir a otimização da sua utilização

Ações para a solução do congestionamento Gerenciar o que? Operação dos veículos que estão trafegando nas rodovias: gerenciamento do tráfego Planejamento de viagens que ainda não iniciaram: gerenciamento da demanda

Gerenciamento de tráfego: 1.Domínio técnico: conhecimento sobre comportamento do tráfego; conhecimento sobre medidas possíveis para solucionar o problema. 2.Definição de estratégias 3.Monitoramento das condições do tráfego 4. Implementação de ações adequadas

Gerenciamento de tráfego Comportamento do tráfego

Gerenciamento de tráfego Comportamento do tráfego

Gerenciamento de tráfego

Gerenciamento de tráfego

Gerenciamento de tráfego

Gerenciamento de tráfego

Gerenciamento de tráfego Inicio do colapso do fluxo

Gerenciamento de tráfego Incidentes/ acidentes

Gerenciamento de tráfego Incidentes/ acidentes Impacto e duração: identificação e intervenção rápida para liberar rodovia: Monitoramento e implementação de estratégias

Gerenciamento de tráfego Acesso de outras rodovias conhecimento das características da rodovia; conhecimento das medidas

Gerenciamento de tráfego Estratégias do gerenciamento ativo de tráfego: Controle de acesso em interseções; Harmonização da velocidade; Uso temporário do acostamento;

Gerenciamento de tráfego Controle de interseções Através de placas de sinalização e alocação de faixas especiais Com apoio de semáforos: O objetivo do sistema é evitar ou retardar o aparecimento de colapso no fluxo da via principal e diminuir a quantidade de acidentes nas rampas de acesso.

Gerenciamento de tráfego Sistemas de harmonização de velocidades consistem de: um conjunto de sensores de tráfego para coletar dados de fluxo e velocidade, sinais de limite de velocidade variável para cada faixa, painéis de mensagem variável e uma unidade central de processamento para executar ações de controle. Painéis de mensagem variável são usados ​​para informar os condutores das condições de tráfego e para mostrar os limites de velocidade impostos

Gerenciamento de tráfego Sistemas de Harmonização da Velocidade Reduz o risco de colisões e mantem um fluxo constante, além de reduzir o espaçamento entre os veículos Aproveitar ao máximo a capacidade existente, atrasando o ponto em que ocorre o colapso do tráfego.

Gerenciamento de tráfego Uso Temporário do Acostamento Estratégia de gerenciamento de congestionamento é associado à sistemas de harmonização de velocidades e limites de velocidade reduzidos. Fornece uma capacidade adicional durante congestionamentos ou circunstâncias especiais, como obstruções temporárias e acidentes, que gerem estrangulamento na via. Viabiliza maior fluidez do tráfego.

Gerenciamento de tráfego Uso Temporário do Acostamento Requisitos para a utilização segura do acostamento deve satisfazer os requisitos de projeto similares à outras faixas de tráfego, não possuir superelevação, o acostamento deve ser contínuo e ser projetado para suportar tráfego de carga e veículos pesados. Uso acostamento período de pico Virgínia - Estados Unidos

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Alemanha Harmonização de velocidade em rodovias com altos volumes desde 1970s, com o objetivo de melhorar as condições do fluxo. O uso temporário de acostamento foi introduzido na década de 90. Em 2007, 200 km de faixas de acostamento com uso temporário foram implementadas pelo Ministério dos Transportes.

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Alemanha Avaliação de benefícios de sistemas de harmonização de velocidade

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Holanda A utilização temporária do acostamento durante o horário de pico iniciou em 2003, como parte de um programa qualificação da infraestrutura. O sistema é amplamente sinalizado através de pórticos e painéis, indicando a condição de uso dos acostamentos.

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Holanda A avaliação da implementação temporária do acostamento indicou: aumento geral de 7% a 22% na capacidade, redução nos tempos de viagem, redução nos níveis de incidentes.

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Inglaterra Planejamento do primeiro projeto iniciou em 2004 Experiencia piloto implementada em 2006 envolvendo sistema de harmonização de velocidade e utilização temporária de acostamento. Segurança foi uma questão fundamental no projeto Quando a velocidade limite é reduzida para 80km/h os acostamentos são abertos para uso. Para garantir a segurança,área de refúgio foram criadas a cada 500m ao longo da rodovia. Áreas de refúgios são servidas por telefone e câmaras conectadas ao centro de controle

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Inglaterra Impactos na segurança e tráfego: Highway Agency reportou nos primeiros 6 meses: Redução em tempos de viagem em até 25% Redução no número de acidentes de 5/mês para 1,5 / mês Nenhum acidente foi identificado por uso do acostamento Em três anos a redução no índice de acidentes foi de 50%.

Experiências de Gerenciamento Ativo de Tráfego Inglaterra Pesquisas de aceitação pública realizadas pela Highway Agency após a implementação: 84% dos motoristas se sentiam confiantes usando o acostamento 68% dos motoristas se sentiam melhor informados sobre as condições do tráfego 66% dos motoristas desejavam a expasão do esquema para outras autoestradas

Gerenciamento da demanda Objetivo: Promover um planejamento mais eficientes da viagem em relação à: Escolha do horário da viagem Escolha da rota da viagem Depende de informação clara e confiável sobre estado das rodovias.

Gerenciamento da demanda Tratamento local: importante mas restrito

Gerenciamento da demanda População deseja sair de sua casa no litoral e chegar em sua casa na cidade da forma mais conveniente (rápida) Necessário planejamento e informação sobre a rede de rodovias

Gerenciamento da demanda Informação é útil para tomada de decisão sobre: Quando iniciar viagem; Que rota utilizar. Informação proveniente de sistema de monitoramento

Gerenciamento da demanda Sistema de informação Reino Unido

Gerenciamento da demanda Sistema de informação Canadá

Congestionamento é um problema complexo Problemas complexos raramente são solucionado através de uma só medida. É necessário uma combinação de medidas complementares para atingir o objetivo Congestionamento é um problema complexo

Helena Beatriz Bettella Cybis Obrigada! Helena Beatriz Bettella Cybis Laboratório de Sistemas de Transportes Escola de Engenharia Universidade Federal do Rio Grande do Sul