Passo a passo 3 de 3.

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Transcrição da apresentação:

Passo a passo 3 de 3

2- Visualizar Inventário

Clique em Visualizar Inventário Disponível somente após confirmar ou finalizar o inventário

Imprima uma cópia para seu controle Fulano 0000/DF Imprima uma cópia para seu controle

3- Informar Ausência Férias Atestados Outros motivos legais

Atenção A ausência deve ser informada toda vez que o Farmacêutico Responsável Técnico se ausentar temporariamente e não houver nenhum Farmacêutico Substituto para assumir as movimentações. Conforme estabelece a Portaria 344/1998, não é permitido nenhuma movimentação de substâncias e produtos sujeitos a controle especial sem a presença do Farmacêutico RT ou Substituto.

Clique em Informar Ausência Disponível somente após confirmar o inventário

Informe as datas de saída e retorno relativas a ausência Fulano 0000/DF Informe as datas de saída e retorno relativas a ausência do farmacêutico e clique em Informar Ausência

4- Notificar Inconsistência

O que é uma Inconsistência? Discordância de dados identificados durante a entrada do inventário ou durante a escrituração eletrônica. São problemas relacionados a números de registro, número DCB, etc. As inconsistências deverão ser relatadas em campo específico durante o inventário inicial inventário e serão recebidas, avaliadas e corrigidas posteriormente pela ANVISA.

Principais Tipos de Inconsistências

As informações buscadas pelo SNGPC podem estar diferentes das existentes na caixa do medicamento! Clique aqui para notificar uma inconsistência de qualquer tipo!

O produto pode não ser encontrado pela base de dados! Fulano 0000/DF Produto não encontrado

O produto pode estar com 9 dígitos na embalagem! 9 dígitos não são aceitos!

O insumo pode não ser encontrado pela base de dados! Fulano 0000/DF Insumo não encontrado

Notificar Inconsistência Fulano 0000/DF Complete os campos conforme orientado e clique em Notificar Inconsistência

Como tratar um medicamento/insumo com inconsistência? Art.3º da Instrução Normativa nº 11 de 31/10/07: I - notificar a inconsistência por meio de ferramenta disponível no âmbito do SNGPC para verificação ou eventual correção na base de dados utilizada pelo sistema; II - manter a escrituração desses medicamentos por meio de livro de registro até posterior verificação ou eventual correção na base de dados utilizada pelo sistema.

Como tratar um medicamento/insumo com inconsistência? As inconsistências não impedirão o credenciamento ao SNGPC, desde que sejam notificadas e que os medicamentos/insumos continuem escriturados no livro até a sua solução pela Anvisa. Após solucionada a inconsistência, o responsável técnico do estabelecimento deve finalizar e reabrir o inventário para incluir o medicamento/insumo no SNGPC. A pergunta nº 90 orienta este procedimento: http://www.anvisa.gov.br/sngpc/perguntas.htm

Inconsistências – nº MS com 9 dígitos Este é o único tipo de inconsistência que poderá ser “solucionado” temporariamente pelo RT e com isso o medicamento não ficará impossibilitado de ser incluído no inventário O Farmacêutico Responsável Técnico (RT) deve notificar a inconsistência por meio eletrônico e em seguida buscar o número com 13 digitos para poder incluir o medicamento no inventário. O Farmacêutico Responsável Técnico deve realizar as seguintes ações para buscar o número com 13 dígitos: 1- acessar o seguinte endereço: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Consulta_Produto/consulta_medicamento.asp 2- digitar o número de registro com 9 dígitos e clicar em consultar; 3- clicar no nome do medicamento; 4- consultar o número de registro com 13 dígitos de acordo com a apresentação comercial. O número de registro com 13 dígitos encontrado, deve ser digitado para a inclusão do medicamento no SNGPC (inventário inicial e movimentações).

Outro caminho para notificar inconsistências Diretamente pelo menu lateral do SNGPC

Complete os campos conforme orientado

Notificar Inconsistência Após preencher as informações clique em Notificar Inconsistência

Atenção Se os números de registro e DCB não forem informados corretamente o sistema não aceitará, porém podem ser inseridos números que existam mas não correspondem ao medicamento ou substância a ser informado, neste caso o sistema não fará objeção, portanto muita atenção ao inserir os dados.

Visualizando uma Inconsistência

para verificar o status Clique em Relatórios para verificar o status de uma inconsistência cadastrada

Clique aqui

Tipo da Inconsistência Tipo da Inconsistência Status da Inconsistência

Algumas informações importantes!

Corrigindo problemas. Erros por digitação incorreta de dados deverão ser corrigidos antes de confirmar o inventário e antes de enviar as movimentações.

Este procedimento é o mesmo para corrigir o inventário de medicamentos Fulano 0000/DF Este procedimento é o mesmo para corrigir o inventário de medicamentos e/ou insumos Tecle Voltar caso você identifique que digitou algo errado antes de confirmar o inventário

Excluindo informação errada Exclua o item que tenha sido inserido e não esteja correto, em seguida insira o dado corretamente. Este procedimento só poderá ser realizado durante a entrada do inventário.

Este procedimento é o mesmo para excluir medicamentos ou insumos

Visualize e Imprima relatórios!

Clique em Relatórios para imprimir

Selecione o relatório desejado

Selecione o tipo para imprimir relatório de Medicamento ou Insumos Fulano 0000/DF Selecione o tipo para imprimir relatório de Medicamento ou Insumos

Datar o período de transação (opcional) Insira o Nº. da DCB Clique em Gerar Relatório

Datar o período de transação Insira o Nº. do registro no M.S (opcional) Insira o Nº. do registro no M.S Clique em Gerar Relatório

Verifique os motivos de erro, providencie a correção e envie novamente o arquivo XML

Razões mais comuns que originam as não aceitações de arquivos 1- Números de lote informados incorretamente: Exemplo: Informou-se baixa de um produto ou insumo de lote RJ0842. Se no inventário inicial ou numa aquisição anterior tiver sido informada entrada de lote rj0842, ocasionará erro, pois a mudança de minúsculas para maiúsculas (ou seja, caracteres diferentes) trará informação de lote diferente. Isto vale para espaços, letra O no lugar de número 0, letra S no lugar de número 5, etc.

Razões mais comuns que originam as não aceitações de arquivos 2- Inclusão de itens inconsistentes: Da mesma forma que no inventário inicial, nas movimentações os itens com inconsistência não podem ser incluídos. Obs: No caso de empresas com CNPJ’s não encontrados na base de dados da ANVISA, deve-se conferir o número digitado. Se este estiver correto, faz-se a comunicação deste fato à ANVISA.

Razões mais comuns que originam as não aceitações de arquivos 3- Datas: O arquivo enviado deve: Ser seqüencial (não pular dias). Contemplar período de um a sete dias. Conter apenas movimentações deste período. Exemplo: Nota fiscal de data anterior ao período informado implicará em não-aceitação.

Razões mais comuns que originam as não aceitações de arquivos 4- Datas de Receitas e Notificações de Receitas: Receituários com data de validade expirada não devem ser aviados, tampouco escriturados no Sistema. 5- Transferências: Não podem ser realizadas entre empresas com raízes de CNPJ diferentes, ou seja, apenas entre matriz e filiais.

Outro motivo de erro Por motivo de segurança, se o RT permanecer “logado” sem realizar ações no SNGPC, aparecerá a seguinte tela e o acesso deve ser realizado novamente.

Exemplo

FIM