Consultor V Soluções VoIP REV 03.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Asterisk – Telefonia IP
Advertisements

2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Bem vindos.
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Conceitos Relacionados a Internet
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Introdução Ligações inter-redes.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Thiago Barroso Ferreira
VPN (Virtual Private Network)‏
Introdução ao Computador
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Conectividade Prof. Elvis Canteri de Andrade
A grande rede mundial de computadores
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
Estrutura de Redes Prof. Samuel Souza.
Padrão rede ISDN (ou RDIS)
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Conhecendo o VoIP O que é preciso saber! REV 06.
Visão Geral de Equipamentos de Rede
E CONOMIA E TODAS AS VANTAGENS DA TELEFONIA PELA INTERNET! O Chatty é um telefone IP que permite a comunicação VoIP através da internet sem a necessidade.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Com Secretária Eletrônica e Gravador de Chamadas
Comunicação com qualidade e economia!
Utilitários de Redes Prof. Andréa Chicri Torga Adaptações
Redes de Computadores Aula 5
Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
4. Fundamentos das WANs Camada 1 OSI para WANs Ponto-a-Ponto
 A telefonia IP utiliza os protocolos TCP/UDP/IP da rede como infra-estrutura para os seus protocolos de aplicação que participam dos processos descritos.
GPRS leandro P.Santos.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Uma descrição detalhada da rede
VPN (Virtual Private Network)
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
DSL – Digital Subscriber Line
Redes de Computadores.
Visão Geral de Meios de Transmissão
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
A melhor forma de seu Painel de Alarme estar na Internet.
As ligações para celular pesam na sua conta telefônica?
Endereçamento IP.
Técnico em Informática
Administração e Projeto de Redes
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Características Aplicação
VoIP: O Futuro da Telefonia.
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Segurança e Auditoria de Sistemas
Curso de Formação de Praças – CFP/
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
Interligação de Matriz e Filial
Princípios de Sistemas de Informação
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Integrated Services Digital Network
1 Tecnologia ISDN - Integrated Services Digital Network. Professor: José Eustáquio do Amaral Pereira.
Transcrição da apresentação:

Consultor V Soluções VoIP REV 03

VoIP Voz sobre IP VoIP - Voice over IP - voz sobre Protocolo de Internet. Significa o envio de sinais de voz em pacotes digitais, ao invés da transmissão baseada em circuitos que caracteriza as redes de telefonia convencionais. Esta transmissão de sinais de voz é feita sobre a mesma rede utilizada para transmissão de dados. VoIP é um conjunto de tecnologias que usa a Internet ou as redes IP privadas para a comunicação de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais.

Realidade Atual Atualmente encontramos nas empresas o sistema de dados e voz separadamente. Não existe integração entre ambos. Sistema de Voz, constituído pelo PABX e interligando a PSTN (Central Pública) através de linhas analógicas e digitais - E1. Sistema de Dados, constituído de um sistema para uso da Internet e Frame Relay para uso de comunicação de dados.

Realidade Atual MATRIZ FILIAL Sistema de Dados Sistema de Voz Servidor ADSL Switch Internet Switch ADSL Sistema de Voz PABX PSTN E1 HDSL HDSL LINHA ANALÓGICA

O futuro já é realidade Estamos na era da convergência de voz e dados; O sistema de voz está sendo integrado com o sistema de dados; As operadoras estão oferecendo links de dados onde trafegam simultaneamente voz e dados; A melhor solução para isto é utilizar a tecnologia VoIP, que interliga a voz com dados, utilizando para isto a Internet.

VoIP Vantagens Redução de gastos com ligações locais, interurbanas nacionais e internacionais. Segurança Mobilidade Agilidade Não necessita de link dedicado, pois utiliza o mesmo link Internet que a empresa já possui. O retorno sobre o investimento é rápido.

Componentes do VoIP Canais de voz - Portas FXS e FXO LAN WAN Protocolos de comunicação Taxa de compressão QoS

Canais de Voz FXS e FXO Os canais de voz FXS e FXO são as interfaces de conexões de voz analógicas para viabilizar a comunicação via VoIP. A porta FXS permite conectar diretamente em um telefone analógico ou no tronco analógico do PABX. A porta FXO permite conectar no ramal do PABX. Para cada porta disponível, permite apenas uma comunicação por vez.

