Circuitos elétricos a (aula 1) INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETROSTÁTICA Thales de Mileto ÂMBAR A palavra eléktron ( ἤ λεκτρον) significa âmbar em grego.
Advertisements

Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
CARGA ELÉTRICA O que você deve saber sobre O conceito de carga elétrica remonta à Antiguidade clássica. Há registros de que os gregos esfregavam peles.
Fluxo de energia Primeira Lei da Termodinâmica Energia: capacidade de realizar trabalho.
Aula 2: Revisão Denise Weiss. Termodinâmica É uma ciência que estabelece os conceitos para explicar os fenômenos físicos de transferência de energia térmica,
Tipos de Energia Nome: Gabriel e Julio Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
CARGAS ELÉTRICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM engenharia mecânica CAMPUS.
Modelos Atômicos e o Átomo
QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS
Conceitos introdutórios
Leis qualitativas das ações eletrostáticas:
Ciências da Natureza e suas GERADOR DE VAN DE GRAAFF
História da Tecnologia
FÍSICA PROFESSOR RODRIGO.
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
ELETROMAGNETISMO Disciplina: A evolução dos conceitos da Física
Aula 6 – Campos na matéria
Energia e Tipos de energia
Eletricidade e Magnetismo
Fundamentos de Eletricidade
Escola Estadual Ernesto Solon.
Professor: Diones Charles
Aula 5 - Capacitância Carolina A. Ghelli
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
ELETRICIDADE.
OS EFEITOS DO CALOR E SUAS APLICAÇÕES
Eletrostática.
Física de partículas: Força Nuclear
ELETROSTÁTICA Cap. 11.
O CAMPO ELÉTRICO.
Eletrostática Capítulo 10 Livro 02
Potencial e trabalho da força elétrica
Radiação , Condução e Convecção
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Ondas.
Interações fundamentais na Natureza
Professor Ricardo “Jack” Frente A: Eletricidade
Corrente elétrica e diferença de potencial
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Carga e Matéria..
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Introdução ao estudo da Química
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Aulas e – Campo elétrico em condutores e campo elétrico uniforme
Eletromagnetismo – Aula 2
Eletricidade Tudo depende do eletron.
O que é imã? Polos Magnéticos Campo magnético
Modêlos Atômicos.
Fundamentos de Electrónica
Física III Eletrostática
Energia de ligação nuclear
O que você deve saber sobre
Eletromagnetismo Onde tudo começou?
MATERIAIS SEMICONDUTORES
Eletricidade e Magnetismo
Corrente elétrica e diferença de potencial
ELETROSTÁTICA PROF. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019.
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
Energia de ligação nuclear
TOP 10 - DINÂMICO FÍSICA MÓDULO 4.
Lei de Coulomb (Força Elétrica)
Eletrostática - Introdução
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
Processos de eletrização
INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Como seria viver num mundo sem eletricidade? Um dos primeiros mistérios da eletricidade: As primeiras experiências ocorreram.
Transcrição da apresentação:

Circuitos elétricos a (aula 1) INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE Professor: Paulo Cícero Fritzen E-mail: pcfritzen@utfpr.edu.br

Circuitos elétricos a (aula 1) Introdução, dados históricos (Eletricidade e Magnetismo) ELETRICIDADE Observação: Um pequeno pedaço de âmbar quando atritado com a pele atraia pequenos fragmentos de palha 600 - A.C. Tales de Mileto Âmbar – Resina Fóssil proveniente de uma espécie extinta de pinheiro Dizemos que o âmbar adquiriu uma carga elétrica (Elétrica deriva-se da palavra grega Elektron, que significa âmbar)

Circuitos elétricos a (aula 1) Introdução, dados históricos (Eletricidade e Magnetismo) MAGNETISMO Observação: Certas pedras encontradas na natureza eram capazes de atrair o ferro 2000 - A.C. – pastores de ovelhas Magnetitas– Imãs permanentes

Circuitos elétricos a (aula 1) ELETROMAGNETISMO ELETRICIDADE + MAGNETISMO Em 1820 Oersted observou a influência de uma corrente elétrica em uma bússola “Surgiu a nova ciência do Eletromagnetismo”

