Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capa Índice.
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Interface Usuário Máquina
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Competência: Compreender as métricas de Software
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
Régua graduada metro e trena
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Rubrica para a Nota de Classe 2
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Apresentação Apresentação Apresentação Apresentação Apresentação
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Os presidentes do meu Brasil
WEBQUEST PLANETA TERRA
1 3 2 NUMERAIS 4 5.
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Indústria Do artesanato ao robô.
AULA 6 Como Estudar.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
MEDIÇÃO Medir significa avaliar ou determinar uma extensão ou quantidade, comparando-a com uma grandeza definida.
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Psicologia Comportamental Aula 4
A descoberta dos Animais
Trabalho em grupo.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
BORDADOS DA VIDA.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO
CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
Trabalho nas regras ABNT
Como elaborar um trabalho de pesquisa
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS E OS NÚMEROS RACIONAIS
Projeto de Física.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Alimentação Saudável Corpo São
Medidas, bem medidas Prof.: Joni.
PROJETO DE PESQUISA.
Um Problema para TODAS as Idades
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
Brincadeiras Indígenas
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
A palavra pede passagem...
2° Ano Na área de matemática o 2° ano está descobrindo como podemos medir o comprimento das coisas, sem utilizar os instrumentos de medida já conhecido.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
Só vá em frente se for muito corajoso!!!
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO grupo 3
Pequeno Explorador 8º Ano Escola Municipal Suzana Imbassahy
Capa Índice. Capa Índice Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Introdução é a parte em que o autor vai mostrar o que o trabalho vai abordar, o propósito.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
TÍTULO: CAIXA ALTA, FONTE ARIAL, TAMANHO 60, CENTRALIZADO
INSERIR O TÍTULO AQUI NOMES DOS AUTORES DEVERÃO SER REDIGIDOS EM: MAIÚSCULO, NEGRITO, CENTRALIZADO E DEVERÁ SER INSERIDO ABAIXO DO TÍTULO DO TRABALHO .
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor 1, Segundo Autor 2, Terceiro Autor 1 (NOME COMPLETO) 1 CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXX – Turma: XXX123; 2 CURSO TÉCNICO EM.
Transcrição da apresentação:

Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado MEDINDO COM A HISTÓRIA!!!! Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado

INTRODUÇÃO

O Metro Nos tempos de antigamente como faria a gente para medir comprimentos? Não havia réguas, fitas, mas outras coisas catitas em vez desses instrumentos. Palmo a palmo se media pois sempre à mão se trazia a unidade exigida; Mas a braça e a polegada e mesmo o dia de jornada tinham usança repetida. E descalçando o chinelo até o pé era belo para fazer medições. Milhas, jardas, coisas estranhas, pequeninas ou tamanhas eram mil as invenções.... (Autor Desconhecido)

A humanidade percebeu há bastante tempo a necessidade de medir. Medir faz parte de nosso dia a dia. Mede-se a energia elétrica consumida numa casa, a quantidade de água, a altura de uma pessoa, .... Entre as unidades mais comuns está a medida de comprimento. Como será que os povos da Antiguidade faziam para medir as coisas? As primeiras medidas feitas pelo homem foram as de comprimento. Como será que o homem media comprimentos? Com que instrumentos?

TAREFA Vocês agora se tornarão pesquisadores da história da matemática .Farão grandes viagens pelo tempo redescobrindo processos que foram pilares na construção de importantes conceitos ! Serão desafiados a construir um livro informativo , deixando um importante registro de suas descobertas para a humanidade!!!

PROCESSO

1ª Etapa: Como surgiu a necessidade do homem medir comprimentos? Formar grupos de, no máximo, quatro pessoas para executar esta tarefa! Vocês devem organizar o grupo distribuindo tarefas entre os integrantes, fazendo com que todos participem ativamente da construção do livro sobre o surgimento das unidades de medidas de comprimento. Pesquisa e coleta de dados, ressaltando informações sobre: Como surgiu a necessidade do homem medir comprimentos? Como os diferentes povos da antiguidade realizavam medições? Com que instrumentos? Como e por que surgiu a necessidade de criar um sistema padronizado de medidas? Como surgiu o sistema métrico decimal? Que unidades de medida fazem parte dele? Que instrumentos são usados hoje em dia para realizar medições de comprimentos?

 2ª Etapa: Montar um texto contando sobre os assuntos pesquisados, dando formato de um livro. Inserir gravuras ao longo do livro mostrando diferentes formas e intrumentos usadas para realizar medições. Realizar a medição de algum local a sua escolha(Ex.:comprimento de sua cama, largura de sua classe, comprimento da sala de aula, ........) ,expressar esta medida no sistema métrico decimal e de outra maneira encontrada no trabalho realizado. Escrever uma conclusão no final do livro sobre a importância da realização de medições para o homem.

3ª Etapa: Montagem do livro: Dar um título ao Livro O livro deverá ser apresentado em power point, cada lâmina será uma página do livro. O livro deverá estar organizado: Capa, história, conclusão, bibliografia.

RECURSOS Aqui estão sugestões de alguns sites e livros para você iniciar sua pesquisa! Procure outras fontes para obter mais infomações necessárias também. www.mundoeducacao.com.br/matemática/unidadesdemedidaaolongodahistória http://guiadoestudante.abril.com.br www.somatematica.com.br www.colégioweb.com.br/matemática/metro www.grupoescolar.com/pesquisa/medidas www.escolakids.com/unidades-de-medidas www.inmetro.gov.br www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas https://wiki.ifsc.edu.br/mediawikimetrologia Giovanni, José Ruy, 1937 - A Conquista da Matemática: a +nova/José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Junior – São Paulo: FTD,2002 –(Coleção A Conquista da Matemática). Andrini, Álvaro - Novo Praticando Matemática/Alvaro Andrini, Maria José C. de V. Zampirolo – São Paulo: Editora do Brasil, 2002.  

AVALIAÇÃO

Plenamente Satisfatório (2 pontos cada item) Satisfatório (1,2 pontos cada item) Insatisfatório (0,8 ponto cada item) Coleta de dados Coletou dados suficientes para montar o trabalho. Coletou dados, mas faltam algumas informações. Coletou dados insuficientes para montar o trabalho. Desenvolvimento do livro: texto e gravuras O livro traz um texto bem redigido,contendo todas informações necessárias e gravuras relevantes. O livro poderia ser melhor redigido, faltam poucas informações e poderia ter mais gravuras relevantes. O livro não está bem redigido, faltam bastante informações e colocou gravuras. Realização da medição de um local Mediu o local escolhido, aprsentando o resultado da medição nas duas maneiras determinadas: no sistema métrico decimal e através de outra maneira escolhida. Realizou a medição de um local, mas apresentou o resultado de uma única maneira determinada. Realizou medição, mas não apresentou resultados nas maneiras determinadas(caso não realizou medição este item não será pontuado) Organização e apresentação do livro O livro está organizado em todas suas etapas de maneira caprichada e ordenada. O livro não esta organizado em todas suas etapas, falta aguma das etapas mas demonstra capricho e ordem. O livro está mal organizado, faltam algumas etapas, poderia ter tido mais capricho em sua execução. Organização do Grupo O grupo realizou o trabalho dividindo tarefas, todos se envolveram e pareticiparam da realização do mesmo. O grupo não organizou a distribuiçao de tarefas, mas todos participaram da realização do trabalho. O grupo demonstrou estar desorganizado, nem todos integrantes tiveram participação na realização do trabalho.