Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gabinete do Comandante do Exército
Advertisements

BENCHMARKING.
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
A Informatização nas MPEs Paulistas
ABCD da Indústria Química: possibilidades e limitações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
O Ensino de Química a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
SBC Women in Information Technology Gender and regional differences in Brazil: do they really exist? Janne Oeiras Universidade Federal do Pará
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Metodologia Científica e Tecnológica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
A Tabuada.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
EMPREENDEDORISMO “Pesquisa sobre empreendedorismo:Global Entrepreneuriship Monitor –GEM/2006”
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Histórico Desde 1995, a Feira é realizada em diferentes cidades brasileiras, sempre oferecendo oportunidades para o surgimento de novos negócios a.
O BRASIL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS recuperação, desenvolvimento e oportunidades
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
Renda até 2 SM.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Rafael Rodrigues da Rosa
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Curso de Especialização em Educação a Distância
Trabalho realizado por
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,

Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
IF696 - Integração de Dados e DW
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO.
Referências Bibliográficas
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Introdução a Engenharia de Alimentos
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Comitê de Ética em Pesquisa
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Transcrição da apresentação:

Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências   Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Natal/RN 2008

Comunicação Organizacional Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Novas tecnologias Comunicação Organizacional relacionar interagir comunicar

Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Método e metodologia Paradigma da Complexidade (MORIN, 2001): princípio da recursão organizacional, hologramático e dialógico. Pesquisa Exploratória (GIL, 1999), com técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e exploração dos recursos disponibilizados na Web.

Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade

‘Ouvidorias’ virtuais Canal de comunicação facilitador, que, por meio do ouvidor/ombudsman, viabiliza a solução de conflitos e dúvidas, atuando como um colaborador no processo de aperfeiçoamento dos serviços e produtos da organização em que atua. Fale Conosco Ouvidoria Contato Contatos Ouvidoria virtual

? Problema de pesquisa Objetivos Quais as formas propostas pela Instituições de Ensino Superior (IES) para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, por meio das ‘ouvidorias’ virtuais Objetivos Investigar sobre as formas propostas pelas IES para interagir virtualmente com os seus diferentes segmentos de públicos, especificamente por meio das ‘ouvidorias’ virtuais. Propor modelos de ‘ouvidorias’ virtuais que efetivamente atuem como uma ouvidoria e que permitam e facilitem tomadas de decisão.

Referencial teórico Autores como Bueno (2003), França (2003), Giangrande (2006), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), dentre outros, fundamentam as discussões sobre comunicação organizacional. Castells (2003, 2004), Pinho (2003), Primo (2003, 2007), Scroferneker (2006, 2007), Sfez (2000), Wolton (2003, 2004), Woolgar (2002), dentre outros, subsidiam as discussões sobre novas tecnologias e interatividade. Em relação a ouvidorias recorre-se, principalmente, à Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman (ABO).

Processo amostral

2 15 8 28 16

A presença das ‘ouvidorias’ virtuais Nomenclatura utilizada 13,04% Não possuem ‘ouvidorias’ virtuais. 86,96% Possuem ‘ouvidorias’ virtuais. Nomenclatura utilizada 11,54% Fale Conosco 2,56% Ouvidoria 12,82% 42,31% Contato Contatos 30,77% Outros

‘Ouvidores’ virtuais: quem são? 18,67% Identificam o ‘ouvidor’ virtual. Não identificam o ‘ouvidor’ virtual. 81,33%

Troca de mensagens Responderam mensagem enviada. 49,09% 50,91% Não responderam mensagem enviada. 32,14% Todas as questões foram respondidas. Alguns dados foram encaminhados e indicou-se o site. 60,71% Apenas indicou-se site e/ou telefone para contato. 7,14%

Recursos tecnológicos ULBRA-JP ([2008]) UFMS ([2008]) USP ([2008])

Algumas considerações Falta de clareza das IES na utilização desse canal comunicacional. Admite-se que algumas universidades estão buscando o aprimoramento de ferramentas e processos. A criação (ou manutenção) de uma ‘ouvidoria’ virtual não pode ter como única razão o modismo; necessita estar atrelada à política de comunicação da Instituição.

Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR

Micro e Pequenas Empresas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

Micro e Pequenas Empresas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Correspondem mais de 90% das empresas industriais brasileiras (IBGE, 2008); Reconhecem cada vez mais a importância do desenvolvimento tecnológico e da inovação para a competitividade e o crescimento da empresa (SEBRAE, 2007); São fundamentais na geração de emprego e renda, inovações tecnológicas, com visíveis impactos no desenvolvimento econômico e social no Brasil (CNI, 2006). Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias

Micro e Pequenas Empresas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Micro e Pequenas Empresas Novas tecnologias ‘Ouvidoria’ virtual Blog empresarial

Porto Alegre Viamão Uruguaiana O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Porto Alegre Viamão Uruguaiana

? Problema de pesquisa Objetivo O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR ? Problema de pesquisa Quais as possibilidades de utilização das novas tecnologias, especialmente ‘ouvidorias’ virtuais e blogs empresariais, pelas Micro e Pequenas Empresas Objetivo Investigar sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias para a excelência da comunicação virtual das Micro e Pequenas Empresas, em especial, as empresas integrantes da Incubadora RAIAR.

O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Referencial teórico Comunicação organizacional: Bueno (2003), Kunsch (1997, 2002, 2003, 2006), Marchiori (2006), Putnam (2004). Novas tecnologias e interatividade: Castells (2003, 2004), Nielsen e Tahir (2002), Orduña (2007), Orihuela (2007), Primo (2007), Scroferneker (2006, 2007), Wolton (2003, 2004). Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo: Bom Angelo (2003), Dornelas (2003), Casarotto (2000), Relatórios do SEBRAE e GEM.

Realizou-se análise das empresas incubadas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Realizou-se análise das empresas incubadas Buscando identificar onde se localizavam, serviço/produto e disponibilização (ou não) de site. Das empresas incubadas 16 possuem site e quatro não possuem.

Análise dos sites das empresas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Análise dos sites das empresas Formas de interatividade; Posição do logotipo; Utilização do slogan; Seleção de cores; Existência, ou não, de animação; Presença de fotos; Propaganda; Serviços; Localização dos links.

Panorama na utilização de sites pelas empresas incubadas O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Panorama na utilização de sites pelas empresas incubadas

Algumas considerações O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Algumas considerações Heterogeneidade na concepção das homepages. O contato, disponibilizado nas páginas, limitou-se a e-mails remetidos ao Outlook. Das empresas analisadas, nenhuma possui blog, o que leva a supor que desconheçam as possibilidades desse canal de relacionamentos. Observou-se a limitação de recursos computacionais para a efetividade da ‘interatividade virtual’. Houve um significativo aumento de empresas que adotaram site

Novos desafios Construção de modelos’ de ‘ouvidorias’ virtuais, compostos de uma arquitetura computacional e práticas que possibilitem transformá-las em um canal efetivo de comunicação e relacionamentos e, simultaneamente, geradoras de uma gama de informações que auxiliem na tomada de decisão.

O impacto das Novas Tecnologias na Comunicação das Micro e Pequenas Empresas da Incubadora RAIAR Novos desafios Realização de pesquisa mediante entrevistas semi-abertas (DUARTE, 2008), com os representantes das empresas incubadas, sobre o uso das novas tecnologias; Propor, a partir dos resultados da pesquisa, melhorias e/ou implantação de novas tecnologias para as empresas incubadas na RAIAR. Espera-se igualmente, gerar conhecimento sobre a comunicação e novas tecnologias, especialmente sobre sites e blogs para as MPEs.

Obrigado! Site: www.inf.pucrs.br/~ouvir Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Obrigado! Site: www.inf.pucrs.br/~ouvir E-mail: diego.wander@acad.pucrs.br leticia.castilhos@acad.pucrs.br

Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: Intercom 2008 Mídia, ecologia e sociedade Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias: possibilidades e tendências   Cleusa Maria Andrade SCROFERNEKER (orientadora) Diego Wander SILVA (bolsista) Letícia de CASTILHOS (bolsista) Natal/RN 2008