1ª Conferencia Nacional do Acesso a Justiça A manifestação da Corrupção na Corrupção 15 de Março de 2012 Benilde Nhalivilo Forum Mulher.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO DO COE PROVINCIAL
Advertisements

Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor.
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
PREVISÃO LEGAL De acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da PenhaDe acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da Penha.
Corrupção Ativa Bem jurídico: Regular funcionamento da Administração. Probidade da Administração Sujeito ativo: qualquer pessoa Pode haver concurso com.
AÇÃO 06 Elaborar Anteprojeto de Lei para inserção, no ordenamento jurídico brasileiro, de tipos penais previstos em Tratados e Convenções Internacionais.
Adaptado da Tecnologia DevInfo para Moçambique MAIO, 2005 ESDEM.
Direitos da Personalidade
Teoria Geral do Direito Privado
Processo Executivo Fase Liminar. Requerimento executivo Informático Conteúdo: Identificação das partes e mandatários Forma do processo Pedido e causa.
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
Ministério Público do Estado do Paraná
Contrato como promessa Charles Fried
A Campanha Fundamentos
MOÇAMBIQUE Localização: Localizado na costa oriental da África Austral. Províncias: Tem 11 províncias: Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Zambézia, Manica,
Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força. Tiago.
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFEC Ç ÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL A CONCRETIZAÇÃO NORMATIVA DOS DIREITOS HUMANOS Lisboa, Março de 2010.
Conflito de Interesses
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Princípios de acesso á actividade Física
Qualidade em Serviços.
PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO.
Experiências de acolhimento a vítimas de tráfico na Bélgica
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
© Junho, 2009 Já é possível cumprir obrigações legais de entrega de certidões de registo criminal para instruir processos administrativos, sem necessidade.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Campanha Compromisso e Atitude Contexto: Altos índices de violência contra as mulheres 6 anos da Lei Maria da Penha: conhecimento e credibilidade na lei;
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
Eutanásia.
Lei de bases da actividade física e desportiva
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
MEDICOS TRADICIONAIS: O USO DAS RAPARIGAS COMO MEIO DE PAGAMENTO DE DIVIDAS. QUE RECOMENDACOES PARA OS GOVERNOS AFRICANOS?
APRESENTAÇÃO ACÓRDÃO STJ, DE Processo 3247/06.2TTLSB.L1.S1 João Francisco Barreiros (nº ) Direito do Trabalho 27/11/2013.
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
Dos crimes praticados por particulares: Art
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
always power on Self Energy
United Nations Development Programme
Comportamento da Época Chuvosa 2005/2006 Período: Janeiro 2006 Por Moisés Vicente Benessene (INAM) Rosita Fernando (INAM) Maria Augusta Alberto Semedo.
MEDITAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA ÉTICA EMPRESARIAL
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Violência contra as mulheres
Violência Doméstica E.B 2/3 Couto Mineiro E.M.R.C Prof.: José António
Centro do Rio de Janeiro Terça-feira – 26/02/2008.
Questões Ético-Jurídicas no contexto da Violência Doméstica A relação médico/doente e o segredo médico Paulo Sancho Advogado 8 de Novembro de 2007.
Neemias 5 A restauração social
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
EFEITOS DOS CONTRATOS.
Características da Época Chuvosa 2005/2006 Período: Outubro,Novembro Dezembro 2005 Por Moisés Vicente Benessene (INAM) Rosita Fernando (INAM) Maria Augusta.
Profº Carmênio Barroso
RESPONSABILIDADE CIVIL
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
Assédio Moral no Trabalho
A indisciplina escolar.
“A Violência contra as Mulheres Prevenção e Protecção
Humanização dos Cuidados de Saúde Iniciativa Maternidade Modelo
Função produção.
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
ALIMENTOS I – CONCEITO Alimentos são prestações para satisfação das necessidades vitais de quem não pode provê-las por si (Orlando Gomes)
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
Bem me Quero Daniela Ribeiro. Lei Maria da Penha Cinthia Daniela Pollyanna Tatiana 10º Período Psicologia Jurídica Lei nº de 7 de agosto de 2006.
Ricos vs Pobres. Pobreza A Pobreza pode ser caracterizada por diversos aspectos, principalmente: –Carência de bens e serviços essenciais (necessidades.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Transcrição da apresentação:

