“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não sei, mas fiquei a saber....
Advertisements

EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Novos Caminhos Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 36º ano – Clube dos Porquês.
Escola Secundária Daniel Sampaio
Escola EB 2,3/S Santos Simões
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Fornos & Luz Rosa Fernandes
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Solbarco Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “T E A M L A M A S “ – ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA LAMAS –TORRES NOVAS Professores : Arlindo.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “EtapaSolar” Ricardo Monteiro Adelino Pires Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Transcrição da apresentação:

“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno Caxias , Lisboa 4 + 1 EE 8º Ano ,Físico - Química e Educação Tecnológica; 9ºAno – Físico - Química e TIC

O caixinhas é constituido por: 1 motor e respectivas engrenagens; 1 chassis em madeira e plástico; 2 rodas traseiras de diametro 10 cm; 2 rodas dianteiras de diametro 7 cm; 1 cabine em esferovite; 1 caixa com as dimensões 20x12x8 cm. Vista lateral O Caixinhas Espaço para os painéis solares Pormenor da fixação do motor

Desenho de um esquema do carro, com as dimensões pretendidas. Selecção dos materiais entre os que conseguimos arranjar. Verificação da conformidade de todas as dimensões com as indicadas no regulamento. Montagem do circuito eléctrico para funcionamentodo motor Ensaio com a utilização de pilhas alcalinas para a determinação da diferença de potencial necessária Estudo da forma como obter a diferença de potencial com as células fotovoltaicas. Medições de instalações em série e em paralelo. Estudo da inclinação óptima dos painéis em função da radiação incidente. Tomada de decisões Recolha de material

A equipa dividiu tarefas: Um grupo de alunos procedeu ao desenho e montagem dos componentes do carrinho. Nesta parte uma das dificuldades foi conseguir que a engrenagem do motor, colocasse em funcionamento as rodas motrizes.. Um outro grupo fez o estudo da forma como associar as células fotovoltaicas. Na parte da construção para vencer a dificuldade em intercalar o motor improvisou-se e utilizou –se arame para o fixar. A parte do projecto que se prende com a construção do carrinho foi executada pelos alunos do 8º ano durante a tarde de dois Domingos, numa aula de Área de Projecto e numa de CFQ. O estudo do modo como associar as células fotovoltaicas foi executado por alunos do 9º ano em três aulas de CFQ Houve ainda outras tarefas realizadas em casa e outras, como a de elaborar o PowerPoint, em tempos em que não tínhamos aulas e no Clube de Construções existente na Escola Medições de ddp

A construção do Caixinhas foi muito importante pois ensinou-nos a planificar e a pensar antes de fazermos algum projecto. Com este projecto foi possível: 1- A consolidação de aprendizagens como: fontes de energia renováveis, desenvolvimento sustentável, transferências e transformações de energia (conteúdos dos programas de CN e CFQ do 7º e 8º ano) 2- A aprendizagem de novos conceitos ao nível dos conteúdos do currículo do 9º ano: Circuito eléctrico, corrente eléctrica, intensidade da corrente eléctrica, diferença de potencial eléctrico e produção de energia eléctrica. 3- pesquisar e desenvolver aprendizagens previstas no programa de 10º de CFQ: efeito fotoeléctrico 4- por mãos à obra e aplicar os conceitos adquiridos em diferentes disciplinas (LPO- elaborar o projecto, TIC na preparação do PowerPoit, ET na construção propriamente dita e CFQ, muitos conteúdos)