LAN LAN - Local Area Network - Rede Local Permite compartilhamento de arquivos e serviços entre micros de uma mesma rede. A LAN é constituída por toda infra-estrutura local dentro da empresa, composta por servidores, hub´s, switch´s, Patch Panels , micro computadores e cabos UTP, dentro de uma mesma rede de IP (IP interno).

WAN WAN - Wide Area Network - Rede de longa distância Interliga micros situados em cidades, países ou mesmo continentes diferentes, usando links de fibra óptica, microondas ou mesmo satélites. Geralmente uma WAN é formada por várias LAN’s interligadas. Por exemplo, as várias filiais de uma grande empresa.

Protocolos de Comunicação A telefonia IP utiliza os protocolos TCP/UDP/IP da rede como infra-estrutura para os seus protocolos de aplicação. H.323 - (ITU-T - International Telecommunication Union). É um protocolo mais antigo e complexo e atualmente tem sido menos utilizados pelos sistemas de telefonia IP. SIP - Session Initiation Protocol (IETF). Tem a mesma finalidade do H.323, porém é mais moderno e menos complexo. A maioria das empresas estão considerando o SIP, estabelecido pela IETF (Internet Engineering Task Force), como o sucessor do H.323. SIP reduz a complexidade do VoIP e possui muito mais funcionalidades.

Taxa de Compressão + = Protocolo Voz VoIP = (+/-) 30 Kbps A compressão de voz utiliza CODECs segundo padrões tais como: G.729 com taxa de compressão de voz de 8 Kbps (melhor qualidade) G.723 com taxa de 5,3 Kbps G.723.1 com taxa de 6,4 Kbps O VoIP é constituído de Protocolo + Voz comprimida Protocolo + Voz = VoIP = (+/-) 30 Kbps Logo, para uma boa qualidade de conversação via VoIP a banda mínima recomendada é de 30 Kbps por porta.

QoS QoS - Quality of Service – Qualidade de Serviço O principal objetivo da QoS é priorizar o tráfego interativo sensível a retardo da voz, em detrimento ao tráfego referente à transferência de arquivos de dados, que não é sensível a retardo. Através do QoS é possível definir a prioridade da voz em relação aos dados quando estes estão na origem, mas não é possível gerenciar os pacotes quando estes estão a caminho na Internet. Para que o QoS funcione plenamente, tanto a origem quanto o destino tem que estar configurado com QoS.

Acessórios do VoIP VPN NAT Firewall Roteador ADSL

VPN VPN - Virtual Private Network – Rede Privada Virtual. VPN é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet. Basicamente, o que uma VPN faz é criar um túnel entre os 2 pontos remotos, onde todo o conteúdo que transita dentro deste túnel é criptografado, sendo assim, mesmo que alguém consiga interceptar este tráfego, não conseguirá interpretar ou mesmo utilizar tal conteúdo para outros fins. Internet Túnel

NAT NAT - Network Address Translation - Tradução de Endereços de Rede. Traduz endereços IP múltiplos na LAN privada para um endereço público que é enviado à Internet. Isto fornece segurança uma vez que o endereço IP de um computador na LAN não é transmitido para a Internet. O usuário pode ter diversos endereços privados por trás de um único endereço que foi fornecido pelo Provedor de Internet. O NAT é um tradutor de endereços de rede que visa minimizar a escassez dos endereços IP, pois o crescimento da Internet tem sido grande e, para que uma máquina tenha acesso à rede, é preciso ter um endereço IP válido. O NAT é uma das soluções que existem para a economia de endereços IP.

Firewall Firewall é um sistema constituído por hardware e software cuja função é reforçar a segurança entre duas redes, protegendo a rede local de invasores externos, bloqueando tentativas de acessos não autorizados.

Roteador Roteador ou Router é um dispositivo que interliga redes distintas procurando o caminho mais curto. São capazes de definir a melhor rota para os pacotes de dados. A Internet é composta por inúmeros roteadores interligados entre sí. Ao acessar um site qualquer, a requisição trafega por vários roteadores, até chegar ao destinatário e os dados enviados por ele fazem o caminho inverso para chegar ao seu micro. O roteador conecta geralmente duas redes, LAN <> LAN ou uma WAN <> LAN.

