Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro

BRTs PLANEJADOS PARA O RIO

Características dos veículos BRT’S NO RIO DE JANEIRO Veículo padrão das linhas troncais - articulado e bi-articulado Características dos veículos portas no lado esquerdo piso elevado a 95 cm do solo capacidade para 160 a 200 passageiros (18 a 23 m) nos articulados e para até 260 passageiros (28 m) nos bi-articulados sem catraca interna

CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE BRT’S Estações

CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE BRT’S Estações O projeto das estações permite a combinação de módulos de tal forma que seja possível, nas estações duplas, a parada simultânea dos serviços expresso e parador em cada sentido (até 3 ônibus).

CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE BRT’S Estações Em todas as estações será possível a ultrapassagem pelas linhas expressas.

Santa Cruz - Guaratiba - Recreio - Barra BRT TRANSOESTE Santa Cruz - Guaratiba - Recreio - Barra

BRT TRANSOESTE Traçado

BRT TRANSOESTE Características Principais Extensão: 56 km entre Santa Cruz e Jardim Oceânico e Cesário de Melo até o Centro de Campo Grande Implantação do Túnel da Grota Funda - 2 galerias - 1.100m cada. Via Exclusiva para Transporte Coletivo (BRT) Previsão de passageiros transportados: 135.000 no início da operação, considerando apenas a racionalização da rede da AP-5; Previsão de 50 estações e 4 terminais para o BRT 45 estações para o serviço parador e 5 estações para o serviço expresso; 1 faixa com 3,5m de largura, por sentido, com ultrapassagem nas estações; Integração com a Linha 4 do Metrô e com os BRTs Transcarioca e Transolímpica; Frota prevista para as linhas troncais: 110 ônibus articulados no início de operação; Custo previsto: US$ 400 milhões Recursos próprios da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Início: Agosto/ 2010 Término previsto: Junho/ 2012

BRT TRANSOESTE Ponte sobre o Canal Sernambetiba 10 BRT TRANSOESTE Ponte sobre o Canal Sernambetiba

BRT TRANSOESTE Ganho de Tempo 11 BRT TRANSOESTE Ganho de Tempo Tempo de viagem (min) Jd. Oceânico - Jd. Cinco Marias Serviços utilizados pelo passageiro: Cenário sem BRT: 1 linha comum Cenário com BRT: TRANSOESTE Sem BRT Com BRT

Barra - Madureira - Penha - Aeroporto BRT TRANCARIOCA Barra - Madureira - Penha - Aeroporto

BRT TRANSCARIOCA Traçado

BRT TRANSCARIOCA Características Principais Extensão: 39 km - Barra - Penha - Aeroporto (1ª e 2ª Etapas) Composto por: linhas troncais expressas e paradoras 4 terminais: Alvorada, Penha, Ilha do Governador e Galeão 9 estações duplas 35 estações simples Previsão de transportar 500.000 passageiros/dia. Frota prevista para as linhas troncais: 217 ônibus articulados Custo Previsto: US$ 800 milhões Financiamento do BNDES Inicio previsto: Janeiro/2011 Termino previsto: Dezembro/2013 Desapropriações: + 3000 unidades

BRT TRANSCARIOCA Ganho de Tempo 15 BRT TRANSCARIOCA Ganho de Tempo Tempo de viagem (min) 96 47 -49 Sem BRT Com BRT Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) - Penha Serviços utilizados pelo passageiro: Cenário sem BRT: 2 linhas comuns Cenário com BRT: TRANSCARIOCA

Recreio - Jacarepaguá - Deodoro BRT TRANSOLÍMPICA Recreio - Jacarepaguá - Deodoro

BRT TRANSOLÍMPICA Traçado

BRT TRANSOLÍMPICA Características Principais Extensão: 26 km 20 km eixo principal (via expressa/arterial e BRT) 3 km adicionais (BRT) 1,5 km de túnel por sentido 1,39 km pontes/ viadutos Via Exclusiva para Transporte Coletivo (BRT) Previsão de passageiros transportados: 95.000; Previsão de 16 estações e 2 terminais para o BRT 1 faixa com 3,5m de largura, por sentido, com ultrapassagem nas estações; Integração com o trem em Deodoro e com a rede de BRTs: Transcarioca, Transoeste e Transbrasil; Frota prevista para as linhas troncais: 86 ônibus articulados; Recursos da Prefeitura e da Concessão; Início: Janeiro/ 2012; Término previsto: Janeiro /2016;

BRT TRANSOLÍMPICA Ganho de Tempo 19 BRT TRANSOLÍMPICA Ganho de Tempo Tempo de viagem (min) 110 Deodoro - Recreio (Américas/ Salvador Allende) Serviços utilizados pelo passageiro: Cenário sem BRT: até 3 linhas comuns Cenário com BRT: TRANSOLÍMPICA 40 -70 Sem BRT Com BRT

CENTRO DO RIO DE JANEIRO BRT TRANSBRASIL Deodoro - Centro CENTRO DO RIO DE JANEIRO DEODORO

BRT TRANSBRASIL Traçado

BRT TRANSBRASIL Características Principais Extensão: 31 km (1ª Fase - Deodoro ao Centro) Via Exclusiva para Transporte Coletivo (BRT) Projeto em fase de adequação (parceria com Estado); Previsão de transportar 40 mil passageiros/hora pico; Previsão de 26 estações e 5 terminais para o BRT 2 faixas com 3,5m de largura cada, por sentido; Traçado de Deodoro ao Centro, contemplando integrações: metropolitanas (Dutra e Washington Luiz), Transcarioca e Transolímpica; Para elevar a capacidade do corredor estão sendo previstos diferentes tipos de serviços (diretos, semi-diretos, paradores); Redução de tempo de viagem prevista: até 49 minutos; Custo previsto: R$ 1,3 bilhão Recursos em negociação PAC Mobilidade Início: Janeiro / 2012 Término previsto: Dezembro /2014

BRT TRANSBRASIL Características Principais O BRT TRANSBRASIL apresenta algumas características que o diferenciam da maioria dos BRTs já implantados... Será, provavelmente, o corredor com maior demanda dentre todos já projetados e implantados no mundo; Poderá se tornar, portanto, uma referência mundial; Ao longo de quase 30 km (entre Deodoro e Francisco Bicalho) não apresenta cruzamento em nível; É atendido por vários terminais intermediários (Margaridas, Missões e Manguinhos) conectando o sistema a corredores de elevadíssima demanda, possibilitando a criação de diversos tipos de serviços; Na maior parte do corredor, o acesso às estações será em desnível (através de passarelas); Diferentemente dos demais corredores em estudo no Município, o BRT TransBrasil atinge o centro da cidade, região de maior atração de viagens.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO MUITO OBRIGADO. PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES