IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Avaliação Institucional
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
SEJAM BEM-VINDOS!.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Departamento do Ensino Secundário
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Especialização em Educação a Distância
A Educação a Distância é possível?
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Disciplina: Estágio Supervisionado I
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Universidade Federal de Uberlândia
Formação de Tutores a Distância
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O papel do Estagio na Formação de Professores
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA PEDAGOGIA – CAMPO DE SABERES ? INTERLOCUÇÃO Cursos de Pedagogia – campo da formação inicial SISTEMAS DE ENSINO -campo de práticas e da formação continuada Diretrizes Curriculares Nacionais dos Curso de Pedagogia = construção possível em 2006

IV FORUM NACIONAL DE PEDAGOGIA Ausências na produção de saberes ? INTERLOCUÇÃO Formação inicial desvinculada das necessidades da prática SISTEMAS DE ENSINO – em dissonância com a formação inicial Diretrizes Curriculares Nacionais dos Curso de Pedagogia = construção possível em 2006

Cursos alimentam-se a si próprios com a sua produção e a cada dia se afastam mais da realidade escolar. Ausência da instituição ESCOLA e toda sua complexidade como organização e realidade social, como base das pesquisas acadêmicas. Necessidade de mergulhar nas demandas urgentes da escola relacionadas às competências de gestão escolar para conseguirmos compreender qual seria, evidentemente, o papel do Pedagogo na escola. Necessidade urgente de criarmos grupos de pesquisa que invistam em estudos no campo da gestão da Escola Básica para oferecermos referenciais teóricos capazes de sustentar uma atuação crítica dos profissionais, especialistas, que hoje estão nas escolas e também àqueles que são eleitos para ocuparem estes espaços. Precisamos oferecer suporte às práticas pedagógicas escolares de modo a não permitir que lacunas relacionadas à fragilidades de atuação exijam que se criem profissionais diversos para sustentar a busca pela qualidade do ensino e da educação no país.

Projeto Vetor Norte UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL 4

POLOS

APRESENTAÇÃO O Curso Pedagogia UAB/UFMG visa à formação inicial de professores para a educação infantil e os quatro anos iniciais do ensino fundamental. Curso na modalidade a distância, definidos no Edital SEED/MEC no 1/2005, de 16 de dezembro de 2005. O curso tem como referência o Veredas – Formação Superior de Professores, que foi oferecido a professores em exercício nas redes públicas de Minas Gerais.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO PEDAGOGIA UAB / UFMG Organização: Graduação plena Em oito módulos semestrais Duração prevista de quatro anos Carga horária total = 3270 h Desenvolvimento: Uso de tecnologias da informação integradas Habilidades de informática para domínio da comunicação virtual Desenvolvimento de competências necessárias para o trabalho coletivo e a ampliação dos horizontes pessoais dos alunos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO Sua estrutura prevê: Guias de Estudo Veredas Textos complementares produzidos para o curso Atividades instrucionais e auto-instrucionais para WEB para atender às especificidades da Educação a distância Oficinas presenciais realizadas uma vez por mês no Pólo Atividades culturais organizadas pela coordenação do próprio Pólo. O estágio curricular presencial, previsto para ser desenvolvido desde o início do curso

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO Sua estrutura prevê: A formação dos formadores e dos tutores presenciais e à distância Essa formação acontecerá ao longo do processo, de modo a garantir a eficácia do trabalho de tutoria e dos processos de aprendizagem dos estudantes; O monitoramento contínuo e a avaliação externa do projeto - visará acompanhar sua implementação para verificar se efetivamente se concretiza de acordo com os objetivos e propósitos previstos, e se o projeto implantado se mostra de fato capaz de responder às necessidades que lhe deram origem. 9

SISTEMA DE TUTORIA LOGISTICA DE FORMAÇÃO TURMA 1 TURMA 2 TUTOR PRESENCIAL TURMA 1 25 ALUNOS COORDENAÇÃO TUTOR À DISTÂNCIA PROFESSOR FORMADOR TURMA 2 25 ALUNOS TUTOR PRESENCIAL

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Relação Pedagógica FOCO sujeitos de aprendizagem Concepção inclusiva de avaliação Avaliação educar trabalho pedagógico Ênfase no processo  Ênfase no produto Monitoramento Perspectiva - aprendizagem - atividades - produções - reflexão/ação - motivação - aprovação

