CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Prof. Leonardo Queiroga
Dificuldades da Língua Portuguesa
ESTUDO DO VERBO.
O PRONOME.
Verbos – Prova Bimestral
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
MORFOSSINTAXE Classes de palavras.
Orações Subordinadas Substantivas
Revisão de Português 6ºano
Classe Gramatical da palavra QUE
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Gramática da Sapatilha
PREPOSIÇÃO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Sujeito Tipos de Sujeito
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
O verbo O verbo.
AFE DE PORTUGUÊS.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Pronomes anotações.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Apreender a Gramática Parte 2.
Classe de palavras.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Vamos lá falar de… DETERMINANTES.
Classe de Palavras Invariáveis
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Definição e Classificação
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Jogo do Mickey Iniciar Nome: Laurah Valeton e Laura Dias
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Adjetivos e Substantivos
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto. Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para:
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Concordância Nominal Concordância Verbal
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Resumo Assuntos estudados
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Bendito seja o ensino Que tira a poeira da mente Quanto mais a gente estuda Tanto mais a gente aprende. Não há divisão de classes Entre as classes de.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Conjunção é a palavra invariável que liga:
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
Transcrição da apresentação:

CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES

CLASSES DE PALAVRAS Todos nós conhecemos a língua portuguesa; falamos em língua portuguesa, escrevemos em língua portuguesa, pensamos em língua portuguesa, não é mesmo? Então, usamos todos os dias as palavras variáveis e invariáveis, o único problema é que usamos as palavras todas de uma vez, unidas, formando frases para poder comunicar algo e nem reparamos se elas são variáveis ou invariáveis, nossa intenção é comunicar. Porém, quando estudamos a Língua Portuguesa podemos reparar esse detalhe, pois, aprendemos a conhecer palavra por palavra para compreender a formação estrutural da linguagem. Por isso, aqui vamos nós estudar as classes das palavras.

PALAVRAS VARIÁVEIS Palavras variáveis são as que, conforme o próprio nome indica, aceitam ser flexionadas, aceitam modificação sem perder o sentido. “ As variáveis, variam. “ Como assim, variam? - você pergunta . -Eu respondo - Aceitam flexionar, aceitam modificação de tempo, aceitam aumentativo, diminutivo, plural, etc.

Veja como é fácil. Se deparamos com uma palavra e queremos saber se ela é variável ou não, basta tentar flexionar sua formação, coloque-a no diminutivo, mude seu tempo para o passado (Pretérito) ou futuro, passe-a para o plural, etc. e se ela aceitar, então é variável. Ela pode sofrer modificação.

Veja um exemplo prático, repare na palavra: PROTESTO - eu posso modificar sua flexão passando-a para o plural e obterei a palavra (protestos), ou coloco-a no tempo passado e tenho (protestou). Quando isso é possível, dizemos que a palavra é da família das VARIÁVEIS, ela aceita flexionar sua formação.  

Temos aqui, SEIS classes que são do grupo das variáveis: 1- Substantivo - Palavra que dá nome aos seres em geral. Casa, sapato, carro, mesa... Casarão,casebre, sapatos, sapatinho, carros, carrinho, mesas.. -Os substantivos aceitam flexão, portanto são variáveis.-

2- Artigo - Palavra que acompanha o substantivo determinando-o: Uma casa, os sapatos, o carro, uma mesa umas casas, o sapato, os carros, umas mesas... Os artigos podem sofrer modificação e são usados no plural ou singular, portanto, também pertencem ao grupo das variáveis.

3- Adjetivo - palavra que expressa a qualidade ou característica do substantivo: Casa bonita, sapato grande, carro novo, mesa pequena... casas bonitas, sapatos grandes, carros novos, mesas pequenas...  

*Atenção com os numerais. 4- Numeral - palavra que quando flexionada pode indicar: quantidade: Aqui trabalham três ajudantes. ordem: Passei na USP em terceiro lugar. múltiplo: Aquela casa tem o triplo do tamanho da minha. fração: Um terço dos deputados votou contra o projeto.  

5- Pronome - Palavra que acompanha ou substitui o substantivo, para indicar a pessoa do discurso: Nossa casa, meu sapato, o carro dele, sua mesa... Nossas casas, meus sapatos, o carro deles, suas mesas...

6- Verbo - Palavra que indica ação: IR: irei, irá, iria, etc... CASAR: casarei, casaremos, casarão GOSTAR: gostou, gostei, gostará, gostaria, etc...

PALAVRAS INVARIÁVEIS É claro que você já matou a "charada". Se as palavras variáveis são aquelas que podem ser flexionadas, então, as invariáveis são as que não aceitam nenhuma forma de variação.

Tentaremos flexionar a palavra: QUANDO  Eu posso modificar sua flexão passando-a para o plural? obtendo a palavra (quandos)?. ISSO NÃO EXISTE.  Transporta-la para o  tempo passado(quandou)? Para o futuro(quandará)? Para o diminutivo(quandinho)? Aumentativo(quandão)? Nãããooo. Se é impossível flexionar, dizemos que a palavra é da família das INVARIÁVEIS, ela NÃO aceita flexionar sua formação.

PALAVRAS INVARIÁVEIS Portanto veja e grave o grupo das invariáveis. 1- Advérbio - Palavra que modifica o sentido: Do verbo: Suas palavras nos sensibilizaram profundamente. Do Adjetivo: Ela estava maravilhosamente bela. Do próprio advérbio: Você sabe muito bem minha opinião.  

2- Preposição - Palavra que liga dois termos entre si: Falou sobre suas viagens. Lutarei contra todos.

3- Conjunção - palavra que liga: Termos: Brigavam como cão e gato. Orações: Vibramos com a divulgação do resultado.

4- Interjeição - palavra que exprime sentimento ou emoção: Oba! Hoje é feriado nacional!

Lembre-se disso: Preposição, interjeição, conjunção e advérbio pertencem a classe das palavras invariáveis, pois, não podem sofrer flexão alguma.