Atendimento Integrado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PERSPECTIVA CONCEITUAL
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Quanto pesa no varejo? Outubro – Dezembro / 2013.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
DADOS DE SÃO PAULO. DADOS DE SÃO PAULO FLAGRANTES.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
V Congresso de Dirigentes
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Comissão Social Inter-freguesias de Camarate, Prior Velho e Sacavém Reunião de CLAS
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Plano de Metas 2009 Fechamento de dezembro/2009. Associados Bateram a meta: 61 agências (81,33%) Não bateram: 14 agências (18,67%)
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Transcrição da apresentação:

Atendimento Integrado SAASI – Concelho de Loures SAASI – Concelho de Loures SAASI – CONCELHO DE LOURES Atendimento Integrado Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado – Loures 7 de Dezembro de 2012

SAASI – Concelho de Loures O Modelo de Funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado (SAASI) foi aprovado em Fevereiro de 2011 pelo Conselho Local de Ação Social de Loures. Em 1 de Abril de 2011 iniciou-se o Atendimento/Acompanhamento Social integrado nas 18 Freguesias do Concelho de Loures, tendo sido assinado o protocolo de parceria com as 22 Entidades no dia 11 de Maio de 2012. Instituto da Segurança Social Câmara Municipal de Loures Junta de Freguesia de Apelação Junta de Freguesia de Bobadela Junta de Freguesia de Bucelas Junta de Freguesia de Camarate Junta de Freguesia de Fanhões Junta de Freguesia de Frielas Junta de Freguesia de Lousa Junta de Freguesia de Moscavide Junta de Freguesia de Portela Junta de Freguesia do Prior Velho Junta de Freguesia de Sacavém Junta de Freguesia de São João da Talha Junta de Freguesia de São Julião do Tojal Junta de Freguesia de St. Antão do Tojal Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros Junta de Freguesia de Santa Iria de Azóia Junta de Freguesia de Unhos Associação Luís Pereira da Mota Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros Santa Casa da Misericórdia de Loures 7 de Dezembro de 2012

SAASI – Concelho de Loures O modelo “rege-se pelos princípios do trabalho em parceria, territorialização da intervenção e participação de todos os intervenientes” e centra-se no indivíduo, na família e na comunidade, priorizando a utilização dos recursos existentes. O atendimento à população residente no Concelho em situação de vulnerabilidade (SAASIL), é assegurado por 22 técnicos superiores, designados por gestores de casos. 7 de Dezembro de 2012

SAASI – CONCELHO DE LOURES A operacionalização do Atendimento Integrado é da responsabilidade da Equipa de Coordenação (representante da Câmara Municipal de Loures e representante do Centro Distrital de Lisboa – ISS.IP - Equipa Local de Loures), que efectua acompanhamento e apoio técnico aos gestores de caso e a monitorização e avaliação dos indicadores, sendo realizadas duas reuniões semanais, uma por equipa: Equipa Territorial Norte e Equipa Territorial Oriental. 7 de Dezembro de 2012

Equipa Territorial Norte SAASI – CONCELHO DE LOURES Funcionamento: Equipa Territorial Norte Assegura o atendimento/acompanhamento dos indivíduos e famílias residentes nas Freguesias de Bucelas, Fanhões, Frielas, Loures, Lousa, Santo Antão do Tojal, Santo António dos Cavaleiros e São Julião do Tojal. É constituída por 9 técnicos gestores de casos: 3 da Câmara Municipal de Loures 1 da Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros 1 da Junta de Freguesia de São Julião 1 da Santa Casa da Misericórdia de Loures 1 do Centro Cultural e Social de Santo António de Cavaleiros (através do acordo de cooperação atípico para a resposta social Centro Comunitário) 2 da Associação Luís Pereira da Mota (com acordo de cooperação atípico para a resposta social Atendimento/Acompanhamento para a população residente na Freguesia de Loures 7 de Dezembro de 2012

