Código Florestal Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Advertisements

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
As conseqüências do avanço da cana
Biomas brasileiros.
Simone Paschoal Nogueira
Instituto de Biologia – UFBA
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Agricultura e Meio ambiente
SENADO FEDERAL COMISSÃO MISTA ESPECIAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
O uso sustentável das florestas: o caso Klabin
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Novo Código Florestal Votação – Câmara dos Deputados Propostas de Alterações para apresentação a Câmara dos Deputados Janeiro/2012.
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
A importância da Mata Ciliar
A importância da Biodiversidade
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
O projeto, modificado, volta agora para a análise da Câmara, que já havia aprovado em maio 2011 a versão do deputado e hoje ministro do Esporte, Aldo.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Profº LUIS RODRIGO.
Você sabe o que é o Novo Código Florestal?
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
Banco do Brasil e o Agronegócio
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
2 ° Pelotão de Policia Ambiental de Canela
DA RESERVA LEGAL.
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Agência Goianésia (GO)
Impactos potenciais das mudanças propostas no Código Florestal Brasileiro sobre os répteis brasileiros Camila Camata Daniela Alvelos Naomi Nakao Natalie.
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Conservação e Preservação
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Desmatamento Prof. Regis Romero.
VALORAÇÃO AMBIENTAL DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO SÃO BARTOLOMEU NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Discente: Clara Grazielly;
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL (PL 1.876/99) JOSÉ HUMBERTO CHAVES Gerência de Planejamento Florestal Serviço Florestal Brasileiro
Reforma do Código Florestal Contribuições dos Membros do FBMC Luiz Pinguelli Rosa Secretário Executivo do FBMC Código Florestal: Diálogo Para o Entendimento.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
O CÓDIGO FLORESTAL. E eu com isso?  Antropoceno: sexto evento de extinção em massa.  Maior crise climática;  Brasil: campeão mundial em biodiversidade.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Política agrícola, pesquisa científica e produção de soja no Brasil
Estudo da adequação ambiental das propriedades rurais de Rondônia Brasília | DF, 06 de Abril de Audiência Pública da Câmara dos Deputados Comissão.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL VISÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA TECNOLÓGICA CARLOS ADOLFO BANTEL Engenheiro Florestal Engenheiro de Segurança.
Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal
Transcrição da apresentação:

Código Florestal Brasileiro Estabelece limites de uso da propriedade, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada bem de interesse comum a todos os habitantes do Brasil.

Legislação Ambiental Economia do Pais O Brasil tem a legislação ambiental mais rigorosa do planeta. É o único pais que exige que seus agricultores mantenham reservas de mata natural dentro de suas fazendas. Detém as maiores áreas de preservação. Atribui multas milionárias e prisão a quem infringe as regras. Mas esse aparato só funciona no papel. As florestas continuam sendo derrubadas, as multas não são pagas e são raros os devastadores que vão para a cadeia. Economia do Pais Se a lei fosse totalmente cumprida, as lavouras de uma área equivalente a 10% do território nacional teriam de ser substituídas por matas. O faturamento da agricultura cairia 71 bilhões de reais e 5,7 milhões de pessoas perderiam o emprego.

Código Florestal brasileiro Há 13 anos, o governo estipulou regras de proteção ambiental que empurram 90% dos produtores rurais para a ilegalidade. Os mais prejudicados foram aqueles cujas as propriedades se estendem sobre várzeas, encostas, topos de morros, margens de rios ou possuem matas nativas.

Áreas de Preservação Permanentes A mata nativa: estabelece como reservas legais 80% das propriedades situadas na Floresta Amazônica, 35% no Cerrado da Amazônia Legal e 20% nas demais localidades As APPs se estende por 30 metros em cada margem dos rios com 10 metros de largura. A medição é feita na cheia dos rios. Nos casos em que o desmatamento já ocorreu, é preciso replantar a vegetação para se enquadrar à lei

Os proprietários mais penalizados foram aqueles cujas propriedades se estendem sobre várzeas, encostas, topos de morro, margens de rio ou possuem matas nativas. O projeto do Código Florestal do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que foi votado na Câmara dos Deputados, cria saídas para que os fazendeiros regularizem sua situação.

O novo Código Florestal define regras capazes de conciliar a preservação da singular biodiversidade dos ecossistemas brasileiros com os interesses dos produtores agrícolas, sobretudo os pequenos. Pelas normas atuais, aprovadas há treze anos, quem desmatou além de 20% de uma propriedade na Amazônia é obrigado a reconstituir a vegetação até esse limite. Mas, se ainda tem a extensão 100% preservada, pode desmatar 20% dela.

Mesmo com as alterações, o Brasil continuará a ter Pelas regras atuais, os morros com inclinação de 25 a 45 graus devem ser abandonados e a vegetação das margens de rios e riachos, reconstituída até 30 metros além do ponto máximo de seu curso nas cheias. O texto de Rebelo proíbe novos desmatamentos nessas áreas, mas isenta os pequenos produtores da obrigação de reflorestar. Reduz a restauração da mata natural a 15 metros do curso normal dos rios e libera morros em encostas que já abrigam lavouras de café, uva, maça e eucalipto ou para o pastoreio. Restitui, assim, segurança jurídica a agricultores e pecuaristas, que respondem por 30% do PIB, 17% da mão de obra empregada e 42,5% das exportações nacionais. A tendência é que essas mudanças sejam aprovadas tão logo cheguem ao plenário da Câmara. Prova disso é que 399 dos 513 deputados aprovaram a sua apreciação em regime de urgência. Mesmo com as alterações, o Brasil continuará a ter a legislação mais rigorosa do mundo.

Posteriormente, o deputado Aldo Rebelo incluiu em seu texto alterações reivindicadas pelo governo. por ambientalistas e agricultores. Quando o projeto já estava encaminhado para votação. o Planalto sucumbiu à pressão dos ecologistas xiitas. A presidente Dilma Rousseff ficou com receio de reforçar sua fama de "inimiga da natureza" — angariada por ela ter defendido a construção de hidrelétricas na Amazônia.

Colaboração: Prof.Dario Francisco Feltrin Encontre mais matérias de Geografia no Vestibular1: www.vestibular1.com.br