RESULTADOS 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Secretaria da Educação e Cultura
SISTEMAS DE ENSINO.
A Tabuada.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
CONTEXTUAL Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está.
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Logística das Aplicações do SARESP
RESULTADOS O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,
RESULTADOS O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,
RESULTADOS 2009.
Os 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado sinalizam ações de hoje que contribuirão para construir o Rio Grande do futuro.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Salas de Matemática.
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Oficina de Apropriação de Resultados
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
Oficina de Apropriação de Resultados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Educação básica de qualidade para todos
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
CONTRIBUIR PARA QUE OS JOVENS CONCLUAM O ENSINO MÉDIO COM QUALIDADE
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Formação continuada 4º Encontro
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
4º Encontro de Diretores das Escolas Estaduais. Boa Escola para Todos Escola Legal Manutenção e Ampliação dos Espaços Escolares Programa Projetos Ações.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS 2008

Perguntas sobre a avaliação O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.

RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL ANO 2007 2008 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 762.4 767.4 5ªSÉRIE/6ºANO 211,0 214,0 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0 260,8

RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL ANO 2007 2008 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3 156,4 5ªSÉRIE/6ºANO 202,4 200,4 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8 251,0

NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 725 725-800 800-850 Acima de 850 2007 2008 MATEMÁTICA 24,0% 21,3% 52,3% 51,1% 19,6% 22,6% 4,1% 4,9% Abaixo de 120 120-170 170-225 Acima de 225 LÍNGUA PORTUGUESA 25,3% 18,3% 42,8% 48,4% 24,8% 27,1% 7,1% 6,2%

NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 190 190-245 245-295 Acima de 295 2007 2008 MATEMÁTICA 31,7% 30,1% 46,5% 47,7% 18,3% 18,8% 3,5% Abaixo de 165 165-220 220-290 Acima de 290 LÍNGUA PORTUGUESA 19,0% 20% 47,6% 49,1% 31,4% 29,2% 2,0% 1,7%

NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 240 240-315 315-365 Acima de 365 2007 2008 MATEMÁTICA 29,3% 32,1% 58,1% 56,1% 11,9% 10,8% 0,8% 1% Abaixo de 210 210-285 285-335 Acima de 335 LÍNGUA PORTUGUESA 18,9% 18,1% 59,2% 59% 20,1% 20,7% 1,8% 2,2%

POR CRE – 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

POR CRE - 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

POR CRE - 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA

POR CRE - 1º ANO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA

Variação do desempenho das CREs - 2007/2008

PARTICIPAÇÃO 2ªsérie/3ºano EF 5ªsérie/6ºano EF 1ºano EM

Participação 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental

Participação 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental

Participação 1º ano do Ensino Médio