Equipa Territorial Oriental SAASI – CONCELHO DE LOURES Equipa Territorial Oriental Assegura o atendimento/acompanhamento dos indivíduos e famílias residentes nas Freguesias da Apelação, Bobadela, Camarate, Moscavide, Portela, Prior Velho, Sacavém, Santa Iria da Azóia , São João da Talha e Unhos. É constituída por 13 técnicos gestores de casos: 9 da Câmara Municipal de Loures 1 da Junta de Freguesia de Moscavide, 1 da Junta de Freguesia de São João da Talha 1 da Junta de Freguesia de Santa Iria da Azóia 1 Técnico das Juntas de Freguesia de Camarate, Sacavém e Prior Velho 7 de Dezembro de 2012

Nº total de Atendimentos: 4445 Problemáticas Dominantes SAASI – CONCELHO DE LOURES Atendimentos efetuados de Janeiro a Outubro/2012: Nº total de Atendimentos: 4445 Agregados Familiares: 3598 Indivíduos Isolados: 847 Problemáticas Dominantes Ausência/Baixos Rendimentos 2154 Problemas de Saúde 934 Monoparentalidade 318 Habitação 167 Dependência 127 7 de Dezembro de 2012 7

Grupos de Risco 1688 568 335 Encaminhamentos 770 706 376 SAASI – CONCELHO DE LOURES Grupos de Risco Desemprego 1688 Idosos 568 Monoparentalidade 335 Encaminhamentos Banco Alimentar 770 Loja Solidária 706 RSI 376 7 de Dezembro de 2012 8

SAASI – CONCELHO DE LOURES Atendimentos Problemáticas Grupos de Risco Encaminhamentos Bucelas 48 Rendimentos: 27 Saúde: 8 Desempregados: 27 Idosos: 8 B. Alim.: 15 GIP: 10 Fanhões 65 Rendimentos: 37 Saúde: 12 Desempregados: 34 Idosos: 12 Loja Solidária: 15 B. Alim.: 10 Frielas 72 Rendimentos: 43 Saúde: 10 Desempregados: 30 Idosos: 20 B. Alim.: 22 C. Dep e CSI: 7 Loures 449 Rendimentos: 123 Saúde: 94 Desempregados: 186 Idosos: 80 B. Alim.: 153 RSI: 42 Lousa 50 Saúde: 7 Desempregados: 26 Idosos: 10 RSI: 10 GIP:8 Loja Solidária: 8 SAC 880 Rendimentos: 316 Saúde: 144 Desempregados: 359 Monoparentalidade: 115 B. Alim.: 276 GIP: 116 SAT 154 Rendimentos: 89 Saúde: 26 Desempregados: 72 Idosos: 19 B. Alim.: 43 RSI: 28 SJT 221 Rendimentos: 94 Saúde: 25 Desempregados: 66 Imigração: 33 B. Alim.: 25 RSI: 21 7 de Dezembro de 2012 9

SAASI – CONCELHO DE LOURES Atendimentos Problemáticas Grupos de Risco Encaminhamentos Apelação 289 Saúde: 106 Rendimentos: 98 Desempregados: 132 Idosos: 51 Loja Solidária: 93 RSI: 52 Bobadela 74 Rendimentos: 38 Saúde: 15 Desempregados: 28 Idosos: 17 Loja Solidária: 10 B. Alim.: 8 Camarate 623 Rendimentos: 412 Saúde: 101 Desempregados: 235 Idosos: 110 Loja Solidária: 229 RSI: 37 Moscavide 316 Rendimentos: 219 Saúde: 51 Desempregados: 141 Idosos: 74 Loja Solidária: 107 RSI: 16 Portela 109 Saúde: 37 Rendimentos: 33 Idosos: 35 Desempregados: 27 Loja Solidária: 19 Complemento. Dep.: 8 7 de Dezembro de 2012 10

