SBEE - ENUF 2008
SBEE - ENUF 2008 AUTOCONHECIMENTO
REFLEXÕES SOBRE O AUTOCONHECIMENTO NOS GRUPOS DE EXERCÍCIO MEDIÚNICO
Conhecimento de si é conhecimento de Deus. Provérbio Persa
AUTOCONHECIMENTO Há quanto tempo te buscamos?
Delphos - Grécia
Delphos GNOTI SEAUTON
CONHECE A TI MESMO
IDENTIDADE MISSÃO ESTRATÉGIA
MISSÃO – O que preciso fazer? ESTRATÉGIA – Como farei? IDENTIDADE – Quem sou? Onde estou? MISSÃO – O que preciso fazer? ESTRATÉGIA – Como farei?
CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro
CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina
CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar
CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar
CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar Quem desperta a vontade de aprender
CONCEITOS SOBRE O ESTUDANTE Quem busca o conhecimento Quem gosta de aprender Quem desperta para a busca do conhecimento.
Identidade professor/estudante Somos pesquisadores, produtores e multiplicadores do conhecimento
Missão professor/estudante Trabalhar na mudança qualitativa da realidade.
Estratégia professor/estudante Desvendar o valor do conhecimento e achar o seu caminho.
O QUE É APRENDER?
O QUE É APRENDER? Saber ser: Autoconhecimento, historicidade, cultura Saber fazer: Construir habilidades Saber conviver: Aprender a conviver em sociedade Saber aprender: Aprender a aprender, manter-se aprendendo Educação - Um tesouro a descobrir – Unesco – Cortez pag 89 -102
Ensinar a ser Ensinar a fazer Ensinar a conviver O QUE É ENSINAR? Ensinar a ser Ensinar a fazer Ensinar a conviver Ensinar a aprender
O QUE É ENSINAR? Ensinar é ajudar o estudante a descobrir o que não sabe, o que quer saber como aprender
O QUE É ENSINAR. É provocar a vontade de saber O QUE É ENSINAR? É provocar a vontade de saber. É a arte de facilitar o aprendizado. Promover um espaço de convivência. Humberto Maturana
Ensinar é ensinar a pensar
ALERTA “Na educação o verdadeiro problema é o educador ALERTA “Na educação o verdadeiro problema é o educador. Mesmo um pequeno grupo de estudantes se transforma em instrumento de sua influência pessoal, se ele exerce a autoridade como meio de impor-se, se o magistério representa para ele o preenchimento da ânsia de expansão do seu próprio ego”. Jiddu Krishnamurti
Quais os eixos do conhecimento?
Filosofia Ciência Conhe cimento Religião
Conceito de Filosofia Potencialidade de avaliação que permite a pessoa alterar sua visão sobre uma realidade que não é o que a pessoa acreditava que fosse. Antonio Grimm
Reflexão crítica sistemática Conceito de Filosofia Reflexão crítica sistemática
Philo = amigo Sophós = sabedoria
Conceito de Ciência Ciência “O procedimento cientifico não utiliza o verbo crer; a ciência contenta-se em propor modelos explicativos...”
Conceito de Ciência “...provisórios da realidade; e está pronta para modificá-los, desde que uma nova informação traga uma contradição. ” Albert Jacquard
Conceito de Religião (dicionário) Conjunto de crenças e dogmas que definem a relação do homem com sua origem.
Uma crença que se sustenta em uma certeza injustificada O que é dogma? (dicionário) Uma crença que se sustenta em uma certeza injustificada
Se Deus existe, que eu seja transformado numa pedra!
P O F
Hummm
Pode ter sido apenas coincidência...
A Religião busca compreender as leis do mundo moral.
É transformação individual; é modificação de comportamento segundo valores que ampliam a consciência da unidade creatura/Creador.
Ciência Filosofia Conhecimento Religião
Nosso propósito é ensinar a pensar, não o que pensar.
Exercício da Amnésia
Não fale! Apenas escreva ou pense...
Se você acordasse sozinho em um quarto de hotel, acometido de amnésia, que perguntas te ocorreriam?
Quem sou?
Onde estou?
De onde vim?
Para onde irei?
Para que estou aqui?
Às vezes eu me pergunto... Por que estamos aqui?
?!
Eu diria que estamos aqui porque temos sede, certo?
Para que estamos aqui?
Qual o nome do hotel?
Terra?
Por que o nosso mundo é como é?
