Custeio da Produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Composto de Marketing PREÇO.
Advertisements

Classificação de Custos
Custo Departamental.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custos ... afinal, o que é isto?
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
Gerenciamento de Custos
SISTEMAS DE CUSTOS Prof Samir Silveira.
Gestão do Custo Total Primários Custos Operacionais de Transformação
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
Contabilidade de Custos
CUSTOS.
Curso de Tratamentos de Superfície
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Custos e Receitas Custos e Receitas.
Conceitos Aspectos a serem observados:
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Aula 05 Assunto: Terminologia básica e classificação dos custos.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Aprendendo a montar sua empresa...
São necessários controles financeiros eficientes
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Contabilidade de custos
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
Custeio ABC “É uma metodologia que surgiu como instrumento da análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
ANÁLISES DE CUSTOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS
QUEM NÃO MEDE NÃO CONTROLA QUEM NÃO CONTROLA NÃO GERENCIA
Orçamento dos custos indiretos de produção
Custos por Processos Custos por Processos.
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Preço na Prestação de Serviços
CAPÍTULO 5 CUSTOS GERAIS.
GASTOS Investimento inicial, custos e despesas
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
Slides de apoio ao livro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE GERENCIAL
Custos x Despesas — Tecnojovem 2014 TIC de Mãos dadas com o social
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Etapas do processo orçamentário
Gestão de Custos Aula 2.
Custos Elementos de custos Principais componentes Diretos Produto A
Gestão de Custos Aula 3.
Gestão de Custos Aula 2.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Empresa credenciada ao sistema SEBRAE
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Parte I - Classificar os eventos descritos a seguir, relativos a um banco comercial 1) Classificar primeiramente como Investimento (I), Custo (C), Despesas.
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DE ICMS NA COMPOSIÇÃO DO CUSTO.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Exercício 5.5 Resolução, passo a passo Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo:
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Estratégias de Preços Prof. Roberto Rodrigues.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio direto ou variável Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 21/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Análise de Custos Fauzi T Jorge Outros Sistemas de Custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

Custeio da Produção

CUSTOS DA PRODUÇÃO Custos diretos: relacionados à produção   ·   Matérias-primas, insumos e embalagens ·   Mão-de-obra direta (salários+ encargos+benefícios)  

Custos diretos: relacionados à produção Custos diretos: relacionados à produção   ·   Serviços de terceiros no produto (ex. pinturas, serralheria, vidraçaria, etc.) - Ferramentas (ex. fresa, matriz, moldes, gabaritos)  

Custos diretos: relacionados à produção Rateio de outros custos de fabricação São os diversos gastos consumidos no chão de fábrica e difíceis de mensurar Exemplos: energia elétrica, aluguel da oficina, insumos, materiais de limpeza da produção, etc

para cada etapa do serviço É necessário criar um Centro de Custos para cada etapa do serviço Exemplos: corte da matéria-prima, atividades realizadas na bancada, operações realizadas por máquinas, lixamento, pintura, montagem na obra e etc.

Um profissional mais especializado não deve realiza operações simples Atenção para o custo/hora do funcionário Um profissional mais especializado não deve realiza operações simples Cada hora deste profissional deve ser utilizada para realizar operações à altura do seu conhecimento e experiência.

Custos indiretos: não relacionados à produção Custos indiretos: não relacionados à produção. São relacionados à estrutura e área administrativa da empresa.  

Custos indiretos = rateio de despesas administrativas e comerciais Exemplos: salários administração e depto comercial, assessoria, aluguel, seguros, computadores e equipamentos, papelaria, materiais de limpeza

Custos indiretos = rateio de despesas administrativas e comerciais Exemplos: cursos e treinamentos, despesas com água e energia despesas com telefone, investimentos em propaganda (anúncios em revistas, stands de venda), despesas com manutenção do site

A PLANILHA COMO UTILIZAR: Você pode e deve personalizar os campos para deixar a ferramenta adequada às necessidades da sua empresa.

A vantagem da planilha eletrônica é a totalização automática dos valores. A versão para download está disponível juntamente com os demais materiais dessa aula 19.

A planilha de custeio é o Raio X da produção e indica todos os custos envolvidos na fabricação da encomenda.

Esta planilha também está disponível para download junto com os demais materiais da aula 19

PASSO A PASSO DO CUSTEIO DA PRODUÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA SIGA OS “DEZ MANDAMENTOS”: Definir a quantidade de matérias-primas e insumos empregados por artigo final produzido. Determinar os custos das matérias-primas e insumos (que constam na Nota Fiscal emitida pelo fornecedor), postos na fábrica e sem impostos. Definir o pessoal e o número de mão-de-obra direta empregados na fabricação de unidade ou lote de produtos. Destinar, por setor ou atividade, o custo da mão-de-obra envolvida na produção. Este custo é formado por salários, encargos sociais e benefícios desembolsados mensalmente.

Propiciar condições de operação com nível ideal de produção, capacidade instalada, máquinas disponíveis e pessoal de apoio necessário Definir todos os custos indiretos para verificar os recursos mínimos necessários ao funcionamento da empresa. Conhecer o custo de produção de cada componente. Determinar os custos de comercialização, como impostos sobre vendas, comissões, fretes e propaganda. Estabelecer a margem de lucro por produto ou grupo e produtos em percentual ou valor monetário. Calcular o preço de venda do produto.