Ordem de Serviço: 17 de março de 2009

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Transcrição da apresentação:

Ordem de Serviço: 17 de março de 2009 RODOVIA: BR-135 MA TRECHO: SÃO LUÍS – DIVISA MA/PI SUBTRECHO: Entr. BR-316(B) (Peritoró) – Entr. BR-230(B)/MA364(A) (Dois Irmãos) SEGMENTO: km 224,16 – km 323,70 Entr. BR-316(B) (Peritoró) – Entr. MA-336 (Miranorte) EXTENSÃO: 99,54 km LOTE: 01 CÓDIGO DO PNV: 135BMA0170/0190/0230 Ordem de Serviço: 17 de março de 2009   Objeto do Contrato: Elaboração de Projeto Básico e de Projeto Executivo de Engenharia para Restauração da BR-135/MA. O contrato foi paralisado no dia 31/07/2009 e teve ordem de reinício em 25/01/2010, passando o Fim de Prazo contratual para 08/04/2010.

O projeto foi inicialmente desenvolvido (Projeto Básico) como lote único, envolvendo toda a extensão contratada, entre Entr. BR-316 (B) (Peritoró) e Entr. BR-230 (B) / MA-364 (A) (Dois Irmãos).   Para fins de licitação, o projeto foi dividido em quatro lotes, a saber: Lote 1: Entr. BR-316 (B) (Peritoró) – Entr. MA-336 (Miranorte); Lote 2: Entr. MA-336 (Miranorte) – Entr. MA-333 (Jatobá); Lote 3: Entr. MA-333 (Jatobá) – Entr. BR-230 (A) / MA-368 (Orosimbo); Lote 4: Entr. BR-230 (A) / MA-368 (Orosimbo) - Entr. BR-230 (B) / MA-364 (A) (Dois Irmãos).

Este relatório é composto dos seguintes volumes: Volume 1 - Relatório do Projeto e Documentos para a Licitação Volume 2 – Projeto de Execução Volume 3 – Memória Justificativa Volume 3A – Relatório Final de Avaliação Ambiental Volume 3B – Estudos Geotécnicos e Cadastros Tomo I – Quadros de Sondagens e Ensaios Tomo II – Deflexões, IGG e IRI Tomo III – DNIT 006/2003 – PRO Tomo IV – DNIT 007/2003 – PRO Tomo V – Cadastro - Acostamentos, Drenagem Superficial, Obras Complementares e Sinalização Tomo VI – Cadastro - Obras de Arte Correntes Tomo VII – Cadastro – Interseções e Travessias Urbanas Volume 3C – Notas de Serviço e Cálculo de Volumes Volume 4 – Orçamento e Plano de Execução da Obra

ESTUDOS Estudos Topográficos A locação foi realizada pelo lado direito da pista de rolamento, a 3,50m do eixo da rodovia, com trena, estaqueando-se de 20 em 20m.   O levantamento topográfico convencional foi adotado nas 3as faixas, interseções e travessias urbanas

Foram efetuados os seguintes cadastros, ao longo de todo o trecho: ESTUDOS CADASTROS Foram efetuados os seguintes cadastros, ao longo de todo o trecho:   Pontos de Passagens Sinalização Horizontal e Vertical Cadastro de Acostamento (largura e degraus) Cadastro de Drenagem Superficial (meios fios, sarjetas, valetas, entradas d’água, descidas d’água e caixas coletoras); Cadastro de Cercas Cadastro de Pontes e Defensas Cadastro de Passivos Ambientais Cadastro de Bueiros e Documentação Fotográfica Cadastro das travessias urbanas e interseções

Estudos Geológicos e GeotécnicoS Determinação das deflexões recuperáveis do pavimento com a viga Benkelman Avaliação objetiva da superfície do pavimento Levantamento das condições da superfície do pavimento O estudo das ocorrências de materiais Foram efetuadas sondagens do pavimento e subleito

ESTUDOS Estudo DE TRÁFEGO O estudo do tráfego da BR-135 MA, trecho km 223,9 – km 573,6, visou detectar propriedades e características do fluxo na rodovia, determinar os insumos necessários para a caracterização do nível de serventia, condições operacionais em todo o segmento e dimensionamento do projeto da pavimentação. Para consecução destes objetivos, a consultora seguiu as indicações do escopo de trabalho, de conformidade com a metodologia descrita a seguir, em cada tarefa.

PROJETO PROJETO GEOMÉTRICO O projeto geométrico envolveu a implantação de terceiras faixas, o estudo de melhoria das interseções e travessias urbanas.

As travessias urbanas funcionam hoje como avenidas da cidade. PROJETO TRAVESSIAS URBANAS As travessias urbanas funcionam hoje como avenidas da cidade.   As travessias urbanas, exceto aquelas dotadas de pista dupla, necessitam, visando a segurança dos usuários, de duplicação e/ou implantação de vias locais. Sugere-se que a implantação dessas travessias urbanas faça parte de um projeto específico para melhoramentos na rodovia.

Terceiras Faixas (Lotes 02 E 03) PROJETO Terceiras Faixas (Lotes 02 E 03) O projeto prevê a execução de terceiras faixas, nos segmentos com rampas fortes e extensas. Interseções Observa-se, na maioria das interseções, a deficiência ou ausência de teiperes, faixas de aceleração / desaceleração e ilhas direcionais, o que aumenta o risco de acidentes nos locais de maior movimento. O projeto prevê a melhoria de diversas interseções, ao longo de todo o trecho.

Projeto de Drenagem E OBRAS DE ARTE CORRENTES O projeto prevê a restauração de bueiros, principalmente suas extremidades, e em alguns casos isolados, o prolongamento de bueiros, face à melhoria de interseções.   O principal problema detectado é a falta de limpeza dos bueiros e danos verificados nas extremidades destas obras.

RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS PROJETO RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Ao longo do trecho existem 7 pontes e 1 passagem superior:   Lote 01: Ponte sobre o Igarapé Santiago, com 20,00m de extensão e 10,00m de largura. est. 2806 + 9,95 Ponte sobre o Igarapé do Machado, com 30,00m de extensão e 10,00m de largura. est. 4193 + 17,50 Passagem Superior, com 20,00m de extensão e 10,00m de largura. est. 4258 + 16,60

RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS PROJETO RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Lote 02: Ponte sobre o Córrego Firmino, com 25,00m de extensão e 10,00m de largura. est. 5702 + 13,00  Lote 03: Ponte sobre o rio Itapecuru, com 82,36m de extensão e 10,00m de largura. est. 4460 + 18,12 Ponte sobre o riacho Balseiro, com 30,00m de extensão e 13,00m de largura. est. 859 + 6,00 Ponte sobre o riacho Curimatã, com 91,85m de extensão e 13,00m de largura. est. 4531 + 16,05  

RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS PROJETO RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Lote 04: Ponte sobre o riacho Piripiri, com 16,20m de extensão e 8,17m de largura. est. 1970 + 15,40 O projeto prevê a recuperação dessas obras, envolvendo a execução de pequenos serviços, tais como, execução de guarda-corpo, tratamento de ferragens expostas, recuperação de erosões etc.  

PROJETO PROJETO DE TERRAPLENAGEM O Projeto de Terraplenagem diz respeito aos melhoramentos na rodovia: terceiras faixas, interseções e travessias urbanas.  

Foto 02 – Trincas no acostamento. PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO SEGMENTO 01 Foto 01 – Est. 00 inicio do levantamento com Viga Benkelman Foto 02 – Trincas no acostamento.

Foto 04 – Afundamento Acentuado em trilha de roda Est. 1235 LD PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 03 – Erosão no bordo do acostamento Est. 670, LE Foto 04 – Afundamento Acentuado em trilha de roda Est. 1235 LD

Foto 05 – Afundamento em trilha de roda Est. 1250. LE / LD. PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 05 – Afundamento em trilha de roda Est. 1250. LE / LD. Foto: 06 –Trilha de roda – est. 1690

PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 07: Entrada de Presidente Dutra – est. 5700 (1ª rotula) Foto 08: Travessia Urbana de Presidente Dutra – est. 5795 (faixa estreita)

PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 09: Ponte – est. 2806+9,95 largura 10,15m (em curva) Foto 10: Ponte est: 4193+17,50m detalhe do tabuleiro

vegetação e revestimento desgastado e com trincas. PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO SEGMENTO 02 Foto 01: Est. 35 saída de Presidente Dutra – Pista com trincas generalizadas classe 3. Acostamento sem revestimento Foto 02: Est. 550 – trincas FC2 e escorregamento. Acostamento com vegetação e revestimento desgastado e com trincas. A esquerda cerca no bordo do acostamento

Foto 04: Construção no bordo do PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 03: Equipe de levantamento do PRO 006/007 – est. 1800 Travessia Urbana de São Domingos Foto 04: Construção no bordo do acostamento – est. 1045

Foto 06: Erosão no acostamento do segundo encontro da ponte sobre o PROJETO PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO Foto 05: Est. 4460+18,12 – Ponte sobre o Rio Itapecurú – largura total 10,02m. Extensão total de 81,45m (incluindo balanços) Foto 06: Erosão no acostamento do segundo encontro da ponte sobre o Rio Curimatá LD – est. 4534+18,0

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO SOLUÇÕES ADOTADAS Pavimentos Novos   Será utilizado pavimento novo nos locais de melhoramento das interseções e terceiras faixas a implantar Com base no dimensionamento efetuado, apresentado em quadros anexos, obtem-se a seguinte solução para os pavimentos novos: Revestimento: 6,0 cm de CBUQ faixa B + 4,0 cm de CBUQ faixa C Base : 15 cm de brita graduada Sub-base : 15 cm de solo sem mistura

Seção transversal para pavimentos novos SOLUÇÕES ADOTADAS Seção transversal para pavimentos novos

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO SOLUÇÕES ADOTADAS Restauração do Pavimento Existente   Solução adotada – Reforço: PISTA Execução de reparos localizados; Execução de tratamento superficial simples com polímero Pintura de ligação; Execução do reforço em CBUQ; ACOSTAMENTOS Regularização dos acostamentos; Imprimação; Execução de CBUQ faixa B ou base de brita graduada; e Execução de tratamento superficial.  

Restauração do Pavimento Existente SOLUÇÕES ADOTADAS Restauração do Pavimento Existente

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO SOLUÇÕES ADOTADAS Reconstrução Parcial do Pavimento:   PLATAFORMA Remoção do revestimento existente em AAUQ; Reestabilização da base existente; Execução de base em brita graduada; Imprimação; Execução do CBUQ faixa B em toda a largura da plataforma (6cm); Execução do CBUQ faixa C na pista de rolamento (4cm), e Execução de TSS nos acostamentos.

Reconstrução Parcial do Pavimento: SOLUÇÕES ADOTADAS Reconstrução Parcial do Pavimento:

Sinalização Horizontal PROJETO Projeto de Sinalização A sinalização prevista para o trecho baseou-se nos Estudos de Segurança Viária, no tráfego existente e no Manual de Sinalização Rodoviária 1999, do DNER.   Sinalização Vertical Sinalização Horizontal

PROJETO PROJETO DE OBRAS COMPLEMENTARES Implantação de defensas em todas as aproximações das pontes existentes Substituição e implantação de cercas com mourões em concreto  

FIM