Auto da Barca do Inferno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Actividades - 1º Período
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Sítio dos miúdos
Edna Maria Barbosa Arrebola
Humanismo.
Literatura de Cordel.
José Rodrigues Migueis
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
Expressão Plástica Borboletas.
O Corpo Humano Os Ossos e os Músculos Rita Lemos.
Auto da barca do Inferno
Gil Vicente.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Projeto Literário Personagens Uma web quest para 4ª série do Ensino Fundamental Elaborada por Elaine L. Fontclara Introdução Quando descrevemos alguém,
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Índice: INTRODUÇÃO: TAREFAS: PROCESSO: AVALIAÇÃO: CONCLUSÕES:
Introdução A Terra é o único planeta que se conhece com vida.
O solo e as rochas.
A História do Meio Local Santo António dos Cavaleiros
AS PLANTAS.
Os Astros.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Nesta apresentação foram utilizadas ilustrações de Sandra S erra e Amélie Bouvier, encontradas nas obras:
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Origem do Teatro Português
O MUNDO DA LEITURA MONTEIRO LOBATO MÁRCIA SATIN
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Meios de Transporte.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Uma adaptação por: Maria do Carmo Costa
O teatro Popular em Portugal Gil Vicente (1465 – 1537)
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Alimentação Saudável Corpo São
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aspectos físicos de Portugal
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
À descoberta do ambiente natural
Como fazer um trabalho de pesquisa
→ elementos paratextuais
Humanismo Literatura – Aula 2.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
Vamos descobrir a história da Língua Portuguesa?
Profissões de Gil Vicente
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Auto da Barca do Inferno Teatro de Gil Vicente Ilustração da edição original do Auto da Barca do Inferno
GGil Vicente foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Auto da Barca do Inferno

webquest  Gil Vicente  Época e obra

Auto da Barca do Inferno Introdução O estudo do Auto da Barca do Inferno faz parte do currículo do 9º ano de escolaridade. Assim sendo, compete aos alunos proceder a uma pesquisa individualizada acerca do autor e do texto, recorrendo para isso quer a suportes papel quer informáticos. Esta webquest tem por objectivo facilitar essa pesquisa por parte dos alunos.

Auto da Barca do Inferno Tarefa Em grupos de quatro elementos, os alunos devem investigar o seguinte: Quem foi Gil Vicente? É um escritor ainda medieval ou é já um escritor renascentista? Justifica. Refere as obras que escreveu. O Auto da Barca do Inferno é considerado uma moralidade. Porquê? Descreve o cenário desta peça teatral.

Auto da Barca do Inferno Tarefa Refere quais são as outras personagens que vão aparecendo ao longo do texto. Quais são as personagens que vão para o Inferno? Porquê? E quais são as que vão para o Paraíso? Porquê? Indica os tipos de cómico que podemos encontrar Auto da barca do Inferno.

Auto da Barca do Inferno Processo Utiliza os recursos disponíveis na biblioteca da escola. Para fazer investigação, visita os sítios indicados na secção recursos. Procura e apresenta imagens que possam ilustrar o teu trabalho. Regista o resultado da tua pesquisa em suporte digital.

Auto da Barca do Inferno Objectivos Contextualizar Gil Vicente na obra e na época. Explorar o texto vicentino de uma forma mais abrangente. Reconhecer a importância da pesquisa utilizando diferentes fontes de conhecimento.

Auto da Barca do Inferno Recursos Nesta webquest podem utilizar-se recursos em suporte papel disponíveis na biblioteca: histórias da literatura; enciclopédias; manual escolar… A pesquisa pode também ser feita recorrendo a sítios da Internet. Eis alguns exemplos: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura http://www.fl.ul.pt./centros-invst/teatro http://alfarrabio.di.minho.pt/vercial http://books.google.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Vicente

Auto da Barca do Inferno Avaliação A avaliação do trabalho produzido realiza-se de acordo com os seguintes parâmetros: Excelente (5) – Resposta criativa e correcta a todas as questões. Satisfaz bastante (4) – Resposta correcta a todas as questões. Satisfaz (3) – Resposta com algumas incorrecções a metade das questões. Não satisfaz (2) – Resposta com muitas incorrecções a mais de quatro questões e trabalho pouco cuidado. Não satisfaz (1) – Resposta incorrecta à quase totalidade/à totalidade das questões e desinteresse pela tarefa.

Auto da Barca do Inferno Conclusão Ao terminar esta actividade, os alunos deverão ficar com um conhecimento mais abrangente acerca da época em que viveu Gil Vicente e da obra que este autor produziu, em particular o Auto da Barca do Inferno.

Auto da Barca do Inferno 9º Ano de Escolaridade . Disciplina de Língua Portuguesa Escola EB23S José Silvestre Ribeiro . Idanha-a-Nova Anabela Afonso . Catarina Pio