Estudos de Caracterização

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Transcrição da apresentação:

Estudos de Caracterização Enquadramento O Estudo de Caracterização Social, Económica, Contratual do Mercado do Bolhão é uma iniciativa da Porto Vivo, SRU que declarou o Mercado do Bolhão como Unidade de Intervenção e estabeleceu para este a elaboração de um Documento Estratégico a realizar em duas fases. Este trabalho corresponde à primeira fase do Documento Estratégico: Estudos de Caracterização

Vectores de análise Objectivos Funcionamento do mercado Evolução do mercado Situação contratual Situação económica Situação social Vectores de análise MERCADO Levantamento e caracterização da entidade física COMERCIANTES que lá desenvolvem a sua actividade PÚBLICO servido pelas suas funções

Metodologia Enquadramento Levantamentos Inquéritos Na envolvente Conservação Ocupação Inquéritos Comerciantes Clientes

População 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 1970 1981 1991 2001 Ano Censitário População Residente Aldoar Bonfim Campanhã Cedofeita Foz do Douro Lordelo do Ouro Massarelos Miragaia Nevogilde Paranhos Ramalde Santo Ildefonso São Nicolau Sé Vitória

O Mercado do Bolhão tem um carácter próprio. Contexto O Mercado do Bolhão tem um carácter próprio. Existem funções específicas instaladas no Mercado que não são sobrepostas pelas da sua envolvente, tão rica e diversa nas actividades que a compõem.

Envolvente rica e diversa em actividades Envolvente rica e diversa em actividades. Predominam as relacionadas com o vestuário Dois tipos de actividades que interagem com as existentes no Bolhão Comércio Tradicional (mercearias) Supermercados

Caracterização Funcional Lojas exteriores similares em termos de actividades à da sua envolvente Excepções: Lojas de cestaria e artesanato Casa Hortícola (sementes)

Caracterização Funcional Galeria Piso Térreo Norte: Terrado - hortaliça Sul: Talhos Cerca de 50% das lojas estão desocupadas Piso Térreo Mistura de actividades – falta de sectorização Muitos espaços utilizados para arrumos (cerca de um terço) Especialidades: flores, fruta, hortaliça, peixarias, animais vivos O Mercado distribui-se por dois pisos:

Caracterização Funcional Galeria Piso Térreo Mistura de actividades – falta de sectorização Muitos espaços utilizados para arrumos (cerca de um terço) Especificidades: flores, fruta, hortaliça, peixarias, animais vivos Galeria Norte: Terrado - hortaliça Sul: Talhos Cerca de 50% das lojas estão desocupadas O Mercado distribui-se por dois pisos:

Ocupação funcional Actividades principais Aves / Frangos vivos 2,5% 3,4% 5,0% 5,8% 8,3% 13,3% 14,2% 17,5% 22,5% Aves / Frangos vivos Ovos Caseiros Restauração Artesanato Plantas Outro Alimentar Pão Outro Não Alimentar Fruta Peixe Flores Carne Hortaliça

Acessibilidade Estacionamento Transportes públicos Na envolvente adjacente ao Mercado o estacionamento na via pública é inexistente Existem vários parques com custo variável mas que se pode considerar, em geral, elevado A pé 33% Automóvel 9% Autocarro 52% Comboio 3% Metro Transportes públicos Estação de Metro Cobertura pelas linhas dos STCP é boa, servindo essencialmente a zona nascente do Porto, Valongo e Gondomar

Cargas e Descargas Operações de C/D ascendem a cerca de 1400 / mês (70 diárias) 28 134 614 148 112 92 47 14 48 96 24 29 31 7 4 5h 6h 7h 8h 9h 10h 11h 12h 14h 15h 16h 17h 18h 19h 20h Problemáticas a partir da hora de ponta Falta de infraestruturas de apoio adequadas

Perfil do comerciante do Mercado Idade Sexo 19,2% 80,8% Masculino Feminino 30,80% 28,30% 26,70% 8,30% 4,20% 0,80% 0,80% 0,00% Inferior De 20- De 25- De 30- De 40- De 50- De 60- Superior a 20 24 anos 29 anos 39 anos 49 anos 59 anos 64 anos a 64 anos anos Média da idade: 61 anos. Antiguidade média: 31 anos

Dependência económica e volume de negócio 55% 12,50% 5,80% 1,70% 2,50% 0% 22,50% Inferior a 2500€ 2500€ a 5000€ 5001€ a 10000€ 10001€ a 20000€ 20001€ a 50000€ Superior a 50000€ NS/NR 4,20% 0,00% 0,80% 90,80% NS/NR No Bolhão Noutro Mercado Noutro Local Não tem mais nenhum 55% tem um volume de vendas inferior a 2.500€ / mês

Importância da realização de obras 95,8% dos inquiridos responderam afirmativamente quanto à importância de obras de reabilitação Horário de Funcionamento (actualmente 7h-17h) Novos horários: os comerciantes demonstram vontade para trabalhar até mais tarde, em conformidade com o horário de todo o resto do comércio (até às 19:00/20:00) e também ao Sábado à tarde. Introdução de novas actividades Cerca de 27% dos comerciantes sugerem restaurantes Outras actividades sugeridas: lazer, cultura, mas também outros produtos (vestuário e sapatarias)