ADSL ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital de Assinante Assimétrica. ADSL é uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. A denominação assimétrica vem do fato de que a velocidade de download e upload são diferentes. Internet EMPRESA A EMPRESA B 256 Kbps 128 Kbps Download Upload Desta forma, na comunicação via VoIP, o fato a considerar é a velocidade do Upload (gargalo).

Tipos de Equipamentos VoIP Gateway PABX IP

Gateway Gateway são interfaces ou equipamentos que convertem a sinalização e o canal de voz para a rede IP, fazendo a integração com a rede de telefonia existente (PABX), permitindo utilizar os telefones analógicos ou digitais existentes. São basicamente conversores que têm a função de converter a voz de ligações telefônicas em pacotes de dados e encaminhá-los a qualquer ponto da rede de dados, onde há outro gateway que cumpre o papel inverso. Com relação ao ambiente de telefonia, o Gateway tem conectores RJ-11 ao estilo de aparelhos telefônicos. Esses conectores podem ter circuitos do tipo FXS ou FXO.

PABX IP O PABX IP integra numa única plataforma a tecnologia do PABX e do VoIP. Menos conversões de sinal A/D e D/A - (Analógico/Digital). Sem os problemas de incompatibilidade de tons. Agenda simplificada para discagem de números VoIP. Evita discagem de códigos complexos para ligações ponto a ponto local. PABX distribuído onde os ramais podem estar localizados em qualquer lugar do mundo. Rota de menor custo, roteando automaticamente para ligações convencionais ou IP. Programação unificada. Existem dois conceitos: PABX IP Puro e PABX IP Híbrido.

PABX IP Conceitos PABX IP Puro: PABX IP Híbrido: Pode ter integrado: roteador, firewall, VPN, NAT, QoS, etc. Não conecta em troncos analógicos e digitais. Não conecta em ramais analógicos e digitais. Conecta na WAN para comunicação externa e LAN para o comunicação interna. Aceita somente telefones IP, tornando o sistema muito caro. PABX IP Híbrido: Tem as mesmas funções do PABX IP Puro com a vantagem de conexão com as operadoras do sistema telefônico convencional e também aproveitando toda a estrutura da instalação, ou seja, aproveita a rede existente. Conecta em linhas analógicas e digitais, ramais analógicos e digitais e rede IP. Permanece com o mesmo número chave (sistema convencional), já conhecido e divulgado.

Produtos Digistar com soluções VoIP de pequeno porte.  Produtos Digistar com soluções VoIP de pequeno porte.

IAD = Gateway VoIP Digistar + + + + + + + ADSL Router Firewall Switch O Gateway VoIP Digistar é considerado um equipamento IAD IAD - Integrated Access Devices ou Dispositivo de Acesso Integrado. Num único produto você encontra vários recursos que normalmente são vendidos separadamente: ADSL + Router + Firewall + Switch + = IAD VPN + VoIP + Wi-Fi + Printer

Gateway VoIP XT-50 Solução 1

Gateway VoIP XT-50 Informações Técnicas Switch - 4 LAN 10/100 Mbps Base-TX 1 WAN Roteador Funções de VoIP - 2 portas FXS Servidor de impressora via porta USB Firewall integrado QoS Protocolo SIP Codecs de áudio: G.729 (8 Kbps), G.723 (5.3/6.4 Kbps) NAT Ponto de acesso Wi-Fi a 54 Mbps Servidor de VPN com 32 túneis simultâneos Administração via Web

Necessita de modem externo Gateway VoIP XT-50 Wi-Fi Provedor de Serviços FXS DSLAN Modem Necessita de modem externo LAN O VoIP XT-50 é utilizado quando o provedor de serviços não permite o uso de outro modem ou o modem do cliente for do tipo ADSL, ótico, rádio, cable modem, satélite, etc…

Gateway VoIP XT-88 Solução 2

Gateway VoIP XT-88 Informações Técnicas Switch - 4 LAN 10/100 Mbps Base-TX ADSL Roteador Funções de VoIP - 2 portas FXS Servidor de impressora via porta USB Firewall integrado QoS Protocolo SIP Codecs de áudio: G.729 (8 Kbps), G.723 (5.3/6.4 Kbps) NAT Ponto de acesso Wi-Fi a 54 Mbps Servidor de VPN com 16 túneis simultâneos Administração via Web