O mundo é como é porque as pessoas são como são. Leocádio José Correia
Qual o papel do professor no processo de construção do autoconhecimento?
Ensinar a praticar a atitude filosófica
Ensinar a utilizar a atitude científica
Ensinar a usar a atitude ética
Universidade Diversidade
O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento - conhecimento do ser sobre si mesmo...
Autoconhecimento - O que sou?
Como ajudar cada um a revelar-se a si mesmo?
Não seria provendo os instrumentos e as instruções para que cada um possa ampliar a consciência de si, do outro, do mundo e das coisas?
- Sou um corpo e tenho um espírito ou sou um espírito e tenho um corpo?
Se tenho um corpo que me serve como meio de relação com o mundo material, como faço para mantê-lo funcionando com qualidade?
Com boa alimentação e com exercícios?
Quais os principais alimentos do corpo?
Ar puro Água limpa Comida natural
Qual o melhor exercício?
Caminhada! Leia: A Semente da Vitória Nuno Cobra
Se sou um espírito, o que é o espírito?
O que sou?
Eu sou... - minha história - minha natureza - meu potencial - minhas limitações - meus objetivos - minhas expectativas
Sou o que penso, Penso o que sei, Sei o que vi, O que vivi, O que aprendi,
Sou a soma das minhas alegrias e tristezas, amores e dissabores, erros e acertos, vivências e convivências
Sou as informações que pela via da experimentação viraram conhecimento...
Se sou o que sei, como faço para evoluir?
Ouvir, falar, debater, escrever, observar, aprender, fazer, ler, viver, informar-se...
Onde encontro informação disponível para o consumo?
“O livro é informação em conserva”
Como faço autoconhecimento?
- Morreu acabou?... ...ou morreu continua?
- Continua mas não volta ou continua e volta?...
- Volta sempre? ...ou enquanto for útil?
- Durmo lá e acordo aqui? ...ou sou consultado?
- Onde irei encarnar?
O que irei encontrar? Terei a chance de estudar?
Quem irei encontrar?
- Escolhem o “onde” encarnar por nós, ou é a gente que escolhe?
- Será que quanto mais consciente menos tutelado?
Universidade DIVERSIDADE
QUAIS SÃO OS DEGRAUS DO CONHECIMENTO?
DEGRAUS DO CONHECIMENTO i i
DEGRAUS DO CONHECIMENTO i C i i Ignorância inconsciente
DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C i C i i Ignorância consciente
DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C i C Conhec. consciente i i
DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C C. Interiorizado i C i i
Para que serve o auto conhecimento?
Para permitir o exercício do livre arbítrio com mais consciência...
Para apoiar nossa auto construção
Chaveiro, você me faz uma chave da felicidade? Mafalda Chaveiro, você me faz uma chave da felicidade?
Claro! Você trouxe o modelo? Chaveiro Claro! Você trouxe o modelo?
A cada porta uma chave...
Navegar é preciso. Viver não é preciso.
Aprender é preciso. (necessário) Ensinar não é preciso.
Jan Amos Comenius 1592 – 1670 Propôs a Pedagogia Moderna - Educação para todos Homens e Mulheres - Pobres e Ricos - Normais ou especiais - Abolição de castigos - Escola humanista e ativa - Aprendizagem global e estimulante - Partir do interesse e da observação - Educar o homem com vistas a eternidade.
Obstáculos da ensinagem Professor Tema Aluno
METODOLOGIA: Qual o antônimo de estar empregado? Auto-avaliação Pesquisas: Um artigo pesquisado e comentado Um artigo escrito pelo coordenando - Glossário Espírita montado pelo grupo
METODOLOGIA: LISTA DE PRESENÇA ASSINADA Controle numerado de documentos. Prontuário Individual com foto Dinâmicas: - A Vila - Sobrevivência no Deserto - Governo da sala - Dilema da Vacina - Tan Gran - Caso da Ponte
METODOLOGIA: Traduzindo Grego Desdobramento do ser Cadeia causal O que aprendi História de vida
O desconhecido: GREGO ASTRONOMIA DRAMA GEOMETRIA METEORON TEATRON
Os líderes ou os pais dos líderes de amanhã estão hoje em nossas salas de estudos...
... e nossa ferramenta mais eficiente é o exemplo.
dá significado ao nosso trabalho. Sua presença dá significado ao nosso trabalho. Pesquisa feita pelo médium Paulo H. Wedderhoff Solicite formulários pelo e-mail paulo@eloforte.com