SBEE - ENUF 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Propriedades físicas representativas de
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Vamos contar D U De 70 até 99 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
Questionário de Avaliação Institucional
A Tabuada.
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Seminários do Enade 2013.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 02.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Os números a seguir, representam as notas de
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 05.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
Cruz Alta Nossa Velha - Nova Parte 51 CRUZ ALTA VISTA DO ESPAÇO – Parte
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
AVALIAÇÕES FÍSICAS EVOLUÇÃO PILAR FÍSICO. QUADRO FERJ 85% 79%78% 82% 91% EM MAIO DE 2007 ERAM 56% DE APROVADOS 93% 92% 95%
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
É o alimento diário para tua alma e para teu espírito
Transcrição da apresentação:

SBEE - ENUF 2008

SBEE - ENUF 2008 AUTOCONHECIMENTO

REFLEXÕES SOBRE O AUTOCONHECIMENTO NOS GRUPOS DE EXERCÍCIO MEDIÚNICO

Conhecimento de si é conhecimento de Deus. Provérbio Persa

AUTOCONHECIMENTO Há quanto tempo te buscamos?

Delphos - Grécia

Delphos GNOTI SEAUTON

CONHECE A TI MESMO

IDENTIDADE MISSÃO ESTRATÉGIA

MISSÃO – O que preciso fazer? ESTRATÉGIA – Como farei? IDENTIDADE – Quem sou? Onde estou? MISSÃO – O que preciso fazer? ESTRATÉGIA – Como farei?

CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro

CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina

CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar

CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar

CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar Quem desperta a vontade de aprender

CONCEITOS SOBRE O ESTUDANTE Quem busca o conhecimento Quem gosta de aprender Quem desperta para a busca do conhecimento.

Identidade professor/estudante Somos pesquisadores, produtores e multiplicadores do conhecimento

Missão professor/estudante Trabalhar na mudança qualitativa da realidade.

Estratégia professor/estudante Desvendar o valor do conhecimento e achar o seu caminho.

O QUE É APRENDER?

O QUE É APRENDER? Saber ser: Autoconhecimento, historicidade, cultura Saber fazer: Construir habilidades Saber conviver: Aprender a conviver em sociedade Saber aprender: Aprender a aprender, manter-se aprendendo Educação - Um tesouro a descobrir – Unesco – Cortez pag 89 -102

Ensinar a ser Ensinar a fazer Ensinar a conviver O QUE É ENSINAR? Ensinar a ser Ensinar a fazer Ensinar a conviver Ensinar a aprender

O QUE É ENSINAR? Ensinar é ajudar o estudante a descobrir o que não sabe, o que quer saber como aprender

O QUE É ENSINAR. É provocar a vontade de saber O QUE É ENSINAR? É provocar a vontade de saber. É a arte de facilitar o aprendizado. Promover um espaço de convivência. Humberto Maturana

Ensinar é ensinar a pensar

ALERTA “Na educação o verdadeiro problema é o educador ALERTA “Na educação o verdadeiro problema é o educador. Mesmo um pequeno grupo de estudantes se transforma em instrumento de sua influência pessoal, se ele exerce a autoridade como meio de impor-se, se o magistério representa para ele o preenchimento da ânsia de expansão do seu próprio ego”. Jiddu Krishnamurti

Quais os eixos do conhecimento?

Filosofia Ciência Conhe cimento Religião

Conceito de Filosofia Potencialidade de avaliação que permite a pessoa alterar sua visão sobre uma realidade que não é o que a pessoa acreditava que fosse. Antonio Grimm

Reflexão crítica sistemática Conceito de Filosofia Reflexão crítica sistemática

Philo = amigo Sophós = sabedoria

Conceito de Ciência Ciência “O procedimento cientifico não utiliza o verbo crer; a ciência contenta-se em propor modelos explicativos...”

Conceito de Ciência “...provisórios da realidade; e está pronta para modificá-los, desde que uma nova informação traga uma contradição. ” Albert Jacquard

Conceito de Religião (dicionário) Conjunto de crenças e dogmas que definem a relação do homem com sua origem.

Uma crença que se sustenta em uma certeza injustificada O que é dogma? (dicionário) Uma crença que se sustenta em uma certeza injustificada

Se Deus existe, que eu seja transformado numa pedra!

P O F

Hummm

Pode ter sido apenas coincidência...

A Religião busca compreender as leis do mundo moral.

É transformação individual; é modificação de comportamento segundo valores que ampliam a consciência da unidade creatura/Creador.

Ciência Filosofia Conhecimento Religião

Nosso propósito é ensinar a pensar, não o que pensar.

Exercício da Amnésia

Não fale! Apenas escreva ou pense...

Se você acordasse sozinho em um quarto de hotel, acometido de amnésia, que perguntas te ocorreriam?

Quem sou?

