Procedimentos Parlamentares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

NORMAS PROTOCOLARES, PARLAMENTARES E MOÇÕES
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Consulta à Comunidade Interna
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
CONSELHO DO IDOSO.
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
SOLENIDADES DE IMPOSIÇÃO DE GRAU 2011/12
I Congresso de Presbíteros - PGNB
Sérgio Elias Vieira Cury
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DE TAREFAS
Eventos Cerimonial Protocolo EVENTOS Acontecimento CERIMONIAL Conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene. PROTOCOLO Registro dos atos.
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
para perguntas hoje: CTP Apresentando a programação para perguntas hoje:
De 19 e 20 de abril de Brasília 6ª REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1ª REUNIÃO CONJUNTA DE DIRETORIAS &
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
O Secretário da Loja SEMINÁRIO 2013
Métodos Quantitativos
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Tipos de Reuniões de Trabalho
Reuniões de Trabalho.
Descomplicando a Secretaria Secretaria UCOB
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PROTOCOLO E RITUAL LEONÍSTICO.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Proposta da versão 1 do Processo de Gestão de Ideias
COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Roteiro de condução da reunião
ISO 9001:2000
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
PRODUÇÃO TEXTUAL.
DIÁLOGO E DEMOCRACIA.
Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Gabriela Reis José Guilherme Silva Amato Versão 1.0 Julho de 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado, 21 de abril de 2012.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
“Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Consocial METODOLOGIA.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Normatização para as Reuniões de Rotary no Brasil
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Trabalho nas regras ABNT
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Superintendência de Colegiados
Conselho Municipal de Educação (CME) 1. 1a Plenária (11/04/15) Participação de toda a população Definição do texto- base Eleição de delegados 2a Plenária.
X Conferência Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente
Encontro Curso Dia de campo
Orientador: Silvio Romero
15 DE ABRIL DE ª. Reunião Monitoria IV SELL.
Treinamento de Prospecção ENEJUNESP - Parcerias
IX SIMULAÇÃO INTERNA DAS NAÇÕES UNIDAS
O pastor é o principal responsável por este programa.
Módulo 3: Administração do Leo Clube
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
1 Audiência Pública n.º 12/2008 Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 29 de outubro de 2008.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
Transcrição da apresentação:

Procedimentos Parlamentares Robert’s Rules of Order

Assuntos a serem abordados: Objetivo das normas parlamentares; Vantagens; Regra mais importante; Ordem do dia; Uso da palavra; Moções e seus tipos; Votação.

Para que servem as normas parlamentares? Reuniões efetivas; Decisões representativas da maioria dos membros.

Vantagens: Reuniões ordenadas; Igual oportunidade para todos no uso da palavra; Decisões majoritárias; Proteção dos direitos da maioria(minoria). Capacitação diretiva e disciplina de idéias Discussão moderada, clara e ordenada Lição de democracia prática

A Regra mais importante: Estar Preparado!

Ordem do dia: 1. Abertura. (Chamada à ordem); 2. Aprovação (e leitura se não foi distribuída) da ata da reunião anterior; 3. Informes dos membros da Junta Diretiva e comitês permanentes; 4. Informes dos comitês especiais; 5. Assuntos especiais (Assuntos importantes que a reunião decidiu previamente ventilar neste momento específico); 6. Assuntos pendentes e questões gerais (Assuntos adiados em reuniões anteriores e fixados para serem discutidos nesta reunião); 7. Assuntos novos; 8. Encerramento (Fechamento da reunião).

Sugestão de Ordem do dia 1. Convidar que se assentem; 2. Compor a mesa; 3. Abertura oficial / Anfitrião; 4. Execução da Carta de princípios; 5. Saudação aos presentes; 6. Aprovação da Ordem do dia; 7. Leitura da Ata; 8. Leitura / correspondências; 9. Informes do conselho diretor; 10. Assuntos diversos; 11. Treinamentos diversos; 12. Palavra livre; 13. Palavra do Presidente; 14. Próxima ordem do dia; 15. Avaliação e sugestões; 16. Agradecimentos e Encerramento oficial.

