A Portaria O que é portaria?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marca Ponto WEB.
Advertisements

23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
Graciela Maffei Juíza do Trabalho do TRT da 4ª Região
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Sistema de Registro Eletrônico de Ponto
CONTROLE ELETRÔNICO DE PONTO
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Orçamento na CF/88 Princípios
VALE-PEDÁGIO DBTRANS.
Ministério do Trabalho e Emprego Secretaria de Inspeção do Trabalho
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Meios de Controle da Jornada de Trabalho
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
LEI Nº /2012 REGULAMENTAÇÃO MOTORISTA PROFISSIONAL
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Nota Fiscal Eletrônica
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
TopPonto REP.
Promovido pela C&M Software
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
A CEBRASSE Missão Visão
Prezado Cliente, Com as diversas notícias sobre a normatização do controle do ponto pelo Ministério do Trabalho e Emprego, achamos interessante trazer.
PORTARIA 1510/09 PONTO ELETRÔNICO
Registrador Eletrônico de Ponto Homologado na Portaria M.T.E.
A Portaria Nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, disciplina o registro eletrônico de ponto e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto – SREP.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
Medida Provisória.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de 08/07/05 - Agenda - HorárioAssuntoResponsável 9:00h às 9:20hAberturaLídia 9:20h às.
SOBRE O NOVO PONTO ELETRÔNICO
:: DESENVOLVIDO E FABRICADO NO BRASIL :: ISO 9001 ::
NOVO SISTEMA DE REGISTRO DE PONTO ELETRÔNICO
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
1 Brasília, Padronização dos Serviços Bancários Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Departamento de Normas do Sistema.
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
O futuro da internet Lei nº /06
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Simplificação de processos
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Inner Rep.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Tudo evolui Saiba um pouco mais sobre o Controle do Ponto Cartográfico... Relógio Mundi Legislação Acessórios Especiais Relógio Cronos Fale Conosco! A.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Do processo eletrônico
PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE À EVASÃO ESCOLAR Freqüência Digital.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
PROCEDIMENTO DESLIGAMENTO DE USUÁRIO ONE
Seus funcionários andam cumprindo a jornada de trabalho de forma correta?
23/2/2016Fortes Informática1 Portaria DE 21 DE AGOSTO DE 2009.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Audiência Pública: Novo Ponto Eletrônico Emerson Casali Confederação Nacional da Indústria - CNI 06 de Abril de 2011.
Audiência Pública “Novo” Ponto Eletrônico Emerson Casali Dezembro de 2010.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Prof. Rogério Alves de Oliveira As novas regras do Ministério do Trabalho para o CONTROLE DE PONTO Portaria n o 1.510, de 21 de agosto de 2009.
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
Afirmação & Ruptura Abril de 2011 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados-CDEIC AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR.
Transcrição da apresentação:

A Portaria O que é portaria? Portaria é um ato editado pelo chefe máximo da administração pública ou quem a lei autorizem ou decreto, no entanto a portaria por ser ato administrativo só tem força de lei se editada para regulamentar lei ou decreto. A portaria 1.510 está em vigor? No serviço público, pelo principio da publicidade, tem que sair publicado, pois não vale nem está em vigor enquanto não for publicada. Na esfera federal, enquanto publicada no Diário Oficial da União está em vigor.

Os Personagens Ministério do Trabalho e Emprego Judiciário Empregador Empregado Fabricantes

MTE “Empresas brasileiras podem estar deixando de pagar R$ 20,3 bilhões em horas-extras por ano” “Portaria 1.510 do MTE regulamenta o ponto eletrônico para evitar que empresas burlem a marcação de horas trabalhadas e impedir que empregados continuem trabalhando de graça” Fonte: http://www.mte.gov.br

MTE “O controle eletrônico de ponto é opcional. As empresas que não quiserem utilizar o novo sistema poderão utilizar o sistema antigo", informa Lupi, referindo ao artigo 74 da CLT, que faculta o uso de registro de ponto manual ou mecânico. Contudo, se o meio eletrônico for adotado, deverão ser seguidas as instruções da Portaria 1.510.” Fonte: http://www.mte.gov.br

Judiciário “Desde 2001, a Associação dos Magistrados do Trabalho da Quarta Região (Amatra IV) e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) aprovaram, em seus congressos, teses em que propunham a normatização da matéria, de forma a coibir as fraudes e resgatar a credibilidade dos registros de ponto como documentos de produção bilateral e, assim, valiosos como prova pré-constituída dos horários trabalhados pelos empregados,na forma prevista no parágrafo 2º do Art. 74 da CLT. (...) A Portaria 1.510 atende a um clamor dos operadores jurídicos do meio trabalhista que cobravam do Ministério do Trabalho a regulação da matéria. Tal normatização visou garantir que os sistemas de ponto eletrônico sejam desenvolvidos e utilizados de forma tal que se minimizem as possibilidades de fraudes no registro de jornada. Ela pretendeu resgatar a utilidade e eficácia do Art. 74, parágrafo 2º da CLT, coibindo as principais práticas fraudatórias.” “Os sistemas de controle de ponto eletrônico a partir da Portaria nº 1.510/09 “ - ANAMATRA (12/11/2009 - 08:00) Por Carlos Augusto Moreira dos Santos e Luiz Alberto de Vargas Carlos Augusto Moreira dos Santos é engenheiro e mestre em Ciência da Computação. Luiz Alberto de Vargas é desembargador do Trabalho do TRT 4ª. Região. http://ww1.anamatra.org.br/003/00301015.asp?ttCD_CHAVE=96501

Empregador Redução em 70% das ações trabalhistas relacionadas a horas-extras (segundo dados do judiciário). Ambivalência perante à Justiça do Trabalho, em relação ao empregado. Disciplina a marcação do ponto.

Empregado Passa a contar com um documento comprobatório em ações judiciais. O REP combate a fraudes e abusos com relação as horas-extras executadas. A emissão do recibo valoriza e motiva o profissional.

O que muda? O relógio não pode restringir o horário de marcação, com tabelas de horário por exemplo. Toda marcação deve ser acompanhada da emissão de um recibo com durabilidade de 5 anos, no mínimo. Os registros gravados na memória do relógio não podem ser alterados ou apagados no prazo de 5 anos, e estão à disposição da justiça do trabalho. A eletrônica deve ser inviolável, com manutenções só podendo ser realizadas pelo fabricante. O relógio “trava” se aberto.

O Recibo Toda marcação deve ser acompanhada da emissão de um recibo com durabilidade de 5 anos, no mínimo. O papel deve ter certificação do fabricante com a finalidade de “duração de 5 anos em temperatura de 20 a 36 graus”. Tempo total de marcação, com a impressão do recibo, mínimo de 3seg por pessoa. Ficando, assim, máximo de 100 marcações no prazo de 5 minutos.

A Memória Os registros gravados na memória do relógio não podem ser alterados ou apagados no prazo de 5 anos, e estão à disposição da justiça do trabalho. O REP possui porta USB para coleta do AFD (Arquivo de Fonte de Dados) de todos os registros e informações relevantes armazenadas na memória de ponto. Em média, um REP que atenda 100 funcionários deve gerar 100.000 registros em memória por ano.

Diferenças Tecnológicas Capacidade de empregador por REP: - 40.000 por Proximidade. - 9.000 por Biometria. Memória para 50 milhões de registros. Entradas USB, TCP/IP e de alimentação protegidas com dispositivo de rearme automático. Dupla-lacração, possibilitando a manutenção dos itens de maior desgaste (teclado, display, impressora, etc) em campo.