II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano 2009

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Transcrição da apresentação:

II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano 2009 Atendimento Medico em Aeronaves e Navios 23 de Outubro de 2009 Brasília –DF Vânia Elizabeth Ramos Melhado Presidente Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial

II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano 2009 Atendimento Medico em Aeronaves Comerciais. Vânia Elizabeth Ramos Melhado Presidente Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial

Por favor, Há algum médico a bordo ?

MedAire Freqüência de problemas em vôo

Emergência Médicas a Bordo 1 morte: 5.7 milhões passageiros voados/ano 2008-3.010.441.000 passageiros voados -fonte IATA

Morte a bordo

Alguns irão voar e morrer. Problema ? Pessoas Voam … Pessoas morrem… Alguns irão voar e morrer. 4.8 mortes por mês – MedLink Dr Paulo Magalhaes Vice-presidente MedAire

? Fatores Envolvidos Tempo Individual Meio distancia Doença pre existente Meio hipoxia Discuss the relative importance of the three components. Certainly the individual with his/her pre-existent conditions is the most important determinant of in-flight medical events DVT is certainly a good example of the participation of three elements: individual predisposition, immobility and duration of the flight

Condições Pre-existentes

Tres Possibilidades Sobre Morte a bordo-Passageiros Falta Conhecimento Doença Grave. Tem Conhecimento , porém retorna ao país origem para morrer. Tem doença Grave e Viaja Para procurar tratamento especializado.

Casos Julho-2008 Delta-Los Angeles-Atlanta Encontrada pela tripulação desacordada no banheiro antes do Pouso.

Caso Mulher, 50 anos, Médica- SÃO/POA Coronariopatia prévia (?) Síncope durante o desembarque Ritmo inicial dissociação AV Óbito ao chegar ao hospital

Fatores Envolvidos MEIO HIPOXIA MODERADA Individual TEMPO Discuss the relative importance of the three components. Certainly the individual with his/her pre-existent conditions is the most important determinant of in-flight medical events DVT is certainly a good example of the participation of three elements: individual predisposition, immobility and duration of the flight

MEIO A SO2 em vôos comerciais ✈ Queda de 4% saturação de O2 2 horas cruzeiros vs Terra ✈ Medida oximetria de pulso 84 pax.(idade 1 -78 anos) So2 97% terra- 93%cruzeiro ✈ Semelhante para vôos curtos e longos . ✈ Não está indicada supl. Oxigênio para SpO2, terra 92-95% Humphreys at al.The effect of high altitude commercial air travel on oxygen saturation. Anaesthesia 458-60, 2005

Prováveis Fatores dos Riscos para DVT Associados com Viagem Aérea Idade Tempo de vôo 1,2 Frequencia vôo . Imobilidade. Risk of PE significantly ↑ with a flight distance >5000 km (3107 miles) Lapostolle F , Surget V , Borron SW , et al. Severe pulmonary embolism associated with air travel. N Engl J Med 2001 ( 345 ) p 779 ~ 783

Tromboembolismo Venoso O risco para TV é de 1:6000 viagens aéreas maiores que 4 horas. Porém....... é o mesmo que em outros tipos de viagens onde ocorra imobilidade no assento. Não houve correlação com o meio hipobárico. Aumenta significativamente na presença de: Obesidade Altura Contraceptivo Anormalidades Protrombóticas WHO website at www.who. Escrever 'WRIGHT study' Final report of phase I. ISBN 978 92 4 159553 7 (NLM classification: WG 610) © World Health Organization 2007 WHO website at www.who.int escrever 'WRIGHT study'

O VW Besouro tem mais volume interno do que uma nave espacial Soyuz!

TEMPO DE VOO

Mortes vs. Distancia

Agora...Todos Juntos TEMPO Alteracao Rotina posologican Hipoxia predisposicao imobilidade TEMPO

Muitos Voam… Alguns tentam morrer… Mas não morrem!! DEA

Durante Vôo 9 anos-revisão medaire utilizacao 947 casos Apenas Monitorizar 609 (64.3%) DEA 338 (35.7%) Choque nao recomendade 256 (75.7%) CHOQUE-FV 82 (24.3%) SOBREVIDA HOSP 21 -23 (25.6%-28.0%)

DEA TIPO VOO-TEMPO

FV vs. Não-VF em Vôo Longo distribuição durante o vôo

DEA para Monitorização Função. Pode distrair . Deve ser usado de acordo. Guidelines

Quem operou DEA?

Considerações Praticas RCP vôo Divergir assim que possivel? Se possivel tentar RCP por 30 minutos Reversão FV é indicação clara para divergir. Apos 30 minutes de RCP sem choque considerar- não divergir. Choque recomendado igual FV!! Continuar reanimação. Enqto VF esperança.

Considerações Praticas Doença Grave desconhecida Viajar para morrer pais origem Sabidamente doença grave e procura melhor tratamento Treino RCP-DEA Consideraçãoes Eticas Treino para reconhecer

Educação em Medicina Aeroespacial O que temos feito ?

Educação em Medicina Aeroespacial O que temos feito ?

Olhando a história.. Em 20 de Janeiro de 1951 foi fundada a Associação Brasileira de Medicina de Aviação Objetivo: "Estudar, discutir e divulgar tudo o que se relacione com a Medicina de Aviação e Ciências Correlatas, a qual, em 1968 teve seu nome mudado para Associação Brasileira de Medicina Aeroespacial. 1ª Jornada do Serviço de Saúde da Aeronáutica, presença do Major General Harry G. Armstrong, Diretor de Saúde da USAF.