Onde estou?

De onde vim?

Para onde irei?

Para que estou aqui?

Às vezes eu me pergunto... Por que estamos aqui?

?!

Eu diria que estamos aqui porque temos sede, certo?

Para que estamos aqui?

Qual o nome do hotel?

Terra?

Por que o nosso mundo é como é?

O mundo é como é porque as pessoas são como são. Leocádio José Correia

Qual o papel do professor no processo de construção do autoconhecimento?

Ensinar a praticar a atitude filosófica

Ensinar a utilizar a atitude científica

Ensinar a usar a atitude ética

Universidade Diversidade

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento - conhecimento do ser sobre si mesmo...

Autoconhecimento - O que sou?

Como ajudar cada um a revelar-se a si mesmo?

Não seria provendo os instrumentos e as instruções para que cada um possa ampliar a consciência de si, do outro, do mundo e das coisas?

- Sou um corpo e tenho um espírito ou sou um espírito e tenho um corpo?

Se tenho um corpo que me serve como meio de relação com o mundo material, como faço para mantê-lo funcionando com qualidade?

Com boa alimentação e com exercícios?

Quais os principais alimentos do corpo?

Ar puro Água limpa Comida natural

Qual o melhor exercício?

Caminhada! Leia: A Semente da Vitória Nuno Cobra

Se sou um espírito, o que é o espírito?

O que sou?

Eu sou... - minha história - minha natureza - meu potencial - minhas limitações - meus objetivos - minhas expectativas

Sou o que penso, Penso o que sei, Sei o que vi, O que vivi, O que aprendi,

Sou a soma das minhas alegrias e tristezas, amores e dissabores, erros e acertos, vivências e convivências

Sou as informações que pela via da experimentação viraram conhecimento...

Se sou o que sei, como faço para evoluir?

Ouvir, falar, debater, escrever, observar, aprender, fazer, ler, viver, informar-se...

Onde encontro informação disponível para o consumo?

“O livro é informação em conserva”

Como faço autoconhecimento?

- Morreu acabou?... ...ou morreu continua?

- Continua mas não volta ou continua e volta?...

- Volta sempre? ...ou enquanto for útil?

- Durmo lá e acordo aqui? ...ou sou consultado?

- Onde irei encarnar?

O que irei encontrar? Terei a chance de estudar?

Quem irei encontrar?

- Escolhem o “onde” encarnar por nós, ou é a gente que escolhe?

- Será que quanto mais consciente menos tutelado?

Universidade DIVERSIDADE

QUAIS SÃO OS DEGRAUS DO CONHECIMENTO?

DEGRAUS DO CONHECIMENTO i i

DEGRAUS DO CONHECIMENTO i C i i Ignorância inconsciente

DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C i C i i Ignorância consciente

DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C i C Conhec. consciente i i

DEGRAUS DO CONHECIMENTO C C C. Interiorizado i C i i

Para que serve o auto conhecimento?

Para permitir o exercício do livre arbítrio com mais consciência...

Para apoiar nossa auto construção

Chaveiro, você me faz uma chave da felicidade? Mafalda Chaveiro, você me faz uma chave da felicidade?

Claro! Você trouxe o modelo? Chaveiro Claro! Você trouxe o modelo?

A cada porta uma chave...

Navegar é preciso. Viver não é preciso.

Aprender é preciso. (necessário) Ensinar não é preciso.

Jan Amos Comenius 1592 – 1670 Propôs a Pedagogia Moderna - Educação para todos Homens e Mulheres - Pobres e Ricos - Normais ou especiais - Abolição de castigos - Escola humanista e ativa - Aprendizagem global e estimulante - Partir do interesse e da observação - Educar o homem com vistas a eternidade.

Obstáculos da ensinagem Professor Tema Aluno

METODOLOGIA: Qual o antônimo de estar empregado? Auto-avaliação Pesquisas: Um artigo pesquisado e comentado Um artigo escrito pelo coordenando - Glossário Espírita montado pelo grupo

METODOLOGIA: LISTA DE PRESENÇA ASSINADA Controle numerado de documentos. Prontuário Individual com foto Dinâmicas: - A Vila - Sobrevivência no Deserto - Governo da sala - Dilema da Vacina - Tan Gran - Caso da Ponte

METODOLOGIA: Traduzindo Grego Desdobramento do ser Cadeia causal O que aprendi História de vida

O desconhecido: GREGO ASTRONOMIA DRAMA GEOMETRIA METEORON TEATRON

Os líderes ou os pais dos líderes de amanhã estão hoje em nossas salas de estudos...

... e nossa ferramenta mais eficiente é o exemplo.

dá significado ao nosso trabalho. Sua presença dá significado ao nosso trabalho. Pesquisa feita pelo médium Paulo H. Wedderhoff Solicite formulários pelo e-mail paulo@eloforte.com