Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel, 17-3-2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
X Conferência Intergovernamental da RICOTEC “Protecção jurídica: Momento actual e protecção futura” Alexandra Pimenta Directora INR, I.P.Portugal Asunción.
Advertisements

O Projeto.
Igualdade de Género. Igualdade de Género Igualdade de Género.
Seminário Pedagógico Qualificação e Integração das Pessoas com deficiências e Incapacidades – As novas oportunidades Seminário Pedagógico
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Eurostudent report 2005 Condições socioeconómicas dos estudantes do ensino superior na Europa.
Intervenção Social nos
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
1 Entrega dos Prémios 12 de Abril de h00. 2 Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (RCM 9/2007) Estabelece a instituição de prémio a atribuir.
TURISMO PARA TODOS O Turismo oferece oportunidades únicas para uma evasão da vida cotidiana, de convívio e para se descobrir novos mundos e outras culturas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Instituto Observatório Social Cebrap Diagnóstico dos municípios – Escola Móvel Nordeste Educação, Mercado de Trabalho e Conselhos.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Princípios de acesso á actividade Física
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Intervenção psicológica
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Semana da Leitura O que é?
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AGÊNCIA CASCAIS NATURA
Lei de bases da actividade física e desportiva
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – Parte 1: As Tensões no Sistema Seminários de Desenvolvimento Sustentável.
Associação para a Promoção da Segurança Infantil FORMAÇÃO para Segurança Rodoviária Infantil Dezembro 2004Sandra Nascimento
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
CIDADE TECNOLÓGICA DO TEJO. Demografia Cultura (pouca inovação) Dependência de territórios próximos Mão de obra.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Autarquias no meio urbano
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 2 Estado e mercado 22.Setembro.2008 Escola Superior de Educação de.
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 3 Estado-Providência e Segurança Social 29.Setembro.2008 Escola Superior.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Criação da Escola Agro-Ecológica para mulheres rurais na província do Huambo, Angola Autor(es) 2º Encontro “Conhecimento e Cooperação” 6 de junho de 2013.
Let's Learn Leonardo da Vinci A Associação Mais Cidadania tem o prazer de divulgar a abertura das candidaturas para o II ROUND do Leonardo Da Vinci!! Vem.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
20 de Setembro de 2007 APRESENTAÇÃO DO ANO LECTIVO 2007 / 2008 Conferência de Imprensa.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,

A Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres Em Março de 1998 – é criada a figura da Conselheira para a Igualdade na CMC Objectivos:integrar a perspectiva da igualdade de género em todas as políticas autárquicas; Facilitar a conciliação da vida familiar /vida profissional das populações

Algumas acções desenvolvidas com o objectivo da Conciliação Organização de um espectáculo de rua pela associação Intervir Brincando sobre a Conciliação; Passagem de 12 programas de rádio sobre a questão da Conciliação; Edição regular do Boletim Igualdade de Oportunidades; Seminário Anual Planear o Futuro construindo a Igualdade; Acção de Formação sobre Planeamento sensível ao Género

Recolha de Informação para este Seminário Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Educação Departamento de Recursos Humanos

1.Acessibilidades e Barreiras Arquitectónicas Eliminação de barreiras em equipamentos culturais, escolares e no espaço urbano. Eliminação de barreiras na habitação Protocolo de Pequenas Reparações/Adaptações Serviço Concelhio de Transporte Adaptado a Pessoas com Mobilidade Condicionada Serviço de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa

2.Criação/Qualificação de Infra-estruturas e Valências Apoio à construção/instalação de equipamentos Protocolos para a criação/qualificação de Centros de Convívio de Idosos Protocolo de Desenvolvimento Social Programa Cascais em Férias

3.Apoio a pessoas dependentes e promoção da sua autonomia e qualidade de vida Protocolo de Apoio Domiciliário Programa de Apoio Alimentar Protocolo Melhor Saúde no concelho Protocolo de Ajudas Técnicas

3.Apoio a pessoas dependentes e promoção da sua autonomia e qualidade de vida Sempre em Linha – Promoção do Telealarme Apoio Terapêutico a Idoso – Séniores em Movimento Workshops sobre Novas tecnologias Intervenção Precoce