III Encontro de Boas Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Como produzir um jornal escolar
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Programa aluno pesquisador
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
III Encontro de Boas Práticas
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Pederneiras- São Paulo
III Encontro de Boas Práticas
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Projeto de Recuperação
Coordenação do núcleo pedagógico/ oficina pedagógica ef-cii E EM
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Decisões.
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
III Encontro de Boas Práticas
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
III Encontro de Boas Práticas
Portal Educacional Clickideia
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
1ª Formação de Professores Coordenadores
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Transcrição da apresentação:

III Encontro de Boas Práticas Formação Continuada dos Professores Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Prof Daniel Paulo Verano Pontes Projeto: Planejamento e Ação

OBJETIVOS Oferecer ferramentas de apoio à professora de Português das 8ª séries para suprir as defasagens pedagógicas (leitura e escrita) constatadas na análise do desempenho dos alunos Ajustar o conteúdo da Proposta Curricular de 8ª Série do Estado de SP para o real nível de desempenho dos alunos Público Alvo: 187 alunos das oitavas séries

JUSTIFICATIVA A defasagem entre a Proposta Curricular do Estado e o nível de desempenho dos alunos levava a: Baixos índices de participação dos alunos nas aulas Estagnação nos indicadores de desempenho dos alunos Desmotivação dos professores

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Apoio da equipe gestora da escola Montagem de uma equipe de trabalho: coordenadora pedagógica, professora de Português, Pedagoga e Facilitadora de Parceria Comprometimento e disponibilidade para elaboração coletiva do planejamento semanal e viabilização pela direção da inserção do projeto na grade curricular e no calendário escolar Recursos pedagógicos da escola

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 1º passo: Mediante resultados das Avaliações, a professora de Português das 8ª séries solicitou apoio da equipe gestora e parceria – dez 2010 2º passo: Contratação de pedagoga para assessoria direta (em sala de aula) à professora de Português das 8ª séries. 3º passo – Discussão para Implantação do Projeto: equipe gestora, Facilitadora, professora e especialista do Getep- fev 2011

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 4º passo: Sondagem avaliativa ( verificação da situação real do desempenho dos alunos em Leitura e Escrita) Org. da Página Letra Maiúscula Segmenta- ção Pontuação Ortografia Acentuação Investi- mento 8aA 5,0 4,5 3,0 4,3 4,7 6,3 8aB 5,6 2,7 3,5 4,4 5,9 8aC 3,3 2,4 3,4 3,7 8aD 1,9 2,1 8aE 3,9 1,8 1,3 4,1 3,2

PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 5º passo: Elaboração de um Planejamento Estratégico a partir dos aspectos observados na sondagem inicial, mantendo as diretrizes da Proposta Curricular do Estado de SP. 6º passo: Implantação do Projeto 7

CRONOGRAMA DE AÇÃO Cronograma do trabalho: 4h e meia / semana Público- alvo: 5 turmas de 8ª séries (aulas de Português) 1h / semana: Elaboração do plano com a professora de Português 3h e meia / semana: Acompanhamento da especialista em sala de aula com a professora de Português

Planejamento e Ação Ex: Trabalho “Carta do Leitor”

Exemplo de ajuste no trabalho com o caderno curricular do Estado Previsão do tempo previsto no caderno curricular do Estado: 6 a 8 aulas – 50 min Tempo real utilizado para o desenvolvimento do trabalho Carta do Leitor pela professora de Português: 15 aulas – 50 min

Planejamento e Ação - Trabalho “Carta do Leitor” 1- Conhecimento prévio sobre Carta do Leitor - 2- Apresentação de vários modelos de carta do Leitor 3- Análise da tipologia textual ( argumentação) 4- Busca de um assunto de interesse em revista/jornal da semana para a elaboração da carta 5- Escrita da 1ª versão da carta 6- Devolutiva aos alunos e reescrita 7- Digitação da carta do leitor na sala de informática 8- Avaliação bimestral com o foco na carta ao leitor 9- Exposição de cartas

