ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ensinando através de jogos
ensinando através de jogos
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROJETO SAUDOSA MALOCA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Angelina Jaime Tebet
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Edna Maria Barbosa Arrebola
Curso de Gêneros Textuais
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Curso de Capacitação Docente
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Componente Curricular
Componente Curricular
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sistema de Avaliação de Aprendizagem
Sugestão de Atividade:
COMO CONSTRUIR O CORDEL NO PUBLISHER
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
Etapas de uma sequência didática
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O computador como Meio e como Fim...
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO Projeto: Eu sou o autor

IDENTIFICAÇÃO Nome do cursista: Maria Aparecida Crivelli Nome da Escola: E. E. Dr. Martinho Marques Local (cidade/estado): Taquarussu - MS Série: 3º ano do ensino fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Número de alunos: 13 Professore envolvido: Maria Aparecida Crivelli

2 - PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA Diante da realidade de nossa escola é preciso aumentar as taxas de aprovação e elevar o desempenho acadêmico dos alunos 3º Ano, trabalhando a disciplina de Língua Portuguesa de maneira que o aluno seja autor de sua própria aprendizagem construindo o seu conhecimento. Sendo assim, acreditamos que o uso de filmes poderá contribuir significativamente para a melhoria da prática pedagógica da leitura e escrita junto ao nosso alunado.

3 - OBJETIVO GERAL Elevar o desempenho acadêmico dos alunos através do gosto pela produção de texto. Fazendo com que eles adquiram competências adequadas para o crescimento de suas produções.

3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver nos alunos as habilidades de escrita e leitura e interpretação na língua portuguesa, através de filmes. Contribuir para um melhor desempenho do professore nas atividades de leitura e escrita com os alunos. Interpretar e produzir textos a partir do filme trabalhado nas diversas modalidades, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática; Mostrar ao aluno as diversas formas de estruturar um texto: narrativo, descritivo, poético, conto, etc; Produzir textos coletivos e individuais; Utilizar a STE , vídeo e demais tecnologias, existente na escola para a produção de textos; Tornar as aulas significativas, com a integração do cotidiano dos alunos e professores;

4 – CONTEÚDO • Desenvolver nos alunos as habilidades de escrita e leitura e interpretação na língua portuguesa. 5 -DISCIPLINAS ENVOLVIDAS • Língua Portuguesa

6. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS ou NÃO)   Filme Computadores; Data-show; Impressora; Caderno,lápis, borracha, sulfite, lápis de cor, etc.  

7 – METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS   A primeira atividade que dará início ao projeto será a escolha do filme junto aos alunos. Dando início à atividade docente, os alunos assistirão ao filme escolhido e pré-selecionados, de acordo com os conteúdos propostos. Passando a produzir o texto coletivo, onde a professora ira registrando na lousa e logo após faz a reestruturação também coletiva. Feito isso cada aluno vai fazer a ilustração do texto coletivo e depois compartilhar com os demais. Em seguida passaram para a produção individual num editor de texto ou BrOffice impress (PowerPoint)

Terminando farão a própria reestruturação e a ilustração através da interpretação do seu texto, buscando imagens na internet Depois de pronto os trabalhos serão impressos em forma de livro onde uma cópia será doada para biblioteca da escola e outra para o próprio aluno. Será feito uma votação para escolher um dos trabalhos para ser dramatizado pelos alunos. Para encerrar o projeto os alunos farão apresentação no data Show de seus trabalhos. Logo após passarão para a apresentação da dramatização. Esse projeto e alguns dos trabalhos serão publicados também na página da escola, pelas as professoras.

8. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Ação Data Tecnologia Utilizada Prof. responsável Apresentação da Proposta de projeto aos alunos e escolha do filme 11/2010 Material Impresso – Esboço do Projeto escrito Cida Assistir o filme 24/05/2010 Vídeo- computador e Data Show Cida e alunos Produção do texto coletivo, reestruturação e ilustração 26/05/2010 Produção do texto individual no editor de texto ou impress (PowerPoint)o de 27/05/2010 01/06/2010 Computador/Internet Cida, Ivanete e alunos Impressão dos livros e escolha do livro para a dramatização 02/06/07 Computador/impressora apresentação no dataSow e apresentação da dramatização 03/06/10 Computador/data show Publicação na página da escola 04/06/10 Computador –Wikispaces Cida e Ivanete

9. REGISTRO DO PROCESSO • O próprio projeto, fotos e a publicação na página da escola 10 – AVALIAÇÃO Será avaliada cada etapa do projeto, observando o desempenho dos alunos quanto a elaboração dos textos, ilustração, dramatizações, interesse e interpretação. Analisando ao final do projeto os resultados obtidos pelo professore e alunos.

“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000). Fim