O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
(Re)Construir olhares
Os Estudantes e a Leitura
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Semana da Leitura O que é?
Programa de Educação em Empreendedorismo.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
GPS GABINETE DE PROMOÇÃO PARA A SAÚDE
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
P rograma de A poio à C omunidade E ducativa Projecto financiado pelo Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
28 novembro IV ENPAR O que foi.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Transcrição da apresentação:

O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de definir e configurar o direito à inclusão e construção de uma identidade própria para a escola/território. EBI/JI 489 alunos Pré escolar 53 crianças 3 Salas 1º Ciclo 200 alunos 10 Turmas 2º Ciclo 93 alunos 5 Turmas 3º Ciclo 143 alunos Recursos Humanos 3 Educadoras 62 Professores 1 Psicóloga 1 Ed. Social 1 Técnica S.S 2 Anim. S.C 14 A. Op 2 A. Adm. 1 Chefe SA

Problemáticas: Existência de um elevado nº de alunos provenientes de famílias em risco social (Cerca de 60% dos alunos são “subsidiados”); Risco de abandono precoce e absentismo intermitente; Baixo nível de escolarização da maioria dos pais e encarregados de educação; Dificuldade na mobilização do corpo docente e não docente para a complexa missão da escola, face às características da população; Existência de fenómenos de incivilidade / conflitualidade; Especificidade social e cultural; Problemas de linguagem.

Missão “Promover a qualidade de sucesso educativo de todos os alunos” Criar um clima de escola favorável ao desenvolvimento deste projecto; Promover a formação integral (capacidades, atitudes e conhecimentos) através da construção de um currículo adaptado à realidade específica da população; Promover a valorização da escolarização / escola junto da comunidade educativa.

Operacionalização destes objectivos Criar um clima de escola favorável ao desenvolvimento do projecto educativo Implicação dos diferentes agentes nas tomadas de decisão; Criação de estruturas de coordenação das diferentes actividades; Promoção do trabalho colaborativo; Integração efectiva dos novos docentes (comunicação informal); Criação de condições de trabalho – espaço próprio, recursos diversos; Promoção da articulação curricular inter-ciclos; Criação de uma cultura de auto-avaliação e reflexão sobre processos e resultados (criação uma equipa de auto-avaliação).

Gabinete de Apoio ao Aluno/SPO; Tutorias; Vamos continuar na escola; Combater o risco de abandono escolar precoce e o absentismo intermitente Articulação com estruturas de apoio social existentes; Gabinete de Apoio ao Aluno/SPO; Tutorias; Vamos continuar na escola; Ofertas curriculares diversificadas (CEF, PCAs). Promover a formação integral (capacidades, atitudes e conhecimentos) através da construção de um currículo adaptado à realidade específica da população. Biblioteca Escolar Pedagogia diferenciada Apoio pedagógico Oferta curricular diversificada Sala de estudo “ Aprende e brinca” Oficinas (leitura, línguas e arte criativas) Clubes Visitas de estudo Turmas + Assessorias Tutorias Animação de pátio …

Promover a valorização da escolarização / escola junto da comunidade educativa; Promoção de uma atitude de envolvimento e responsabilização dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos; Agilização e atitude facilitadora nos contactos com os pais e encarregados de educação; Sessões de informação/sensibilização Parcerias (formais e informais) com Associações da comunidade, Junta de Freguesia, Centro de Saúde…; Parcerias (formais e informais) com Associações da comunidade, Junta de Freguesia, Centro de Saúde…; “Abertura” da Escola à Comunidade.

27 de Outubro de 2009 – Dia da Biblioteca Escolar Práticas da Biblioteca: - Abertura da BE à Comunidade . Uma vez por semana das 17h.00 às 19h.00; . Durante as interrupções lectivas e férias escolares; . No Dia internacional das BE; . Actividades diversas realizadas ao longo do ano. CONVITE 27 de Outubro de 2009 – Dia da Biblioteca Escolar A Biblioteca tem o prazer de convidar os Pais e Encarregados de Educação para visitarem o seu espaço, no dia 27 de Outubro, entre as 17.00 e as 19.00horas. Entre, observe, escolha e requisite um livro que poderá partilhar com a sua família. Esperamos por si. Os livros agradecem e a Biblioteca também

Dinamização de actividades em horário pós-laboral: - Quando os pequenos e grandes contam.. e saboreiam… as palavras OBJECTIVOS:

- À conversa sobre… Alimentação Saudável

Contos da Carochinha - histórias para miúdos e graúdos - Clara Haddad

- São histórias sentidas. sonhadas. contadas… de Pais e E - São histórias sentidas...sonhadas...contadas… de Pais e E.E do Pré-escolar

- VírusL em Leituras…

Objectivos Promover um melhor conhecimento das profissões e estimular a identificação de preferências por actividades profissionais. Estimular a percepção da actividade profissional como um dos aspectos da vida das pessoas. Valorizar o percurso e sucesso de alguns ex-alunos, contribuindo para a construção de uma imagem positiva da Escola de Pardilhó junto da comunidade Educativa.