DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Programa aluno pesquisador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa. Reane Franco Goulart
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Capacitação em Educação a Distância
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
Experiências do Grupo NUTED
Atividades à distância
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAS 5° Encontro do GD de TIC 06/08/2015.
Professor(es) Apresentador(es):
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Conteúdos e Cronograma do curso
Docente: Dr. Arthur Vianna
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Prof.: Denilton Silveira de Oliveira Analista de Sistemas Especialista em Gestão de TI MBA Executivo e Gestão de Governo Especialista em Telemática Aplicada a Educação

Ementa Informática e a Era do conhecimento. Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Educação. A função dos recursos tecnológicos e a sua apropriação no tempo e espaço. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); programas educativos. Produção de material didático.

Objetivos 1 Compreender a relação histórica do processo de construção do conhecimento e a tecnologia. Refletir sobre a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação e suas implicações no processo ensino-aprendizagem 2 3 Reconhecer os efeitos positivos e negativos do uso das tecnologias no cotidiano pessoal e profissional. 4 Propiciar reflexão sobre ambientes virtuais de aprendizagem e sobre suas possibilidades de autoria. Identificar e discutir o uso devido de programas educativos. Repensar a produção de material didático em formato digital. 5

Conteúdos Programáticos Unidade 1: Sociedade da Aprendizagem: da informação ao conhecimento Unidade 2: Tecnologias na Educação: um novo desafio docente. 60 h Unidade 3: Rede de conhecimento: um novo contexto de ensino

TOTAL – 05 Encontros de 8h/a cada + 20 h/a para atividades vivenciais. Calendário Sábado Domingo DIA 31/06/2012 DIA 01/07/2012 DIA 07/07/2012 DIA 14/07/2012 DIA 15/07/2012 TOTAL – 05 Encontros de 8h/a cada + 20 h/a para atividades vivenciais.

Avaliação Nota final Participação em: Avaliação Somativa + Atividade em grupo e individual Prova escrita Atividade extra Avaliação Formativa Seminário Avaliação Somativa + Avaliação Formativa

Questionamentos Educação!?! Perplexidade! Quebra de paradigmas! Competitividade! Qual o papel da educação nesse novo contexto? E na era na Informação??

Papel do docente Novos tempos Nova formas de ensinar Integrar tecnologias Variar o formato das aulas Novos tempos Explorar a Comunicação virtual Nova formas de ensinar Mediador da aprendizagem Valorizar a experiência

Email, Orkut, Facebook, Twitter Opções de comunicação virtual Futuro da educação? Domínio da tecnologia? Plataformas de EAD Intercâmbio e colaboração, Portfólio, debate, integração Blogs, fóruns, chats Comunicação, agilidade Email, Orkut, Facebook, Twitter Sites, links, hipertexto Internet

Metodologia Informação Conhecimento À DISTÂNCIA INTERNET PRESENCIAL BLOG EMAIL FORUM PESQUISA PRESENCIAL Textos Seminários Prova escrita Aulas expositivas Trabalhos em grupo Atividades à distância Text Conhecimento

Roteiro – 1° Encontro Apresentação do professor e da turma. Apresentação da Ementa do curso. Informática Básica – Apresentação. Vídeo – TCP-IP Legendado.

Roteiro – 2° Encontro Iniciando o assunto: Apresentação – Informática na Escola Vídeo: Um buraco no muro Contornos Arquitetônicos (Apresentação – Professor) Organização dos grupos - Divisão de grupos para leitura e reflexão dos textos:.

Roteiro – 01/07 - Manhã Apresentação do vídeo sobre a convergência das Mídias. O que é convergência das mídias? Em ppt pelo professor A sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informação em Conhecimento. Oque é Cultura Digital? Redes Sociais na Internet: potencializando interações sociais. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis...relações construídas. Discussão dos textos pelos grupos. Apresentação do vídeo sobre Redes Sociais

Roteiro – 07/07 - Manhã Roteiro do Dia - Apresentação; Vídeo – Comercial do Milênio Vídeo – Numbers Contornos Arquitetônicos – Apresentação Vídeo – A máquina somos nós Pensando EAD. Produção de conhecimento em EAD - Apresentação Ambiente Moodle - Apresentação. Texto – O trabalho do Prof. E as novas tecnologias: Divisão e distribuição do texto nos grupos.

Roteiro – 07/07 - Tarde Texto – O trabalho do Prof. E as novas tecnologias: Preparação para o debate. Debate do texto. Vídeo – Movimento e cidadania

Roteiro – 14/07 - Manhã Roteiro – 14/07 - Tarde Roteiro do Dia - Apresentação; Pensando EAD. Produção de conhecimento em EAD - Apresentação Ambiente Moodle - Apresentação. Participação no ambiente EAD (relatório). Roteiro – 14/07 - Tarde Apresentação dos Relatórios de visita pelos grupos: Apresentação. Comentários e discussão.

Roteiro – 15/07 - Manhã Apresentação dos Seminários pelos grupos: Comentários e discussão. Vídeo – Movimento e cidadania