Apresentação de Monografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções elegantes para problemas recorrentes
Advertisements

Integração de informação proveniente da Web
Universidade Federal do Rio de Janeiro Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação PORTAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNIDADES VIRTUAIS.
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Allan Augusto Campos Andrade
Ferramentas de Engenharia de Software
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
Sistema para Criação e Testes de Modelos Formais
Processos de Software Introdução
Projeto de Sistemas de Software
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Sistema para Gerenciamento de Redes Baseado em Agentes Móveis
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Tópicos em Engenharia de Software II
Arquitetura de Aplicações Web
Amanda Meincke Melo RA:
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Sistema Web para Departamentos
Referências.
Engenharia de Requisitos
Seminário de Andamento UNILASALLE André Sandri Maio 2006 PROFILE EM UML PARA MODELAGEM SIMPLIFICADA DE INTERFACES GRÁFICAS EM APLICATIVOS.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
Desenho de Interface para Sistema de Armazenamento e Distribuição de
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
Grupo 5: Fernando Lourenço Pinho Costa Rafael de Souza Santos
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Rebeca Teodoro da Silva[Voluntário] ;
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Técnico em Informática “ Aprendendo a aprender !!! “
Orientador: Prof. M. Sc. Eng. Elétrica Dalton Luiz Rech Vidor
dbCheck! uma ferramenta para teste de banco de dados
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gabriel Angelo Nazário Orientador: Elton José da Silva
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Rafael Rodrigues da Rosa
Detecção de anomalias no protocolo DNS
C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos
Projeto de Sistemas de Software
Um estudo exploratório da aplicação da engenharia de software orientada a agentes para o desenvolvimento de ferramentas de suporte a comunidades online.
Aluno: Lucas Bucci da Silveira Orientador: Carlos Roberto Lopes
Proposta de Monografia
Ethos: Sistema Distribuído para Suporte ao Comitê de Ética em Pesquisa Autor: Rodrigo Stefani Domingues Orientador: Prof. Dr. Carlos M. T. Toledo Faculdade.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Open Source Software Alexandre João Petetim Leal Ferreira Comunicação e Profissão 2004/2005 Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra.
MAS-ML Tool: Um Ambiente de Modelagem de Sistemas Multi-Agentes
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Luana Müller Orientadora: Profª. Drª. Milene Selbach Silveira.
APLICANDO O PROCESSO DIRIGIDO POR RESPONSABILIDADES PARA A CRIAÇÃO DE UM SUBFRAMEWORK PARA VALIDAÇÃO SINTÁTICA DE FÓRMULAS Autores: Rafael Hornung Simone.
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Introdução à Engenharia de Software
Aluna: Carolina Paloma Gasperoni
TVDesigner Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital Orientador: Prof. Ph.D. Carlos André Guimarães Ferraz Aluno: Djaci.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Introdução à Interação Humano- Computador
Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Interface Homem/Máquina
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Comunicação Assíncrona em Equipes Distribuídas: Requisitos e Meios Utilizados Cleyton Carvalho da Trindade Universidade Federal de.
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa Simone Borges, Helena Reis, Luis Moro, Vinícius.
Transcrição da apresentação:

Apresentação de Monografia Universidade Federal de Ouro Preto Apresentação de Monografia Mistool, uma Ferramenta para Aplicação Colaborativa do Método de Inspeção Semiótica Matheus Morais dos Reis Orientador : Elton José da Silva Co-Orientador: Ângelo Magno de Jesus Ouro Preto, 01/12/2010

Índice 1 – Engenharia Semiótica 2 – Método da Inspeção Semiótica ( MIS ) 3 – Motivação 4 – OriOnGroups 5 – Mistool 6 – Resultados 7 – Conclusões e Trabalhos Futuros

Engenharia Semiótica Teoria que estuda os fenômenos de IHC. Fornece métodos, técnicas e ferramentas. Apoia desenvolvedores tanto na fase de design como avaliação.

Engenharia Semiótica Dois métodos na fase de avaliação: Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), envolve testes com usuários. Método da Inspeção Semiótica (MIS), envolve inspeção.

Método da Inspeção Semiótica (MIS) Objetivo: Reconstrução da metamensagem do designer, caçando casos de inconsistência e ambigüidade no sistema. Como? Examinando uma vasta quantidade de signos a que usuários são expostos assim como sua interação com artefatos computacionais. A metamensagem é composta de um ou mais sistemas de significados.