Perfil do comerciante das lojas exteriores Idade Sexo 48,5% 51,5% Masculino Feminino 0,00% 3,00% 30,30% 27,30% 15,20% 21,20% Inferior a 20 anos De 20- 24 anos De 25- 29 anos De 30- 39 anos De 40- 49 anos De 50- 59 anos De 60- 64 anos Superior a 64 Média da idade: 55 anos Antiguidade média: 29 anos

Propriedade e volume de negócio 66,70% 3,00% 18,20% 12,10% Proprietário Familiar Empresa Outro 3% 9,10% 24,20% 6,10% 48,50% Inferior a 2500€ 2500€ a 5000€ 5001€ a 10000€ 10001€ a 20000€ 20001€ a 50000€ Superior a 50000€ NS/NR 76,5% dos inquiridos afirma que a facturação da loja é acima de 5.000€ (excluídos os que não responderam)

Importância da realização de obras Todos os inquiridos responderam afirmativamente quanto à importância de obras de reabilitação Número de empregados 78,8% dos comerciantes têm empregados a cargo. Nas lojas exteriores com empregados sem afinidade familiar trabalha uma média de 6 empregados a tempo inteiro Introdução de novas actividades Tal como os comerciantes do Mercado, os das lojas exterior salientam, como novas actividades a introduzir, a restauração, e actividades de cultura e lazer.

Perfil do cliente do Mercado Idade Sexo 24,0% 76,0% Masculino Feminino 1,70% 2,60% 3,90% 9,10% 8,70% 22,90% 5,20% 45,50% Inferior a 20 anos De 20- 24 anos De 25- 29 anos De 30- 39 anos De 40- 49 anos De 50- 59 anos De 60- 64 anos Superior a 64 Média da idade: 62 anos

Clientes: Razão da escolha do Bolhão como local de compra 22,10% 35,90% 11,30% 10,80% 5,20% 3,90% 3,50% 2,20% 1,30% NS/NR Procura alimentos realmente frescos Procura produtos a bom preço Por outra razão Procura atendimento personalizado Procura produtos tradicionais/regionais/artesanais Procura produtos naturais Procura alimentos saudáveis de qualidade Procura alimentos vendidos avulso Procura alimentos directamente do produtor

Clientes: Compras efectuadas e valor médio das mesmas 21,20% 32,50% 23,80% 22,10% 20,30% 17,30% 11,30% 2,60% NS/NR Hortaliça Fruta Flores Peixe Carne Pão Ovos caseiros 20,30% 19,50% 11,70% 7,80% 6,50% 6,90% 3,50% 0,90% 0,00% Inferior a 5€ De 5€ a 9,99€ De 10€ a 14,99€ De 15€ a 19,99€ De 20€ a 24,99€ De 25€ a 49,99€ De 50€ a 74,99€ De 75€ a 99,99€ De 100€ a 199,99€ Mais de 200€

Receitas CMP Situação Contratual O Mercado do Bolhão é propriedade da Câmara Municipal do Porto A Divisão de Mercados e Feiras assegura a gestão, com poderes de administração e fiscalização, do espaço público comercial do Mercado Municipal do Bolhão. A Divisão de Finanças e Património é a responsável pela gestão dos arrendamentos comerciais das fracções/lojas exteriores Regras que definem os direitos e obrigações: Comerciantes do Mercado: Regulamento Geral dos Mercados Municipais (Boletim Municipal nº 3492, de 21 de Março de 2003) Arrendatários das lojas exteriores: a legislação específica do Arrendamento e os próprios contratos individuais (desde que essas determinações não contrariem a legislação em vigor) Receitas CMP Comerciantes do Mercado: cerca de €200.000 / ano Arrendatários: cerca de €180.000 / ano

O que fazer com o mercado? Tendo em conta: Os aspectos negativos e positivos do Mercado do Bolhão A evolução populacional da Baixa A evolução pretendida para a Baixa Os motivos que atraem os visitantes ao Bolhão O que fazer com o mercado? Solução de Ruptura Evolução na Continuidade Solução Mista

Equipa DHVTecnopor Universidade Católica PLANEAMENTO URBANO Eng.ª T. Maria Eugénia N. P. de Vasconcelos F. Baptista Eng. Arnaldo Fernando da Silva Abrantes Arq. Pedro Maria Carvalho da Costa e Almeida ENGENHARIA Eng. João Carlos Sousa Dias Ferreira APOIO JURÍDICO Simão Matos – Advogados Universidade Católica SÓCIO-ECONOMIA Prof. Doutor Alberto João Coraceiro de Castro (Coordenador) Dr.ª Maria Delfina Rocha Páris Lopes Cardoso Melo Dr. Luis Francisco de Gouveia Durão Pina Rebelo Prof. Doutor Leonardo Seixas da Costa ( colaboração )