Gateway VoIP XT-88 Provedor de Serviços Wi-Fi Provedor de Serviços FXS DSLAN Não necessita de MODEM no cliente. O VoIP XT-88 tem Modem interno ADSL LAN

Qualquer ramal do PABX tem acesso ao VoIP Gateway Topologia MEIO FÍSICO EMPRESA RAMAIS PABX Provedor de Serviços E1 HDSL LINHA ANALÓGICA ADSL FILTRO DSLAN LINHA ADSL + LINHA FXS TRONCO Qualquer ramal do PABX tem acesso ao VoIP VOIP LAN Modem ADSL Modem Ótico Rádio Cable Modem Satélite Rede local

Porto Alegre conversa com Belo Horizonte sem nenhum custo Ponto a Ponto com ligações locais Aplicações Provedor VoIP Ponto a Ponto Porto Alegre faz ligação via provedor VoIP, pagando apenas as ligações efetuadas, com custos muito menores que a operadora convencional Porto Alegre faz ligação local em Belo Horizonte, pagando apenas o custo da ligação local Provedor VoIP São Paulo PSTN Operadora de celular Porto Alegre conversa com Belo Horizonte sem nenhum custo Porto Alegre Belo Horizonte Internet

Outra Aplicação As aplicações anteriores sugerem utilizar apenas um link de dados e um modem para o tráfego de voz e dados. Outra aplicação possível é utilizar dois links de dados com dois modens, isto é, um dedicado para dados e o outro dedicado para voz. No link dedicado para dados é uma instalação normal de dados. No link dedicado para voz é instalado o VoIP. Esta solução é recomendada quando há problemas de áudio, provocado por alto tráfego de dados e o QoS não consegue solucionar.

Produtos Digistar com soluções VoIP de  Produtos Digistar com soluções VoIP de grande porte.

Gateway MG Gateway MG-8 Gateway MG-20 Gateway MG-30 Gateway MG-120 2 slots para 4 ou 8 canais FXS/FXO Gateway MG-20 5 slots para 4, 8, 12, 16 ou 20 canais FXS/FXO Gateway MG-30 Com 1 E1 (R2D, ISDN ou SS7) Gateway MG-120 Com 4 E1 (R2D, ISDN ou SS7)

Gateway MG Mecânica: Gabinete: (rack 19”, parede ou mesa), CPU e fonte Conectores RJ-11 para FXS/FXO Conectores RJ-45 para E1 - 120  WAN/LAN - 100 Mbps Configuração: Somente para MG-8 e MG-20 Placa 4 FXS Placa 4 FXO Placa 2 FXS/2 FXO Informações Técnicas: Protocolo: SIP, H.323, IAX2, MGCP e SCCP Codec: G.711, G.723.1, G.729.1 e GSM VPN com chave de criptografia de 1024 ou 2048 bits Permite o cascateamento, adicionando uma placa de LAN no primeiro equipamento.

Aplicações Corporativo Provedor de Serviços PABX RAMAIS E1 E1 MG-30 ADSL WAN LAN

Aplicações Corporativo Provedor de Serviços PABX RAMAIS FXO E1 FXS MG-8/20 WAN ADSL LAN

Aplicações Operadora VoIP Cliente RS Operadora VoIP SP LAN Internet MG-8/20/30 WAN IP E1/FXS PSTN MG-30/120 PSTN WAN IP R2D ISDN SS7 E1 RAMAIS

 Produtos Digistar com tecnologia PABX IP.

XT-74 IP Solução 1 6 cm 23 cm 22 cm

XT-74 IP Vantagens • PABX IP Híbrido: Aceita telefones analógicos, KS e telefones IP • Conecta em linhas analógicas, digitais (E1) e rede IP • A base de telefonia da empresa permanece a mesma, pois utiliza a mesma rede de telefonia existente • Permanece com o mesmo número chave (sistema convencional), já conhecido e divulgado • Central digital completa com diversas facilidades integradas • Custo reduzido em relação a telefonia IP pura • Interconexão com rede IP que permite a redução de custo com ligações locais, DDD e DDI • Segurança na comunicação • Mobilidade • Agilidade • Não necessita de link dedicado, pois utiliza o mesmo link Internet que a sua empresa já possui • O retorno sobre o investimento é rápido • Configuração básica: 2 troncos analógicos, 2 ramais analógicos, E1 (30 troncos digitais) e VoIP (4 canais)