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Em 17 de Setembro de 1992-troca-se o nome para Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial-S.B.M.A

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial 1994:Criada Regional São Paulo-APM Abril de 1995: 1º Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial, simultaneamente com a 1ª Jornada Ibero-Americana de Medicina do Viajante Presença de Autoridades Internacionais. Histórico registrado no Livro de Ata da SBMA

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial 48º Congresso da International Academy of Aviation and Space Medicine no ano 2.000 The Scientific Programme of the 48th Brazil Congress : Programme in support of the 48th ICASM. A Sub-Committee comprised of Drs. Ernsting, Caine, Crance and Hickman Chairman the Chairman of the Scientific Committee Dr. Major-Brigadier Ricardo L. G. Germano Secretary-General : Thibeault .

Educação em Medicina Aeroespacial O que temos feito ?

FISIOLOGIA da ALTITUDE

Educação em Medicina Aeroespacial GRADUAÇÃO MEDICA 2001-LIGA SANTA CASA SP-convenio USA-2 alunos 2007-SEGUNDO ANO Março 2010- 20 HORAS –SEGUND0-convenio USA para alunos e residentes.

Educação em Medicina Aeroespacial Pós Graduação Lato Sensu Gama Filho-RJ Transporte Aeromedico –Curitiba- Fatores Humanos-PUC RS-

Educação em Medicina Aeroespacial O que temos feito ?

Educação em Medicina Aeroespacial O que temos feito ?

Educação em Medicina Aeroespacial Centro de Pesquisa e Ensino em Biomedicina & Engenharia Biomédica Aeroespacial www.pucrs.br/feng/microg Coordenação: Profa Dra Thais Russomano, MSc, PhD

Educação em Medicina Aeroespacial Laboratórios: Engenharia Biomédica Aeroespacial Fisiologia Aeroespacial Biomecanica Aeroespacial Fisioterapia Aeroespacial Telemedicina Aeroespacial Farmacia Aeroespacial

Centro de Microgravidade Profa. Dra. Thais Russomano, MSc, PhD www.pucrs.br/feng/microg

Um sonho, uma idéia e uma lição!

Centro de Microgravidade - Objetivos 1- Ser de curta duração, uma vez que estudos prolongados tendem a comprometer o desenvolvimento de um novo centro; 2- Ter baixo custo, para evitar que aspectos financeiros limitem as atividades de pesquisa; 3- Motivar pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento – trabalho interdisciplinar 4- Promover a cooperação entre o Brasil e Universidades / Instituições internacionais e nacionais 5- Publicar em revistas científicas 6 - Contribuir para ciência aeroespacial, tendo claros benefícios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para a sociedade.

Fase I 1999 - 2001

Fase II 2001-2006

Fase III Setembro de 2006

Intercâmbio Internacional Unidades Acadêmicas - PUCRS (10) Cooperação Internacional Projetos (24) Instituições (9) Países (4) Professores PUCRS Colaboradores (19) Estágios Exterior Inglaterra (20) Alemanha (10) França (5) EUA (4) Estagiários (13) Bolsistas IC (16) TCC / Monografias (42) Intercâmbio Internacional Estudantes (14) Pesquisadores (7) Países (8) Mestrandos PPGEE Completadas (15) Em Andamento (14)

Programa de Cooperação e Intercâmbio

Laboratório de Engenharia Biomédica Aeroespacial

Laboratório de Engenharia Biomédica Aeroespacial

Laboratório de Fisiologia Espacial

Laboratório de Fisiologia Espacial

Laboratório de Medicina e Fisiologia de Aviação

Laboratório de Farmácia Aeroespacial

Laboratório de Biomecânica Aeroespacial

Laboratório de Fisioterapia Aeroespacial

Laboratório de Telemedicina

Laboratório de Telemedicina

Atividades Sociais e Comunitárias – Palestras e Feiras

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Três Regionais- SP ,RJ e Porto Alegre Congressos Anuais. Encontros e Jornadas Científicos compartilhados. Convenio Ibero-Americana Convenio com Soc Lingua Portuguesa-Portugal.

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Portaria n.2048/GM-2008 Normatiza o transporte aeromédico na fase pré-hospitalar .

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Tivemos o reconhecimento da Medicina Aeroespacial como Área de Atuação Médica,reconhecida pela AMB. A SBMA aceitou, reconhece na Medicina Interna a grande árvore mãe da medicina.

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Porém: Nosso principal desafio é por entender que: A Medicina Aeroespacial é uma área de Concentração de Conhecimento.

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Campos atuação: Medicina Aeroespacial Clínica. Certificação Aeromédica. Investigação Medicina Aeroespacial. Capacitação e treinamento para médicos (cursos primários, avançados, programas de especialização,medicina aeroespacial relacionada com especialidades medicas afins,pesquisa . Medicina preventiva nas atividades aeroespacias. Medicina ocupacional nas atividades aeroespacias. Investigação de fatores humanos nos incidentes e acidentes Serviços médicos aeroportuarios. .

Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial Militar- Educação, Instituição- Investigação Incidentes/Acidentes Reconhecido Prestígio Nacional e Internacional e Ampla experiência .

Nosso Desafio

Residência Medica UNIFA Centro Microgravidade PUC-RS FCMSCSP Convênios Internacionais

Muito Obrigada