Circuitos elétricos a (aula 1) Um pouco de história ... Ampère, Faraday, Lenz e outros, lograram uma descrição essencialmente completa da ação magnética da corrente Maxwell ( 1831-1879) Formulou matematicamente as leis do eletromagnetismo (Equações de Maxwell) Descobriu que a luz é de natureza eletromagnética e que sua velocidade pode ser determinada por meio de medidas elétricas e magnéticas Óptica relacionada com o Eletromagnetismo Ondas Eletromagnéticas (rádio) 1° Sistema Elétrico (geração, transmissão e carga) foi desenvolvido em 1882, Nova York (Thomas Edison)

Circuitos elétricos a (aula 1) “Âmbar adquiriu uma carga elétrica” Carga Elétrica e Matéria CARGA ELÉTRICA Verifica-se a presença da carga elétrica através da existência de forças atrativas e repulsivas entre as mesmas Constatou-se que um pedaço de âmbar atritado com a pele atraia pedaços de papel “Âmbar adquiriu uma carga elétrica”

Circuitos elétricos a (aula 1) CARGA ELÉTRICA Experimentalmente verificou-se a existência de duas espécies de cargas elétricas Experiência de atrito: - 2 bastões de vidro com seda -2 bastões de plástico com pelo animal Resultados: - 2 bastões de vidro se repelem - 2 bastões de plástico se repelem - Bastão de vidro atrai bastão de plástico

Circuitos elétricos a (aula 1) CARGA ELÉTRICA Cargas de sinais iguais se repelem e de sinais diferentes se atraem A razão de semelhança é devido ao tipo (sinal) e não a quantidade Benjamin Franklin Convencionou Carga positiva – bastão de plástico e na seda Carga negativa – bastão de vidro e no pelo

Circuitos elétricos a (aula 1) CARGA ELÉTRICA { Nêutron ( ) MATÉRIA ÁTOMOS Próton ( + ) Elétron ( - ) A matéria em seu estado normal contém quantidades iguais de cargas elétricas positivas e negativas Material carregado positivamente ou negativamente - em termos de carga líquida O processo de fricção, ou atrito, não cria cargas, mas apenas as transfere de um material para outro “Fricção funciona como uma fonte de energia elétrica”

Circuitos elétricos a (aula 1) CARGA ELÉTRICA - Propriedade A carga é quantizada: “A experiência mostrou que o fluído elétrico não é contínuo, mas sim constituído de um múltiplo inteiro de uma certa quantidade mínima de carga elétrica (carga fundamental)” Carga fundamental (e) = carga elétrica de um elétron (ou de um próton) e = 1,6021892 x 10 C (Coulomb) -19 Qualquer quantidade de carga “q”, existente na natureza, pode ser expressa como: “q = ne” (sendo n um número inteiro positivo ou negativo)

Circuitos elétricos a (aula 1) Princípio de Conservação da Carga Elétrica No princípio a carga era considerada um fluído Teoria atômica da matéria mostrou que todos os elementos da natureza não são contínuos mas sim formados por átomos Processo de Fricção O processo de fricção, ou atrito, não cria cargas, mas apenas as transfere de um material para outro. “A soma algébrica de todas as cargas elétricas existentes em um sistema isolado* permanece sempre constante” “ As cargas elétricas não são criadas nem destruídas ” * Sistema isolado – nenhuma matéria atravessa os limites do sistema

Circuitos elétricos a (aula 1) TIPOS DE MATERIAIS Dependendo do comportamento das cargas elétricas nos materiais, podemos classificá-los em: 1. Condutores 2. Isolantes (dielétricos) 3. Semicondutores - Nos condutores as cargas elétricas podem mover-se livremente no material (ao contrário do que ocorre nos isolantes)

Circuitos elétricos a (aula 1) TIPOS DE MATERIAIS Exemplo: Condutores: metais (cobre,prata, alumínio), eletrólitos etc. Isolantes: vidro, borracha, etc. Semicondutores: silício, germânio, etc. Para entender perfeitamente as diferenças entre condutores, isolantes e semicondutores é necessário lançar mão da Física Quântica

Circuitos elétricos a (aula 1) Observações Observação 1: A terra é condutora e por ser extremamente grande, pode funcionar como uma “fonte” (ou“consumidora”) inesgotável de elétrons Observação 2: A natureza procura sempre se manter em equilíbrio (doa elétrons em excesso) “Indução funciona como uma fonte de energia elétrica”