Semântica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressuposição e Implicatura
Advertisements

Professora Angela Biazi
Semântica e Pragmática – 1/2012 Professora Sabine Mendes, Dn
Semântica.
BCC 101– Matemática Discreta
SEMÂNTICA.
Coesão e Coerência.
Semântica Estilística
INF 1771 – Inteligência Artificial
Denotação e Conotação.
Conceitos Básicos.
Métodos de Demonstração
Sujeito Tipos de Sujeito
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Sawabona Shikoba.
Prolog Programação Lógica Ícaro A. Souza.
O que é adequação vocabular?
Chiara Lubich – Abril de 2010
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Linguística, Semântica e Terminologia
A linguística saussuriana
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
As relações entre palavras
Capítulo 4 Métodos para determinação de propriedades semânticas de fórmulas da Lógica Proposicional
O MAL EXISTE ? (clique para avançar os slides).
Ponto 3 Sintaxe e Semântica Semântica
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Teorias do conhecimento
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
Lógica Matemática e Computacional
Linguagem e sentido E E Coronel Calháu Língua Portuguesa - Unidade 05
SEMÂNTICA.
Conhecimento de mundo.
Dicionário Terminológico
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Relação de sentido entre palavras
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Informações implícitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
Universidade Castelo Branco Rose Cléa Duarte. Semântica - ciência que estuda a significação; todo o processo de associação de significados. Como processamos.
Uma das mais conceituadas pesquisadoras na área, Lúcia Santaella, autora de dezenas de livros sobre o assunto, já se deparou com questões curiosas; já.
ANTÔNIMOS TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Fundamentos de linguagens de programação
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Para entender as linguagens documentárias
O texto e suas propriedades 1ª parte
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
O FRUTO. vida eterna... Se a gente for pensar num momento de Jesus, quando Ele afirmou ser a árvore da vida e que quem estivesse n’Ele teria Se a gente.
A construção do sentido
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Tema 1 – Lógica e Teoria dos Conjuntos
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
David Hume (1711–1776).
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
Hiperônimo e Hipônimo.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Negação de Proposições Simples ou Compostas
John Lyons.   Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Semântica

Tema: Semântica - Relações de Sentido I - Semântica: Área da Lingüística que estuda o significado de palavras e frases. II - O Significado Lingüístico

2.1 Significado Lingüístico X Significado Extralingüístico ‘casa’ significa residência; ‘homeless’ significa sem casa Ter casa significa ter condições de sobrevivência, ter status social, ter patrimônio, etc. 2.2 Significado Lingüístico Definição

(a) Uma palavra? (b) Uma idéia? (c) Um conceito? ‘casa’ significa ‘residência’, mas o que significa ‘residência’? (b) Uma idéia? ‘casa’ significa a idéia da casa, mas o que é uma idéia? A Lingüística pode depender da Psicologia? (c) Um conceito? ‘casa’ significa o conceito de casa: mas o que é um conceito? Não é a mesma coisa que uma idéia?

2.3 Como resolver esse impasse? (d) Uma imagem? ‘casa’ significa a imagem da casa, mas qual é o significado de palavras que não tem imagem associadas a elas?. 2.3 Como resolver esse impasse? Não se deve começar pela definição do que é significado. Não se deve começar perguntando sobre o que é o significado. Essa pergunta vai ser respondida pela teoria, ou seja, depois da análise e não no início.

III - Propriedades do Significado: As Relações de Sentido 2.4 Qual a pergunta adequada, então? Quais as propriedades do significado lingüístico que nós reconhecemos no uso da linguagem? III - Propriedades do Significado: As Relações de Sentido 3.1 Sinonímia Uma palavra pode ter o mesmo significado de outra. Ex.: ‘casa’ tem o mesmo significado de ‘residência’, ‘habitação’, ‘lar’, etc.

3.2 Antonímia Uma frase pode ter o mesmo significado de outra. Ex.: ‘Maria admira João’ significa a mesma coisa que a frase ‘João é admirado por Maria’. Nesse caso, dizemos que a segunda frase é uma paráfrase da primeira. 3.2 Antonímia Uma palavra pode ter um significado oposto ou incompatível ao de outra. Ex.: ‘amor’ antônimo de ‘ódio’ ‘branco’ antônimo de ‘preto’

3.3 Hiponímia Uma frase pode ser antônima de outra. Ex.: ‘João afirmou que é professor’ e ‘João negou que é professor’. Nesse caso, dizemos que a primeira é contraditória em relação à segunda. 3.3 Hiponímia Uma palavra pode conter a outra em termos de significado. Ex.: ‘rosa’ contém o significado de ‘flor’.

3.4 Acarretamento 3.5 Pressuposição Uma frase está numa relação de acarretamento com outra quando a verdade da primeira exige a verdade da segunda. Ex.: ‘João matou Pedro’ acarreta ‘Pedro morreu’. Toda vez que a primeira for verdadeira a segunda também o será. 3.5 Pressuposição Uma frase pressupõe outra quando tanto a afirmação quanto a negação da primeira supõe a segunda. Ex.: ‘João parou de fumar’ e ‘João não parou de fumar’ ambas pressupõem a frase ‘João fumava’ .