Uso da palavra: O Presidente indica quem utilizará a palavra. A pessoa que deseja ser escutada, deverá levantar-se e dirigir-se ao presidente. Constitui uma falta de cortesia levantar-se ou levantar a mão enquanto outra pessoa estiver falando. Quem primeiro se manifestar será o primeiro a falar O Presidente deve abrir inscrições Quem apresenta uma moção tem prioridade sobre os outros inscritos Terão direito a palavra pela 2ª vez todos os inscritos que tenham falado na primeira rodada. Sempre falar em pé (salvo por doença) Ao pedir a palavra, esclarecimento ou apartear, dirija-se ao Presidente Procure não interromper ou apartear o Presidente Cumpra o tempo determinado à você

A pessoa que apresenta a moção receberá prioridade sobre todas as demais. Ninguém terá o direito de falar pela segunda vez até que todos os interessados tenham sido escutados. O presidente deverá alternar os oradores das diversas opiniões dentro da discussão. Sempre pede-se ao Presidente, e este pedirá ao orador O tempo deve ser descontado do tempo atribuído ao orador O aparte é facultativo Se for aparteado, deve-se permanecer em pé enquanto durar o aparte

Moção: A moção é o veículo de ação do grupo. Pode ser o resultado de um informe ou parte dos diferentes assuntos. Geralmente as moções devem ser secundadas. Isto quer dizer que a pessoa que secunda opina que a moção deve ser discutida.

Como apresentar uma moção Exposição objetiva das considerações gerais. As razões/justificativas do pedido responderão basicamente: * Porquê da moção. * O que pretende. * Como realizá-la. * Quais os recursos financeiros. * Quais os talentos humanos.

1. Apresentação da moção pela secretaria 2 1. Apresentação da moção pela secretaria 2. Presidente faz resumo e verifica se está secundada 3. Levantamento do quorum e forma de votação: 1/2 + 1 = Maioria simples / 2/3 = Maioria absoluta 4. Esclarecimentos 5. Tomada de inscrições para discussão 6. Defesa da moção pelo mocionante 7. Palavra dos inscritos (ordem de inscrição) (Definir tempo/falar) 8. Emendas (paralisa a ordem dos oradores, voltando-se ao item 3) 9. Segunda rodada de discussões se necessário 10. Votação (Presidente esclarece o que será votado /imparcial) 11. “Em regime de votação” “Abstenções, Favoráveis, Contrários” 12. Nomeação de comissão para trabalhos e ou estudos

Algumas moções Caçar a Palavra 2/3 Moção x Retirá-la Adoção de relatório Recesso Rever decisão tomada2/3 Fixar data, hora, local Emendas de constitui.2/3 Suspensão de regras 2/3 Divisão para debates Consulta parlamentar Dispensa de um dever Limitar ou AMPLIAR limites do debate 2/3

Tipos de moções Moção principal: realização de uma atividade. Moções subsidiárias: complementa a moção sem alterar o objetivo principal. Moções incidentais: questões parlamentares. Moções Privilegiadas: deve ser considerada e decidida antes de qualquer outra. Não vai a discussão.

Votação: Em primeiro lugar se votará a emenda da emenda; a seguir se votará sobre a emenda ( quer seja emendada ou na sua forma original, de acordo com o resultado da votação anterior) e, finalmente, se votará sobre a moção principal (quer seja emendada ou na sua forma original, dependendo do resultado das votações anteriores) .

Atenção sempre com as ABSTENÇÕES Fluxo Apresentação de Moção À qualquer momento, qualquer Orador (desde que inscrito) pode propôr uma emenda; inicia-se uma nova lista de inscritos para a discussão; após a sua votação (da emenda), volta-se ao Orador seguinte que propôs a emenda; se aprovada, emenda-se a MP. Leitura da Moção com todas as emendas Inscrições / Discussão da Moção Identificar a necessidade Confrontar lista de presenças com a lista da Secretaria e Tesouraria; logo o quorum varia ao longo da reunião. Estar Preparado Explanação do Mocionante Elaboração da Moção Votação da MP já emendada ou não Informar o Presidente / Entregar Moção escrita à Secretaria Explanação dos demais inscritos Aprovada ? Decretar o tempo para cada orador; pode-se declinar em benefício de outro orador (somente os incritos).’ Propôs ME ? NÃO SIM Por questão de privilégio, pode ser o último Orador. Fazer lobby para aprova- ção da Moção proposta Atenção sempre com as ABSTENÇÕES NÃO SIM Explanação dos demais inscritos Levantamento do quorum do PdV da OLM Formar uma Comissão para encaminhamento do Projeto 2a rodada discussões? SIM Leitura da Moção pela Secretaria / resumo feito pelo Presidente / Esclarecer Dúvidas Anexar Moção ao LML NÃO