1ª Conferencia Nacional do Acesso a Justiça A manifestação da Corrupção na Corrupção 15 de Março de 2012 Benilde Nhalivilo Forum Mulher

Conceito de Corrupcao Nos termos da Lei nº 6/2004, de 17 de Junho, corrupção é: A solicitação ou recebimento de dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer vantagem patrimonial, que não lhes sejam devidos, para praticar ou não praticar acto que implique violação dos deveres do seu cargo (corrupção passiva para acto ilícito) – art. 7; ou A solicitação ou recebimento de dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer vantagem patrimonial, que não lhes sejam devidos, para praticar ou não praticar acto que implique violação dos deveres do seu cargo (corrupção passiva para acto ilícito) – art. 7; ou A solicitação ou recebimento de dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial, que não lhes sejam devidos, para praticarem actos não contrários aos deveres do seu cargo e cabendo nas suas funções (corrupção passiva para acto lícito) – art. 8; ou A solicitação ou recebimento de dinheiro ou promessa de dinheiro ou qualquer outra vantagem patrimonial ou não patrimonial, que não lhes sejam devidos, para praticarem actos não contrários aos deveres do seu cargo e cabendo nas suas funções (corrupção passiva para acto lícito) – art. 8; ou Dar ou prometer aos dirigentes, funcionários ou empregados do Estado ou das autarquias locais, das empresas públicas, das empresas privadas em que sejam participadas pelo Estado ou das empresas concessionárias de serviços público, por si ou por enterposta pessoa, dinheiro ou vantagem patrimonial ou não patrimonial que a elas não sejam devidos, para praticarem actos não contrários aos deveres do seu cargo e cabendo nas suas funções (corrupção activa) – art. 9. Dar ou prometer aos dirigentes, funcionários ou empregados do Estado ou das autarquias locais, das empresas públicas, das empresas privadas em que sejam participadas pelo Estado ou das empresas concessionárias de serviços público, por si ou por enterposta pessoa, dinheiro ou vantagem patrimonial ou não patrimonial que a elas não sejam devidos, para praticarem actos não contrários aos deveres do seu cargo e cabendo nas suas funções (corrupção activa) – art. 9.

Corrupcao: O que as pessoas acreditam? Segundo um estudo realizado pela Ėtica Mocambique em 2001, 1 em casa 2,2 entrevistadas acreditava que a maioria dos funcinarios do Estado estava envolvido em esquemas de corrupcao especialmente na policia (70%), no Governo (59%) e nos Tribunais incluindo Trobunais Comunitarios e outras estruturas locais de resolucao de conflitos (58%). Segundo um estudo realizado pela Ėtica Mocambique em 2001, 1 em casa 2,2 entrevistadas acreditava que a maioria dos funcinarios do Estado estava envolvido em esquemas de corrupcao especialmente na policia (70%), no Governo (59%) e nos Tribunais incluindo Trobunais Comunitarios e outras estruturas locais de resolucao de conflitos (58%).

Principais vitimas da corrupcao? UTRESP refere que apenas os pobres e os fracos nao conseguem escapar a Lei. Quem e a maioria dos pobres? Quem e a maioria dos pobres? As mulheres

Como se manifesta a corrupcao? Desaparecimento de processos, sobretudo quando os Desaparecimento de processos, sobretudo quando os indiciados fazem parte da policia ou do Sistema da indiciados fazem parte da policia ou do Sistema da Justica Justica Suborno por parte dos agressores, muitas vezes, seus Suborno por parte dos agressores, muitas vezes, seus maridos/companheiros, em casos de violencia domestica maridos/companheiros, em casos de violencia domestica

Como se manifesta a corrupcao? Extursao de quantias de dinheiro as mulheres ou outra vantagem patrimonial Extursao de quantias de dinheiro as mulheres ou outra vantagem patrimonial Chantagens Chantagens Assedio Sexual/Tirar partido sexual Assedio Sexual/Tirar partido sexual O atraso da entrega do processo ao Juis por parte dos advogados ou outros funcionarios da Justica O atraso da entrega do processo ao Juis por parte dos advogados ou outros funcionarios da Justica

