PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASES DO PROJETO DE INTERIORES
Advertisements

Medidas de Carga e Deformação
Os projetos.
Processo de Profissionalização
A Expansão da Infra-estrutura e as Parcerias Público Privadas Firjan Rio de Janeiro, 9 de Junho de 2004 UNCTAD XI NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD.
Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Gerência de Infra-Estrutura
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A ENGENHARIA NO PROJETO
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Gestão de Projetos.
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
CADÊ O PROJETO?.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Parcerias público-privadas: Marcos Siqueira moraes
Gestão de Projetos.
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Processo Praxis – Fase de Concepção
Planejamento e projetos sociais:
Planejamento do Projeto anteriormente à execuçãod a obra
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
E N G E N H A R I A D E R E S U L T A D O S
SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Seminário "Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro” ABDIB e CNI César Ramírez.
Equipe de Gestão.
CONCESSÕES PORTUÁRIAS
Rumo à universalização pela via da sustentabilidade Expectativas do setor privado Yves Besse presidente novembro 2008 Celebração do ano internacional do.
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Guilherme Afif Domingos Vice-Governador Estratégias de Implantação de PPPs.
A Aquarius, empresa de capital totalmente
Planejamento e Controle e obras
Politicas Publicas & Parcerias Publico-Privadas Jacques Cellier Consultor Brasilia, 8 – 9 de Junho de 2010 Banco Mundial – Ministério dos Transportes Workshop.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Soluções inovadoras em governança de TI
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Projeto de Edificações
Técnico em Edificações
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): o caso de Minas Gerais no maior programa de concessões rodoviárias da América Latina Mario Queiroz Guimarães.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 7ª aula 20/05/15.
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PETI Planejamento Estratégico de TI
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
EDITAL Nº 001/2012 TAV RIO DE JANEIRO – CAMPINAS ( )
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
André Dabus – 15/09/2015 “Concessões e Parcerias: Ampliação das Oportunidades de Negócios”
Rui Cunha Marques Universidade de Lisboa 9º Congresso Brasileiro de Regulação Centro de Convenções Ulysses Guimarães 17 a 20 de Agosto de 2015, Brasília.
Transcrição da apresentação:

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES Modalidades de contratação Eng° Cristiano Kok Presidente da Engevix Engenharia S/A 16 de Abril de 2012 Firjan

SUMÁRIO 1- NATUREZA DOS SERVIÇOS DE AEC 2- NATUREZA DOS CONTRATOS DE EMPREITADA INTEGRAL 3- NATUREZA DAS CONCESSÕES E DAS PPPs 4- PAPEL DA ENGENHARIA CONSULTIVA 5- SIM, PODEMOS

1- NATUREZA DOS SERVIÇOS DE ARQUITETURA E DE ENGENHARIA CONSULTIVA 1.1- SERVIÇOS DE NATUREZA INTELECTUAL Envolvem criatividade, técnica e responsabilidade Exercidas por profissionais habilitados em profissões regulamentadas São normalmente, multidisciplinares Exigem conhecimento das condições locais. Sujeitam- se a legislação de direitos de autor. 1.2- FASES DE SERVIÇOS Estudos Preliminares – tráfego, mercado, uso do solo, clima, meio ambiente etc. Ante - projetos e estudos de viabilidade Projetos básicos e projetos legais Projetos executivos.

1.3- ESPECIALIDADES ENVOLVIDAS Hidrologia, clima, geologia, geotécnica, materiais Arquitetura, estruturas, hidráulica, elétrica, mecânica, ar condicionado, automação, acústica, urbanismo, paisagismo, métodos construtivos, planejamento, equipamentos de construção, quantitativos, orçamento. Operação e manutenção Saúde e segurança do trabalho Meio ambiente e economia de recursos naturais.

2- NATUREZA DOS CONTRATOS DE EMPREITADA INTEGRAL 2.1- Escopo muito bem definido, amparado por engenharia de qualidade 2.2- Variações da engenharia básica assumidas pelo contratante 2.3- Matriz de risco bem estabelecida. 2.4- Projeto executivo assumido no escopo do contrato 2.5- Contratações, em geral , via consórcios

3- NATUREZA DAS CONCESSÕES E DAS PPPs 3.1- Obrigações da concessionária claramente definidas O que fazer, quando fazer, por que fazer 3.2- Concessionária define como fazer e quem vai contratar 3.3- Gestão de investimentos e custos de operação e manutenção por conta do concessionário 3.4- Regras claras de reajuste de tarifas, de financiamento, de tributação e de subsidio do poder público

4- PAPEL DA ENGENHARIA CONSULTIVA 4.1- FASE INICIAL Levantamento de demandas, projeção de receitas, ante – projetos e estudos de viabilidade Definição de marcos contratuais Orçamento de Investimento Modelo de negócios 4.2- FASE DE IMPLANTAÇÃO Projetos de arquitetura e engenharia, definição dos custos de capital (CAPEX) Especificação de materiais e serviços, etapas de construção . Otimização das instalações existentes.

4.3- FASE DE IMPLANTAÇÃO Dimensionamento de equipes e disponibilização de equipamentos. Orçamento de operação - OPEX Normas de saúde, segurança e meio ambiente – sistema de gestão Relatório operacionais e oportunidades de melhoria Entendido com partes relacionadas usuários, municípios, Acionistas, Reguladores, financiados etc.

5- SIM, PODEMOS 5.1- OBSTÁCULOS Á PARTICIPAÇÃO DA AEC EM CONCESSÕES E PPPS Capacidade financeira Experiência operacional Avaliação de riscos Dificuldade na conversão da inteligência em capital. 5.2- VANTAGENS COMPETITIVAS DAS EMPRESAS DE AEC Visão global e multidisciplinar Capacidade de concepção de soluções econômicas Visão estratégico cristiano.kok@engevix.com.br