Procedimentos Parlamentares

Protocolo de Eventos e Solenidades Organizando um Cerimonial Por quê fazê-lo? O que quer alcançar? Quando será? Qual sua duração? Para quem? Quais os pontos altos? Qual a logistica? Onde será? Normas de Cerimoniais Públicos e Ordem Geral de Precedências. Decreto Federal Nº 70.274 de 09.03.72 -www.senado.gov.br (Cerimonial) Casa Civil da Presidência da República

Check list de um cerimonial Coordenador Mestre cerimônia Equipe de trabalho Quem faz o que? Tipo de solenidade Verba Reserva do local Espaço Banheiros Iluminação Tomadas e potência Telefones Estacionamento e segur. Som e operador Tribuna, pedestal,microf. Lista convidados

Check list de um cerimonial 3 Check list de um cerimonial Oradores, homenagiad. Cardápio apropriado Dieta especial Equipamento p/orad. Bandeiras Hinos Recepcionistas Padrinhos Arrumar Mesa Aut. Chuva, Frio, Calor Limpeza geral Buscar e levar convidado Imprensa, fotos, filmag. Lista autorid. na tribuna Decoração Convite x tempo x traje Energia auxiliar Bebidas, etc, após protoc.

Check list de um evento 4 Bufett, coffe break, ág. Garçons Logotipo, Cartazes Mala direta...,Convites Faixas, Crachás Programa do evento Recibos, Inscrições Pasta, bloco, caneta Copiadora/Fac simele Textos Certificados Formul. de perguntas Troféus, placas... Adesivos, folhetos... Patrocinadores Sinalização/Transportes. Computadores Corresp. Agradecimento

Mesa principal e Oradores Forma a mesa, depois... Tamanho adequado Número ímpar...(par) Prolongamento da mesa Representante de muitos Levar à mesa Troca de lugares/posses Orador x seu tempo Nem todos falam Recolher perguntas/filtro Poder do último discurso Puxar sempre os aplausos Aplausos para o final Pose para fotos

Exmo Sr. .....DD Prefeito Municipal Sr. ...., Prefeito Municipal

Hinos e Bandeiras 7 Aplausos?Pavilhão/Hino Hino estrangeiro antes... De pé, sentido, ás band. Hastear: 1ºsub. última desc. Band. Estrang. Ordem alf. I P I P

Ordem do Dia Convidar que se assentem Compor a mesa 8 Ordem do Dia Convidar que se assentem Compor a mesa Abertura oficial/Anfitrião Execução de Hinos/Lema Saudação aos presentes Breve relato do evento Leitura de mensagens Citação de outras autoridades presentes Homenagens/Apreses Posse Discursos Encerramento oficial/Anf Agradecimentos Protoc. Convite Jantar/Casa

Particularidades Parlamentares Aplausos Tempo P/Falar Saudação as autoridades Horários das reuniões Campainha/Sinalizador Falar em Pé Tribuna/Microfone Inscrição para Debates Projetos Normas Parla-mentares R.R. Liberdade para Ir e Vir, Sim e Não Quorun

Ordem do Dia Sugestiva Informes das diretorias Assuntos diversos Convidar que se assentem Compor a mesa Abertura oficial/Anfitrião Execução do Credo Júnior Saudação aos presentes Aprovação da Ordem do dia Leitura da Ata Leitura / correspondências Informes do conselho diret. Informes das diretorias Assuntos diversos Treinamentos diversos Palavra livre Palavra do Presidente Próxima ordem do dia Avaliação e sugestões Agradecimentos e Encerramento oficial

Fontes da atualizações do curso de protocolo oficial de eventos e solenidades. Buscado no: 1 - Manual de normas do cerimonial público e ordem geral de precedências, decreto federal nº 70.274 de 09/03/72 da casa civil da presidência da república. Encontrado nos arquivos e baixado mediante pagamento em www.senado.gov.br 2 - Também no cerimonial da casa cívil de SC, Tenente Tasca, fone (48) 221 3225 - e-mail: cerimoni@pm.sc.gov.br 3 - Livro: "Cerimonial, etiqueta, protocolo e eventos" Hellograff - gráfica e editora - Grafograf - artes gráficas, fone (41 3640 0800 da escritora: Vivian Marcassa Carpinelli, fone (41) 9977 2783 e 9957 9339. (palestrante oficial em órgãos públicos municipais, estaduais e federais)