XT-74 IP

XT-74 IP Facilidades • Entroncamento Digital E1 (R2D/ISDN*) • Tarifação/Bilhetagem em tempo real • DISA • Loop Back • Pré-atendimento • Siga-me externo • Troncos Analógicos/Digitais e Ramais com Identificador de Chamadas (Troncos Analógicos com DTMF e FSK) • Rota de menor custo • Música externa • Conferência • PABX Distribuído* • Numeração flexível • MesaPC e Virtual Key System • Programação via Browser • Distribuidor Automático de Chamadas • CTI • CRM • Internet sem perda • Detector de fax • Código de conta • Ramal Móvel Externo • Bloqueador de chamadas a cobrar por ramal (DDR) ou tronco • Ramal com ou sem DDR • Transferência externa tronco/tronco • Expansão do PABX Digistar • Desvio de chamadas • Rechamada externa e muito mais... * Previsão

XT-74 IP Informações Técnicas Tipos de interfaces: • FXS (Ramais analógicos) - 2 a 36 portas • FXO (Troncos analógicos) - 2 a 10 portas • E1 (Tronco digital) - 1 a 30 portas - CAS/R2, ISDN-PRI* • 1 WAN 10/100 Mbps - 4 portas VoIP • 1 LAN 10/100 Mbps Segurança: • SSL • Tunelamento • Criptografia de dados • Autenticação • Firewall • Redes Virtuais Privadas (VPN) • NAT • PAT • Filtro de conteúdo • DDOS Codecs de áudio para VoIP: • G.729 (8 Kbps) • G.723 (5.4/ 6.3 Kbps) • G.711A • G.711µ (32 Kbps) • G.168 - cancelamento de eco • Supressão de silêncio e geração de ruído de conforto Rede: • PPPoE • DHCP Servidor para a porta LAN • DHCP Cliente para a porta WAN • Roteador de pacotes • DNS dinâmico • SNMP • UPNP QoS - Qualidade de Serviço • DiffServ - priorização das portas VoIP • IntServ - priorização dos serviços VoIP Protocolos: • SIP (Stun Client - Registrar) • H323 * Previsão

Número em Vermelho: Limite máximo de portas XT-74 IP Capacidade Quantidade máxima possível de ramais e troncos conforme as configurações das placas Capacidade Máxima Ramais Analógicos - FXS 36 34 26 24 Troncos Analógicos - FXO 2 4 8 10 Troncos Digitais - E1 30 Canais VoIP WAN 1 LAN Portas 74 40 Número em Vermelho: Limite máximo de portas

XT-44 IP Solução 2 6 cm 23 cm 22 cm

XT-44 IP Mesmas facilidades da XT-74 IP Mesmas características técnicas, com exceção do E1 A XT-44 IP não disponibiliza o tronco digital E1 Configuração básica: 2 troncos analógicos, 2 ramais analógicos, e VoIP (4 canais)

Número em Vermelho: Limite máximo de portas XT-44 IP Capacidade Quantidade máxima possível de ramais e troncos conforme as configurações das placas Capacidade Máxima Ramais Analógicos - FXS 36 34 26 24 Troncos Analógicos - FXO 2 4 8 10 Canais VoIP WAN 1 LAN Portas 44 40 Número em Vermelho: Limite máximo de portas

IP KT-200B Puro O telefone de seu escritório ou residência, ligado diretamente à Internet. Protocolo SIP, Stun, UPNP

IP KT-200C Híbrido Permite conexão IP e analógica (PSTN ou ramal) Protocolo SIP, Stun, UPNP

Aplicações Corporativo Provedor de Serviços IP KT-200C TE-300 KD-200 RAMAIS XT-74 IP E1 e Tronco Analógico PSTN ADSL WAN IP LAN IP KT-200B

Aplicações Condomínio Provedor de Serviços PABX IP RAMAIS LAN ADSL WAN

Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3374-9200 www.digistar.com.br Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3374-9200 Empresa Certificada Órgão Certificador Produto Homologado