ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

O SINDICATO COMO UMA ORGANIZACAO : A RAZAO DE SER DOS SINDICATOS
GESTÃO 2013/2014 Composição da Diretoria Diretor Presidente (DP): Cristian Welsh Miguens; Diretor 1º Vice Presidente (D1VP): Luiz A. Costa Leite; Diretor.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
SNV Moçambique.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Código deontológico dos técnicos oficiais de contas
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
LABORATÓRIO DA FÉ
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
Ministério da Defesa Nacional Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa I&D de Defesa Oportunidades para a Base Tecnológica e Industrial Luís.
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
A Página da Escola como Factor de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos FORMADOR: JOÃO GRÁCIO Trabalho Realizado por:
Conferência de Joanesburgo
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.
Códigos deontológicos Psicólogos Elaborado por Denise Garcia.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Medidas Ativas de Emprego
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Associação dos Reformados
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Módulo 4 – Legislação desportiva
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
A contratação colectiva
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Reunião de Partilha do CSTL da SADC 20 de Novembro de 2014 Southern Sun Hotel, Joanesburgo África do Sul Revisão da Estrutura MER do CSTL.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)

MOÇAMBIQUE

Registada e aprovados Estatutos em 1990 ANEMO Criada em 1989 Registada e aprovados Estatutos em 1990

MISSÃOMISSÃO E VISÃO A ANEMO têm como missão cuidar dos interesses de seus membros, assim como de promover a qualidade dos Cuidados de Enfermagem e de Formação com base nas políticas de Saúde de Moçambique

Aguns Objectivos Promover a defesa da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados à população, bem como, o desenvolvimento da profissão de Enfermagem; Desenvolver de forma contínua o conhecimento técnico, científico e cultural dos seus membros; Difundir e assegurar o cumprimento das regras deontológicas e dos valores de ética profissional;

Alguns Objectivos Defender os interesses dos profissionais de Enfermagem junto das entidades empregadoras, promovendo lobes e advogacia para o efeito. Colaborar com todas as organizções sócio-profissionais da área da Saúde; Cooperar e estabelecer parcerias e solidariedade com organizações congêneres em todo o mundo; Promover a investigação das áreas profissionais dos seus membros, com o fim de desenvolver as áreas profissionais dos mesmos;

Contexto actual do Ministério da Saúde Temos uma Direcção do MISAU nomeada há pouco mais de um mês na sequência da exoneração do Ministro anterior; Satisfaz-nos o facto de ANEMO manter parceria e boas relações .com a actual Direcção do MISAU

ACTIVIDADES REALIZADS Nos dias 6 a 7 de Abril do presente ano, foi realizada a assembleia geral da ANEMO que culminou com a eleição da nova direcção da ANEMO que irá exercer as suas funções por um período de 5 anos; Em Junho 2010 teve lugar uma reunião do Conselho Alargado da Direcção da ANEMO com objectivo de apreciar os relatórios semestrais das actividades em todas as delegações e desenhar estratégias de ultrapassar as lacunas identificadas;

ACTIVIDADES REALIZADAS A nova Direcção fez e submeteu às Delegações Regionais e Provinciais, uma proposta do regulamento interno e de organograma da ANEMO para apreciação e respectivas correcções/acréscimo, pois se identificavam muitas lacunas de funcionamento por falta destes instrumentos. Estes instrumentos serão aprovados na reunião regional a ter lugar em Março de 2011, porém estão em ensaio internamente;

ACTIVIDADES REALIZADAS Teve lugar o primeiro módulo do curso de liderança em enfermagem sob tutela da Twinning Center. Este curso terá duração de 2 anos. O segundo módulo está previsto para 0s dias 11 a 17 de Janeiro próximo; O curso é regional, pois os participantes são de Moçambique, Malawi, Tazania e Àfrica do Sul. De referir que os moderadores deste curso são elementos da Twinning Center

ACTIVIDADES REALIZADAS Com a ajuda da Direcção do MISAU, está-se procurando parcerias junto as Universidades Públicas e Privadas para a abertura de curso de licenciatura em enfermagem, de modo que haja mais possibilidades para o crescimento do quadro do pessoal de enfermagem, não só em quantidade mas também em qualidade; Neste âmbito vai ter início em Fevereiro de 2010, um curso de licenciatura em enfermagem na UNILÚRIO, começando com uma turma de 35 estudantes.

ACTIVIDADES REALIZADAS Aquisição de um terreno para a construção da sede nacional da ANEMO e outras infra- estruturas; Aquisição de talhões para construção de habitação para enfermeiros mais carenciados; Digressão dos membros do Conselho de Direcção por todas as províncias para a revitalização das bases (delegações) da ANEMO;

ACTIVIDADES EM CURSO A criação do Conselho de Enfermagem: Código de Ética, Estatutos, Regulamento e outros; Procura de parceiros para a construção da sede da ANEMO; Outras

PROJECTOS EM CURSO Formação de formadores para os cuidados domiciliários - parceiro AED; Cuidados Domiciliários – cuida de pessoas vivendo com HIV/SIDA (PVHIVS) e ainda pessoas com doenças crónicas – parceiro MISAU (depois da FDC estamos a procura de novo parceiro extra sistema de saúde); Bibliotecas móveis – actualização sistemática de enfermeiros e outro pessoal de saúde – parceiro Ordem dos Enfermeiros de Portugal;

PROJECTOS EM CURSO Tuberculose – Actividades realizadas neste âmbito – parceiro Conselho Nacional de Enfermagem; Está prevista a realização das 2ªs Jornadas Científicas de Enfermagem, precedidas por uma feira de enfermagem. Estas actividades terão lugar na Cidade do Maputo entre os dias 9 a 11 de Dezembro em curso

PARCEIROS Ministério da Saúde; Conselho Internacional de Enfermagem SANNAM; União Europeia - através do Programa de Desenvolvimento de RH; AED; Twinning Centrer; Ordem de Portugal;

A caminhada é longa e difícil, mas a vontade de vencer é supera todas as dificulades

OBRIGADA PELA ATENÇÃO