Porque as pessoas, particularmente as mulheres aceitam entrar em esquemas de corrupcao? Promessas e/ou esperancas de: Uma rapida resolucao do conflito Uma rapida resolucao do conflito Resolucao do conflito a seu favor ou a favor de seus filhos,maridos ou outros parentes e/ou ainda Resolucao do conflito a seu favor ou a favor de seus filhos,maridos ou outros parentes e/ou ainda A possibilidade de entregar comida aos seus parentes detidos ou presos. A possibilidade de entregar comida aos seus parentes detidos ou presos.

Quem esta envolvido nos casos de corrupcao? Segundo estudos realizados pelo CIP e pela Etica e alguns artigos na medea, a corrupcao envokve: Policia Policia Juizes Juizes Advogados Advogados Procuradores Procuradores Tecnicos e Oficiais da Justica Tecnicos e Oficiais da Justica

O que torna as mulheres mais vitimas da corrupcao? Falta de informacao sobre os seus direitos Falta de informacao sobre os seus direitos Alto indice de mulheres iletradas, particularmente nas zonas rurais. 64% de mulheres iletradas. Nas zonas rurais das cerca de 7 milhoes de mulheres, aproximadamente 5 milhoes sao iletradas Alto indice de mulheres iletradas, particularmente nas zonas rurais. 64% de mulheres iletradas. Nas zonas rurais das cerca de 7 milhoes de mulheres, aproximadamente 5 milhoes sao iletradas

O que torna as mulheres mais vitimas da corrupcao? Direito à informação: direito ao acesso ao conhecimento sobre qualquer domínio possa ajudar o cidadão a tomar decisão consciente sobre a sua vida individual ou em grupo. Direito à informação: direito ao acesso ao conhecimento sobre qualquer domínio possa ajudar o cidadão a tomar decisão consciente sobre a sua vida individual ou em grupo. A maior parte da informacao e disponibilizada em portugues e a maioria das mulheres nao percebe a lingua oficial A maior parte da informacao e disponibilizada em portugues e a maioria das mulheres nao percebe a lingua oficial

11 ProvínciasHabitantes Falantes Português L1 (= ou > 5 anos de idade)% 1Maputo Cidade Maputo Sofala Zambézia Nampula Niassa Manica Inhambane Gaza Cabo Delgado Tete Totais (Fonte: INE 2010 )

O que faz com que as mulheres sejam vitimas da corrupcao? Desigualdades nas relacoes de poder – Ela por ser mulher e por estar numa posicao de inferioridade e de subirdinacao torna- se dificil reclamar ou exigir determinaos direitos ou denunciar factos Desigualdades nas relacoes de poder – Ela por ser mulher e por estar numa posicao de inferioridade e de subirdinacao torna- se dificil reclamar ou exigir determinaos direitos ou denunciar factos Pobreza – Ela nao esta em condicoes de competir ou envolver-se em situacoes de pedidos de celeridade dos seus processos fornecendo bens materiais ou monetarios Pobreza – Ela nao esta em condicoes de competir ou envolver-se em situacoes de pedidos de celeridade dos seus processos fornecendo bens materiais ou monetarios

Custas?

Custas Sera que as mulheres, particularmente, aquelas que vivem em situacao de pobreza e de dependencia economica do seu marido/parceiro estarao em condicoes de pagar as custas? Sera que as mulheres, particularmente, aquelas que vivem em situacao de pobreza e de dependencia economica do seu marido/parceiro estarao em condicoes de pagar as custas?

Porque nao se denuncia a corrupcao? Embora tenhamos uma Lei que pune a corrupção: As vítimas ou não denunciam os casos de corrupção ou quando o fazem há dificuldades de obter provas suficientes As vítimas ou não denunciam os casos de corrupção ou quando o fazem há dificuldades de obter provas suficientes Mais dificil ainda quando o agressor e funcionario da Lei e Ordem ou do Sistema da Justica Mais dificil ainda quando o agressor e funcionario da Lei e Ordem ou do Sistema da Justica

Muito Obrigada