Fabricantes Brasil – Tecnologias Guiadas

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Fabricantes Brasil – Tecnologias Guiadas

Fábricas de VLT no Brasil A companhia cearense Bom Sinal Indústria e Comércio sediada em Barbalha (Ceará) foi a fabricante do Veículo Leve sobre Trilhos ou 'Transporte Rápido Automotriz (Tram) utilizado no Metrô do Cariri. Além da fabricação do VLT, a empresa fundada em 1999 foi responsável pela reforma do carros do Metrofor O VLT fabricado pela Bom Sinal é um Metrô de Superfície Unidade Diesel-Hidráulico (VLT), construído em aço galvanizado, com sistema hidráulico fornecido pela Voith (Power Pack). A BOM SINAL exibe mock-up do VLT do Cariri. Trata-se de um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, cujas principais características são: Motorização diesel; Tração diesel-hidráulica; Bidirecional; Bitola métrica Ar condicionado ; Passagem entre os carros (tipo Gangway) Visando o atendimento dos novos pedidos do Metrofor e Metrorec será construída uma nova fabrica em Juazeiro do Norte, com investimentos de cerca de 50 milhões de reais. A empresa possui encomendas de VLT para Fortaleza, Recife, Maceió, Sobral, Arapiraca e Macaé. A empresa alemã Vossloh tem interesse em comprar a Bom Sinal. A Alstom é mundialmente a empresa número um em alta velocidade sobre trilhos. Hoje, 70% dos trens que operam a mais de 300 km/h foram desenvolvidos pela Alstom. Em abril de 2007, o trem V150, desenvolvido pela Alstom e suas parceiras SNCF e RFF, quebrou o recorde mundial de velocidade ferroviária alcançando 574,8 km/h. Com base no protótipo da quebra do recorde, em 2008 a empresa lançou o AGV (Automotrice à Grande Vitesse), um trem de altíssima velocidade, projetado para operar comercialmente a 360 km/h.

Bombardier Transportation fábrica no Brasil Monotrilho para Metrô SP Empresa canadense investiu US$ 15 milhões na fábrica brasileira. A Bombardier escolheu o Brasil como primeira fábrica de trens fora dos Estados Unidos e do Canadá. Fabrica foi inaugurada 13/04/2012 em Hortolândia (SP) e irá produzir trens para o monotrilho de São Paulo e para exportação. Serão produzidos 54 trens modelo Bombardier Innovia Monorail 300 que vão compor a frota do sistema em construção do Metrô de São Paulo, que atende prolongamento da linha 2 – Expresso Tiradentes – primeiras unidades previstas para outubro/2012. O contrato do Governo do Estado de São Paulo com a Bombardier é de R$ 2 bilhões. O novo sistema tem capacidade de transporte semelhante à do metrô, por apenas metade do preço e metade do tempo de implantação, com capacidade para transportar até 50.000 passageiros por hora, por direção . A nova fábrica irá gerar 250 empregos diretos e cerca de 500 empregos indiretos em fornecedores da Bombardier.

Empresa MVC de São José dos Pinhas fornecerá componentes para Monotrilho de São Paulo Máscara frontal das locomotivas e revestimento interno dos vagões do monotrilho do Metrô de São Paulo –Linha 2, serão feitos para a Bombardier pela MVC O material usado será o Compósito (plástico de engenharia), contrato de R$18 milhões.