Memória Viva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ensinando através de jogos
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Bem Cultural Nº zero – nov 2009
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
João Carlos Duarte Sec. Educação – PE
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
CURSO DE EDUCAÇÃO EDPATRIMONIAL
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 Mesa “A mobilização das famílias pela educação” Amanda Aragão e Wagner Florentino.
Conferência Municipal de Educação
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
As novas abordagens sobre Cultura Digital, serão a motivação para a realização do 3º Congresso Regional, promovido pelo Complexo Educacional Dom Bosco,
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Oficina sobre o monitoramento GRUPO 5 ESTADOS: Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins.
Transcrição da apresentação:

Memória Viva

Programa de Educação Patrimonial Memória Viva Parceiros institucionais Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Secretaria Municipal de Educação Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapeva (IHGGI)

Programa de Educação Patrimonial Memória Viva Objetivos básicos Contribuir com o processo de construção do conhecimento da realidade local Ampliar o conhecimento de conceitos básicos de preservação dos bens materiais e imateriais Fortalecer o sentimento de pertencimento em relação à cidade e à comunidade Cooperar na construção de valores de identidade e cidadania Criar situações de aprendizagem, despertando o interesse em resolver questões significativas para a vida pessoal e coletiva Promover interação entre professor/aluno e aluno/aluno.

Programa de Educação Patrimonial Memória Viva Público-alvo Alunos do 5º e do 8º ano da Rede Municipal de Ensino de Itapeva Alunos da Rede Estadual de Ensino – Região de Itapeva Professores da Rede Municipal de Ensino de Itapeva Recursos humanos Monitores de Educação Patrimonial Equipe Técnica da SMCT e SME Ano Atendimentos 2010 5.000 alunos da Rede Estadual 2011 3.000 alunos da Rede Municipal

“Viagem do Saber” Memória Viva Consiste em visitação monitorada pelo roteiro histórico da cidade de Itapeva, para conhecer as edificações e as belezas naturais do Município, despertando assim o senso crítico e a valorização dos bens materiais e imateriais.

Seminário “História de Itapeva” Memória Viva Seminário “História de Itapeva” Conta com a participação de palestrantes convidados com especializações nas seguintes áreas: História Geografia Arqueologia Arquitetura Restauro Turismo Cultura Tradições populares

Kit Memória Viva Memória Viva Material didático em forma de caderno, contendo imagens de monumentos históricos e textos de referência para serem trabalhados em sala de aula.

Memória Viva Estação Ferroviária Ramos de Azevedo, inaugurada dia 1º de Abril de 1909

Roteiro Histórico de Itapeva Memória Viva Roteiro Histórico de Itapeva

Ficha Técnica Memória Viva Prefeito Municipal: Luiz Antonio Hussne Cavani Secretário Municipal de Cultura e Turismo: Davidson Panis Kaseker Secretária Municipal de Educação: Selma do Carmo B. Cravo Presidente do IHGGI: Zuleide Pereira Leite Coordenação Geral: Jaquelina Eli Leite Arruda Equipe de Coordenação: Sônia Roseiro e Ilza Carla Cassu Monitores: Daniel Cavani Mori, Elenira Trindade Diniz e Regina Marques Mendes