Prof. Msc. Wilson de Matos Silva

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Transcrição da apresentação:

Prof. Msc. Wilson de Matos Silva Evolução do Conhecimento Prof. Msc. Wilson de Matos Silva

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 1º Catalogação do Som “Fala”; 3º Descoberta da Pólvora – 1044 na China; 2º Invenção da Roda; 4º Descobrimentos marítimos – Século XIV; 5º Revolução Industrial – Século XIX.

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 1º Catalogação do Som “Fala”;

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 2º Invenção da Roda;

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 3º Descoberta da Pólvora – 1044 na China;

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 4º Descobrimentos marítimos – Século XIV;

GRANDES SALTOS DA HUMANIDADE 5º Revolução Industrial – Século XIX.

ALGUNS PASSOS DA EVOLUÇÃO Os “primeiros cérebros” 100.000 anos atrás Escrita 6.000 anos atrás Alfabeto 4.000 anos atrás Impressão 1040 na China e 1451 na Europa Barco a Vapor 1800 Telefone 1876

ALGUNS PASSOS DA EVOLUÇÃO Cinema (mudo) 1894 Rádio 1901 Avião – 14 Bis 1906 1ª linha de montagem de automóveis – Henry Ford 1913 Televisão (preto e branco) 1926 Transistor 1948

ALGUNS PASSOS DA EVOLUÇÃO 1ª TV no Brasil 1951 Microchip 1959 1º homem vai ao espaço 1961 O homem pisa na lua 1969 Telefone celular 1983

ALGUNS PASSOS DA EVOLUÇÃO Fibra Ótica 1988 – 3.000 mensagens por vez 1993 – 120.000 mensagens por vez 2000 – 10 milhões de mensagens por vez Nasce A Ovelha Dolly – Clonagem 1997 Decodificação do genoma humano Jipe Opportunity Caminha pelo Planeta Marte 2000 2004

ALGUNS PASSOS DA EVOLUÇÃO Células Tronco É um tipo de célula que pode se diferenciar e construir diferentes tecidos no organismo. Transgênicos Alimentos geneticamente modificados. Nave Huygens Chega à Titã, a maior lua de Saturno, depois de 7 anos de viagem, num total de 1,4 milhões de Km. * AVIÃO, AUTOMÓVEL, COMPUTADOR, MICRO ONDAS, ROBÔ, CD, SATÉLITE DE COMUNICAÇÃO, INTERNET, RAIO X, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, CLONAGEM, ETC...

Educação Brasileira Estrutural Cultural

Estrutural 170.000 escolas públicas 20.000 não tem energia elétrica Escola conteudista Logística da sala de aula

Cultural Sociedade anti-conhecimento Leitura de Jornais: Japão: 644 por 1.000 habitantes Brasil: 43 por 1.000 habitantes Livros consumidos: EUA: 11 por ano França: 7 por ano Brasil: 2,4 por ano Falsas premissas

Nível de Escolaridade do Trabalhador Japão: 11 anos Estados Unidos: 12 anos Brasil: 5 anos

O Conhecimento é o bem maior de uma nação, até o século XIX era a extensão territorial. 15% dos jovens de 18 a 24 anos estão no ensino superior no Brasil, no Japão são 80%. Lei 9394/96 Expansão e avaliação. Cada país é a escola que tem e a escola de cada país é a cara e/ou a intenção de seus dirigentes.

Dias Letivos Mudança da cultura Brasil: 200 dias – nº horas 4 p/dia Japão: 210 dias – nº horas 7,5 p/dia (8h30 às 16h) Coréia: 257 dias – nº horas 10 p/dia Cesumar: 210 dias – Julho: 10 dias de Férias Compromisso com o tempo Qualidade da aula e qualidade da avaliação (provas) Avaliação Docente E.U.A. Brasil Cesumar O desafio Mudança da cultura

“A formação de cérebros é o principal motor do desenvolvimento da economia.”

Educação nunca foi prioridade 1º Ministro da Educação José Bonifácio de Andrade e Silva (1.822 - 1.823) 1.824 a 2007: Tivemos 168 ministros em 185 anos 1,1 ano para cada ministro LDB nº 9394/96 – 92 artigos Tramitou de 1987 a 1996 – 9 anos no Congresso

PDE 2002 - 2010 30% de jovens no ensino superior. 30 bilhões de reais/ano por 5 anos.

Pesquisa do INEP Último provão – 390.000 formandos Curso Ciências Contábeis Direito Administração Medicina Economia Letras Pedagogia Fonoaudiologia Física Engenharia Elétrica %* 67,5 64,8 63,1 62,9 59,2 52,8 46,7 40,6 37,9 37,6 Parcela dos que responderam que gostariam de “muito mais” ou de “um pouco mais” de Exigência. Fonte: Inep/MEC

Questionários sócio-econômicos Enade 2006 Questionários sócio-econômicos Insatisfação com o nível de exigência Destaque em 29 das 48 áreas Para mais da metade dos estudantes Curso deveria exigir mais

ENADE 2004, 2005, 2006 SC – sem conceito 1 – Insuficiente 2 e 3 – Regular 4 – Bom 5 - Ótimo

Tempo de Estudo % % Estudam mais de 8 h/s Medicina 41,1% Arquitetura 32,5% Física 28,2% Música 27,1% Filosofia 22,3% Estudam menos de 2 h/s % Administração 60,2% Secretariado 58,7% Ciên. Contábeis 58,5% Turismo 58,3% Ed. Física 56,3%

“Postos convencionais de trabalho serão fechados, dando lugar às funções tecnológicas” Não há mais vantagens em ter mão-de-obra barata e desqualificada. A globalização da Economia passa a exigir uma poli-qualificação. Educação é o desafio para o Progresso. A Educação é o caminho para as novas práticas econômicas.

Não existe programa de inclusão social que supere um projeto de educação com qualidade.

Pensamentos “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo, (...) quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece, quem faz da televisão o seu guru.” (Pablo Neruda)

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.” (Sócrates) “Quando a criação humana desperta para um grande sonho e sob ele lança toda sua alma, todo o Universo conspira a seu favor.” (Goethe) “A chave para uma sociedade próspera está na educação. A educação é a construtora da paz, a arte que enriquece a mente e lapida o caráter.” (Yqueda)

“O trabalho físico é feito pelas máquinas, o mental pelos computadores “O trabalho físico é feito pelas máquinas, o mental pelos computadores. Ao ser humano cabe a tarefa na qual é insubstituível: Ser criativo, ter idéias.” (Sociólogo DOMÊNICO DE MASI) “Quem faz as mesmas coisas, do mesmo modo, obterá sempre os mesmos resultados. (PETER SENGE)

Perfil do Profissional do Século XXI Aprender a aprender Ampla formação cultural - conhecer / saber Ser criativo e inovador Ser o melhor Entender todas as funções - conhecimento teórico e prático Ser líder e capaz de tomar decisões Espírito de participação - parceria / compartilhar Conhecimentos tecnológicos atualizados Profundo conhecimento de relações públicas Conhecimento de vários idiomas Busca permanente da produtividade e competitividade Ter visão estratégica Ter comprometimento com o negócio

Muito Obrigado! reitor@cesumar.br