Método da Inspeção Semiótica (MIS) Nova área de estudos em IHC. Avalia a qualidade da mensagem passada pelo designer. Necessário um ou mais avaliadores. Aplicado em 5 estágios.

Método da Inspeção Semiótica (MIS) Extraído de [de Souza, et al., 2006]

Motivação Falta de ferramentas de apoio ao MIS. Dificuldade em ensiná-lo e aprendê-lo. Finalizar protótipo existente.

O OriOnGroups Desenvolvido em 2002. Ferramenta de apoio a comunidades online. Reestruturado em 2006.

O OriOnGroups

Vantagens e Desvantagens do OriOnGroups Desenvolvido em camadas e módulos, facilmente extensível. Tratamento de Usuários e ações em grupos totalmente implementadas. Desvantagens Desenvolvido em PHP4, linguagem um pouco antiga.

MISTool, uma extensão do OriOnGroups DaoUsuários DaoGrupo DaoPerfilAcademico DaoPerfilProfissional ... OriOnGroups

MISTool Desenvolvido em camadas n-Tier.

MISTool Ferramenta de apoio ao MIS. Utilizado para avaliar sistemas interativos. Ferramenta inovadora em IHC, porém a idéia não é nova.

MISTool Primeira versão suporta as quatro fases iniciais do MIS. X

Vantagens do uso do MISTool Desenvolvedores Fácil manutenção. Boa legibilidade do código. Avaliadores Junção de todas as fases do MIS. Facilidade de comunicação.

Resultados O resultado obtido deste trabalho é um sistema robusto apoiado no MIS e pronto para ser utilizado por profissionais de várias áreas.

Conclusões e Trabalhos Futuros A partir de um protótipo não funcional desenvolveu-se neste trabalho um sistema completo e de qualidade. MISTool supre a necessidade de uma área emergente.

Conclusões e Trabalhos Futuros Sugestões para trabalhos futuros: Testes com usuários. Implementar a quinta fase do MIS. Implementar a possibilidade de convites a avaliadores.

Referências [1] Norman,D.A.,Draper S.W.(1986). Cognitive engineering.User Centered System Design.Erlbaum: Hillsdale, NJ. [2] da Silva,E.J., de Jesus,A.M.,(2010). MISTool: um ambiente colaborativo de apoio ao Método de Inspeção Semiótica. [3] de Souza, C.S., (2005). The semiotic engineering of humancomputer interaction. Cambridge, MA: The MIT Press,2005. [4] da Silva, R.S.,(2006). Projetando uma Nova Estrutura para uma Comunidade Online. Relatório Técnico. Departamento de Computação. Universidade Federal de Ouro Preto. [5] de Souza, C.S., Leitão,C.S, Prates,R.O, da Silva,E.J, (2006) The Semiotic Inspection Method. [6] de Jesus, A.M., (2006) Múltiplos Perfis de Usuário em Comunidades Virtuais: Uma Implementação no OriOnGroups. Projeto Orientado. Departamento de Computação. Universidade Federal de Ouro Preto. [7] PHP Ocial Site [online], disponível na Internet via http://www.php.net/, arquivo capturado em 12 de setembro de 2010. [8] Apache Ocial Site [online], disponível na Internet via http://www.apache.org/, arquivo capturado em 14 de setembro de 2010.

Referências [9] MySQL Ocial Site [online], disponível na Internet via http://www.mysql.com/, arquivo capturado em 14 de setembro de 2010. [10] Eclipse Ocial Site [online], disponível na Internet via www.eclipse.org/galileo/, arquivo capturado em 25 de agosto de 2010. [11] Smarty Ocial Site [online], disponível na Internet via www.smarty.net, arquivo capturado em 01 de setembro de 2010. [12] Carrol,J.M.,(2003) HCI Models, Theories and Frameworks: Toward a multidisciplinary science. San Francisco Morgan Kaufmann Publishers. [13] Carrol,J.M.,(2000) Making Use: Scenario-Based Design of Human-Computer Interactions, MIT Press, Cambridge, MA. [14] Silveira, M.S.,(2002) Metacomunicação Designer-Usuário na Interação Humano-Computador. Tese de Doutorado. Departamento de Informática.PUC-RIO. [15] Woods D.D.,(1994) Observations from studying cognitive systems in context. In Proceedings of the Sixteenth Annual Conference of the Cognitive Science Society (Keynote address) [16] Dowell,J., Long,J.,(1998) Conception of the Cognitive Engineering design problem.Ergonomics, vol.41, 126-139