Carta ao Leitor – Apresentação de vários modelos de carta do Leitor

Carta do Leitor – Busca de um assunto de interesse dos alunos em revista/jornal para a elaboração da carta

Carta ao Leitor – Escrita da 1ª versão da carta

Carta ao Leitor – Devolutiva e reescrita

Carta ao Leitor- Digitação da carta do leitor na sala de informática

DESAFIOS ENCONTRADOS Garantir o cumprimento do planejamento nos outros dias da semana, sem a presença da pedagoga em sala de aula Baixos índices de frequência dos alunos das 8ª séries nas aulas regulares

SOLUÇÕES DESENCADEADAS Contratação de uma estagiária para auxiliar o professor de Português, em sala de aula, a fim de que o Planejamento pudesse ser cumprido. Construção de parceria entre a professora de Português e especialista em ensino/aprendizagem (aspectos emocionais e operacionais)

RESULTADOS Resultados Qualitativos Professora apoiada, preparada e confiante em si própria para trabalhar com as defasagens cognitivas dos alunos na sala de aula Alunos mais motivados e participativos Ampliação do apoio da especialista com a professora de Português das 7ª séries (desde junho) Após sucesso da professora de Português da 8ª série, outros professores solicitaram assessoria da especialista (início em 24 de setembro)

Média/ Sondagem Inicial - fevereiro RESULTADOS Quantitativos Evolução Média nas produções escritas: (Org. da Página, Letra Maiúscula, Segmentação, Pontuação Ortografia, Acentuação, Investimento) Classe Média/ Sondagem Inicial - fevereiro Média / Resenha junho Média / Cartas setembro 8a A 5,0 8 8,5 8a B 4,5 7,5 7 8a C 3,5 6 8a D 8a E 5,5 Média da 8ª série 4 6.6 7.1

RESULTADOS Quantitativos ( 21

Case do Sucesso - Aluno Gustavo Costa - 8ª E Fevereiro 2011 Agosto 2011 Problemas disciplinares Alto índice de faltas nas aulas Falta de interesse nas aulas Dificuldade de leitura e escrita Melhora no comportamento Maior assiduidade às aulas Maior interesse nas aulas - solicita ajuda quando não compreende Maior comprometimento- entrega as produções nos prazos determinados pela professora

Gustavo Costa- Março/Agosto Abril

Gustavo Costa- Março/Agosto Junho Agosto

Gustavo Costa: Março – Agosto

Gustavo Oliveira Costa - 8ªE  São Paulo, 12 de agosto de 2011 A Revista: Superinteressante Referente a reportagem : Dono de zoológico vai passar 35 dias trancado em jaula com casal de leões . Gostei da reportagem porque foi a primeira vez que vi alguém colocar sua vida em risco por causa de animais . Não ficaria na jaula por causa de espécie alguma, acho que ficaria na jaula somente pela minha mãe. Deve ter outras formas de conseguir dinheiro sem colocar sua vida em risco .   Agradeço sua atenção, Gustavo Oliveira

Fase inicial – Diagnóstico do nível de proficiência dos alunos

Desenvolvimento do Trabalho: Carta do Leitor . Sequências Didáticas: do mais simples para o mais complexo, mantendo a estrutura do caderno curricular do estado

Reunião de planejamento, monitoramento e avaliação com a equipe gestora, professora e especialista

Construção do trabalho em equipe: Educação é a gente que faz!

Apoio da Equipe Gestora e da empresária Diretora, empresária e vice-diretora

Parceria de trabalho: professora da escola e especialista

PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA Entre em contato Nome: Ana Maria Marques Cargo: Diretor de Escola Email: anamarques@professor.sp.gov.br Telefone: 37680900

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- Ensino Fundamental- Ciclo II e Médio Coleção ALP ( FTD) Aula nota 10 ( Doug Lemov) Sites para pesquisa: ( revista Super Interessante e Ciência de Hoje para Criança e Portal do professor do governo)