SISTEMA DIDÁTICO FOCO Guias de estudo + textos complementares MAIS Relações Pedagógicas criadas em torno dos componentes curriculares por meio : encontros mensais; atividades na plataforma moodle ; outros suportes e propostas complementares Tutor Papel - dialogar com o material - auxiliar o aluno no percurso proposto O Sistema - Rompe a fragmentação das áreas específicas de conhecimento - Re-significa a dimensão pedagógica no trabalho docente

EQUIPE UAB  1 professor formador: Realiza a gestão pedagógica do processo na formação do tutor local. O professor formador vai ao pólo nos encontros presenciais mensais e também utiliza o ambiente virtual de aprendizagem do curso. 1 tutor a distância: É responsável por gerenciar o ambiente virtual de aprendizagem, atender as demandas e acompanhar as propostas para o desenvolvimento do curso 2 tutores presenciais: Residentes no município - pólo, são responsáveis diretos pelo processo educativo dos estudantes. Cumprindo uma carga horária de 20h semanais, procuram assegurar que os alunos tenham atendimento durante a semana, nos períodos manhã, tarde e noite e aos sábados.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO PEDAGOGIA-UAB Ó D U L O S NÚCLEO DE CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Núcleo de Integração Linguagens e Códigos Fundamentos da Educação Identidade Cultural e Sociedade Matemática e Ciência Organização do Trabalho Pedagógico Identidade do Profissional da Educação Seminários de Ensino e Pesquisa Eixo integrador 1 Linguagem Matemática I Infância – 0 a 6 anos Antropologia e Educação Sociologia da Educação Sistema Educacional no Brasil Educação Família e Sociedade O campo da Educ e da Pedag Eixo integrador I 2 Língua Portuguesa I Matemática II Educação Infantil Economia e Educação Política e Educação Política Educacional no Brasil Educação Sociedade e Cidadania. Ciência Realidade – Fontes da Pesquisa em Educação Eixo integrador II 3 Língua Portuguesa II História I Matemática III Proj Político Pedagógico História da Educação Diretrizes Curriculares Escola: Campo da Prática Pedagógica Definição de um Problema de Pesquisa Pedagógica Eixo integrador III 4 Alfabetização e Letramento História II Ciências da Natureza I Múltiplas Linguagens I Psicologia Social Gestão Democrática da Escola Dimensão institucional e PPP da escola Metodologia da Pesquisa Eixo integrador IV 5 Educação Artística Geografia I Ciências da Natureza II Múltiplas Linguagens II Psicologia da Educação I Bases pedagógicas do trabalho escolar Organização do Ensino e do Trabalho Escolar Metodologia da Pesquisa Eixo integrador V 6 Educação Corporal Geografia II Ciências da Natureza III Múltiplas Linguagens III Psicologia da Educação II Planejamento e Avaliação do Ensino Dinâmica psicossocial da classe Oficinas de Monografia I Eixo integrador VI 7 Projetos Inter- disciplinares I, II e III Dinâmica do trabalho Filosofia da Educação Ação Docente e Sala de Aula Especifidade do Trabalho Docente Oficinas de Monografia II Eixo integrador VII 8 Projetos Inter- disciplinares I, II e III Ação Docente e Sala de Aula Especificidade do Trabalho Docente Oficinas de Monografia III Eixo integrador VIII

ATIVIDADES DO CURSO Sérgio Dias Cirino Horas por semana e por módulo Totais no curso 1 2 3 4 5 6 7 8 Sem Mod Atividades individuais a distância 16 240 17 270 13 210 9 150 1800 Prática Pedagógica orientada 30 60 120 540 Atividades coletivas presenciais 480 Atividades de avaliação * 15 Memorial - Monografia Totais 25 375 26 405 3270 PLANILHA DE ATIVIDADES DO CURSO PEDAGOGIA UAB/UFMG Sérgio Dias Cirino

LIVROS

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - MOODLE - 9 PÓLOS 18 TURMAS 36 PROFESSORES / TUTORES 365 ALUNOS

FÓRUNS TAREFAS WIKIS BLOGS

MOODLE Fórum de Notícias: cujo objetivo é de manter os alunos informados, por meio da publicação, em sua maioria pela equipe de tutoria, de notícias e avisos sobre o curso. Fórum de Dúvidas: espaço para envio, pelos alunos, de quaisquer dúvidas sobre os conteúdos em estudo ou sobre o próprio curso. Hora do Cafezinho: espaço aberto para os alunos e tutores conversarem sobre assuntos diversos. Fóruns Temáticos: Fórum com atividade para Integração dos Guias (com temas variados) Fórum sobre metodologia de pesquisa e de apoio à construção da monografia.

