Capital do Estado de Sergipe – NE 500 mil habitantes Gestor pleno dos serviços de saúde Responsabilidade pela média e alta complexidade para todo o Estado – habit.
Projeto Saúde Todo Dia 50 unidades de saúde 39 USF – 60% de cobertura 05 PAs 24 horas 02 Centros de Especialidades 04 unidades básicas 07 novas unidades
Transformações Mudança conceitual na forma de ofertar os serviços Abriu as portas das unidades – Acolhimento Acabou com as filas Cidadão – detentor de direitos
Controle Social 42 conselhos locais de saúde Conselho Municipal de saúde ampliado Capacitação dos conselheiros
Participação Popular Ampliar canais de comunicação Expandir a capacidade de participação, fiscalização e avaliação. Cidadania ativa e responsabilidade social o ser humano tem dignidade e não preço
A busca da dignidade
Passo a Passo 1/3 Discussão Interna com o Conselho Municipal de Saúde Capacitação dos técnicos para atuarem no serviço Cooperação técnica com outros estados e municípios Treinamento para os coordenadores e conselheiros locais de saúde
Passo a Passo 2/3 Montagem de estrutura física da CAC – Central de Atendimento ao Cidadão Disponibilização de linha telefônica – 156 Desenvolvimento do software Funcionamento a partir de 27 de maio.
Passo a Passo 3/3 Cartaz
Formas de Participação Central de Atendimento ao Cidadão Linha Telefônica – 156 Internet – Caixa de sugestões
Formulário na Internet
Relatório
Sergipe – sem ouvidorias públicas Centrais de atendimento ao consumidor no comércio Possibilidade de acompanhar e aferir o serviço oferecido Resolver demandas coletivas através de denúncias ou análises individuais. Caráter Inovador
Melhora a relação com os conselhos locais Amplia a capacidade de gestão Permite um diagnóstico imparcial Cria uma cumplicidade com a população Resultados
A defesa do usuário do serviço público integra a luta pela democracia. Sua atividade precisa ter a dimensão pedagógica que transmita uma mensagem ética Belisário dos Santos Júnior