SAASI – CONCELHO DE LOURES Atendimentos Problemáticas Grupos de Risco Encaminhamentos Prior Velho 209 Rendimentos: 72 Saúde: 52 Desempregados: 85 Idosos: 27 Loja Solidária: 50 B. Alim.: 17 Sacavém 310 Rendimentos: 193 Desempregados: 169 Idosos: 57 B. Alim.: 47 Loja Solidária: 37 S. Iria 216 Rendimentos: 119 Saúde: 36 Desempregados: 93 Idosos: 38 B. Alim.: 62 RSI: 25 S.J. Talha 176 Rendimentos: 106 Saúde: 30 Desempregados: 69 Idosos: 41 RSI: 23 IEFP: 17 Unhos 184 Rendimentos: 111 Saúde: 42 Desempregados: 95 Idosos: 33 Loja Solidaria: 73 B.Alim: 28 7 de Dezembro de 2012 11

SAASI – CONCELHO DE LOURES Apoios Económicos De janeiro a outubro foram elaboradas 298 propostas de apoio económico num total de €68.008,00 7 de Dezembro de 2012

Apoio Económico na Rubrica de Carência, por Freguesia SAASI – CONCELHO DE LOURES Apoio Económico na Rubrica de Carência, por Freguesia 7 de Dezembro de 2012

Finalidade do Apoio Económico na Rubrica de Carência SAASI – CONCELHO DE LOURES Finalidade do Apoio Económico na Rubrica de Carência 7 de Dezembro de 2012

SAASI – CONCELHO DE LOURES Outros Apoios Económicos (âmbito do Acordo de Cooperação atípico para a resposta social Centro Comunitário): 7 de Dezembro de 2012

Resposta Social – Lar Idosos: SAASI – CONCELHO DE LOURES Resposta Social – Lar Idosos: De janeiro a outubro de 2012, foram sinalizados 110 casos de pedidos de integração de idosos em lar, destes pedidos foram dadas respostas a 29 situações. Encontram-se ainda pendentes de admissão 81 situações. Neste mesmo período foram apoiados financeiramente 114 idosos em Lar Lucrativo. 7 de Dezembro de 2012

Resposta Social – Lar Residencial (Deficiência): SAASI – CONCELHO DE LOURES Resposta Social – Lar Residencial (Deficiência): De janeiro a outubro de 2012, foram sinalizados 8 casos de pedidos de integração em lar Residencial para indivíduos portadores de deficiência, destes pedidos foram dadas respostas a 2 situações. Encontram-se ainda pendentes de admissão 6 situações. No mesmo período foram apoiadas financeiramente 11 pessoas com deficiência em Colégios de Educação Especial (competência do Ministério da Educação) tendo sido 4 iniciados em 2012. 7 de Dezembro de 2012

Potencialidades do SAASIL: SAASI – CONCELHO DE LOURES Potencialidades do SAASIL: Harmonização dos Conceitos e Processo Familiar; Diminuição/ inexistência de duplicidade de intervenção; Aumento da privacidade/ individualidade do utente; As situações deixam de ser “encaminhadas” de um Serviço para o outro; Diminuição da morosidade das respostas; Capacidade de resposta a um maior número de utentes; Maior rentabilização dos recursos humanos; Uma conceção mais ampla da Ação Social, todos os Serviços e instituições da Comunidade assumem a responsabilidade na intervenção social; Maior capacidade de resposta aos problemas dos Indivíduos e famílias em tempo útil. 7 de Dezembro de 2012

Principais constrangimentos: SAASI – CONCELHO DE LOURES Principais constrangimentos: A informatização dos Processos implica a deslocação dos técnicos às instalações da Segurança Social; Insuficiente nº de respostas ao nível do Emprego, para a inserção profissional dos indivíduos/famílias; Insuficiência de Respostas Sociais (principalmente creches e Lares para Idosos e deficiência); Inexistência de centros de acolhimento para sem abrigo no concelho; Bancos alimentares / Cantinas sociais com insuficiente capacidade de resposta a novas solicitações; Insuficiência de IPSS com banco de medicamentos e banco de bens doados; Valor de renda do mercado livre de arrendamento muito elevado; Insuficientes respostas ao nível do arrendamento social (só existem respostas ao nível dos agregados inscritos no Programa Especial de Realojamento); Os atendimentos descentralizados nas 18 freguesias implicam uma gestão das deslocações nem sempre facilitadora para os técnicos. 7 de Dezembro de 2012

SAASI – CONCELHO DE LOURES Obrigada 7 de Dezembro de 2012