Metodologia de Pesquisa FÓRUNS Fórum de Notícias Hora do Cafezinho Fórum de Dúvidas Fóruns Temáticos Metodologia de Pesquisa

MOODLE Tarefas: Atividades postadas pelos tutores, realizada (off line) pelos alunos e enviada em arquivo de texto. Wikis: Os alunos se organizam em grupos para a construção de textos coletivos on-line. Blog: Cada aluno publica sua página, divulgando o tema de sua monografia, apresentando estudos relacionados e a evolução de sua pesquisa.

Blog: Cada aluno publica sua página, divulgando o tema de sua monografia, apresentando estudos relacionados e a evolução de sua pesquisa.

FOTOS ENCONTRO NOS POLOS CURSO DE CAPACITAÇÃO

CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2009 PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2009

CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009 PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009

CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009 Curso de Capacitação de Tutores da UAB 27 e 28 de julho de 2009 PEDAGOGIA PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 2/2009 DIA 27 9:00 Recepção 9:30 Abertura Profª Ângela I. Loureiro Dalben Profª Tânia Margarida Lima Costa 10:00 às 12:00 Palestra: “Avaliação em Pauta” Profª Maria Alba de Souza 13:30 às 16:30 Oficina Moodle Profª Zulmira Medeiros Roque Profª Letícia Siqueira Lemos DIA 28 9:00 às 12:00 13:30 Experiência da Gestão do Conhecimento EAD 16:00 às 16:30 Informações sobre Estágio Jane Coelho

CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2010 Curso de Capacitação de Tutores da UAB 27 e 28 de julho de 2009 PEDAGOGIA PEDAGOGIA UAB CURSOS DE CAPACITAÇÃO 1/2010 CAPACITAÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS, TUTORES A DISTÂNCIA PROFESSORES FORMADORES DA UAB DE 25 A 27 DE JANEIRO DE 2010 26 DE JANEIRO (TERÇA FEIRA) 27 DE JANEIRO (QUARTA FEIRA) MANHÃ – Sala de Teleconferência/FaE/UFMG 08:30 as 12:00 – Encontro com a equipe Moodle Zulmira Medeiros Letícia Siqueira Lemos ALMOÇO – 12:00 as 13:30 TARDE – Sala de Teleconferência/FaE/UFMG 13:30 as 14:30 – Encontro com a coordenação. Profª Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Profª Tânia Margarida Lima Costa 15:00 as 17:00 – Troca de Experiências entre os pólos PASSEIO EDUCAÇÃO – SANTUÁRIO DO CARAÇA Roteiro Local de saída: Faculdade de Educação Horário: a partir de 07:30 Orientações: Usar roupas leves, bonés, protetor solar, óculos escuros, beber água, utilizar o banheiro da FaE ou CP antes do embarque, utilizar bolsas tipo “pochete” ou pequenas mochilas (não levar bolsas tira-colo).

ALUNOS FORMADOS NO MAGISTÉRIO PERFIL DOS ALUNOS ALUNOS FORMADOS NO MAGISTÉRIO

TEMPO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO PERFIL DOS ALUNOS TEMPO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

TEMPO QUE PRETENDE ESTUDAR PERFIL DOS ALUNOS TEMPO QUE PRETENDE ESTUDAR

PERFIL DOS ALUNOS PERFIL TECNOLÓGICO DOS ALUNOS

PERFIL DOS ALUNOS PERFIL TECNOLÓGICO DOS ALUNOS

CAED – CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PEDAGOGIA UAB CAED – CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Coordenador Geral: Professor Fernando Fidalgo * Endereço: UFMG – Centro de Apoio à Educação a Distância Campus da Pampulha Unidade Administrativa III Av. Antônio Carlos, 6.627 * Telefones: (31) 3409-5526/ (31) 34094638 * Email: educacaoadistancia@ufmg.br CAED/UFMG

ROMPE OS MITOS DO SENTIDO DA DISTÂNCIA EAD na UFMG  Excelência acadêmica?  Qualidade do ensino?  Qualidade da relação pedagógica?  Vivência universitária? ROMPE OS MITOS DO SENTIDO DA DISTÂNCIA 34