Eleições e meios de comunicação social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Jovens e os Media.
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2007
1. Introdução Os partidos políticos podem ser vistos como agentes que intervêm de forma decisiva no processo de comunicação política. Na sua essência,
Estatística Generalidades
A Televisão Independente
A linguagem nos meios de Comunicação Social
Escola Secundária da Ramada
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
PROJECTO INTERVIR O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE ACTUAL
Como iniciar uma pesquisa
Lançamento Modernização Atualização tecnológica Acessibilidade Usabilidade Colaboração em gestão de conteúdo Objetivos.
Curso EFA – Nível Secundário
T.I.C Márcio Coutinho Planeamento físico do espaço interior da Biblioteca da Etap - Unidade de Formação de Valença Relatório levado a cabo pelos alunos:
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Os Estudantes e a Leitura
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Curso EFA “Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural” – Sec
Tânia Carvalho. O Parlamento dos Jovens tem como objectivo incentivar as escolas para eleger deputados às sessões nacionais, com o intuito de divulgar.
A Rádio em Portugal e o Futuro Lisboa – 7 de Outubro de 2010 Rádio XXI «Os jovens e a rádio (em Portugal) - Uma geração perdida?» (João Paulo Meneses)
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
Questionário/Roteiro
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
O que é o Energy Bus?
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.
Pesquisa realizada por:
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
EVOLUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE METANÁLISES EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Em Portugal a opinião pública não acredita em sondagens eleitorais.
Emanuel pires Nº4 Cef oi. Onde fica? O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa é um museu brasileiro, localizado em Porto Alegre, na rua dos.
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
LOGO Progresso do Projecto
TRABALHO FINAL.
Trabalho nas regras ABNT
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Traquinas Alunos: Tiago Pereira – Vitor Magalhães – Leandro Correia – Jacinta Silva.
Aulas 3H TP; 1h OT. Abordar as principais linhas de força da história da imprensa; polemizar os conceitos já adquiridos, através de sessões expositivas;
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Trabalho de Usuários da Informação
Psicologia da Educação
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
1 NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - III.
Comunicação Relatório de Iniciativas Resultados Mediáticos Novembro 2014.
Trabalho realizado por João Roque Nuno Sequeira João Lacerda Sandra Nunes.
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
Vamos divulgar para todos os nossos contatos, vamos limpar este país e deixar que nossos filhos e netos tenham uma vida melhor que a nossa, livres desses.
Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais Workshop Ministrante - Mariana Wertheimer Arquiteta/Restauradora Pelotas /RS - 1º e 2 de setembro de 2009 Promoção.
História da Comunicação:
Escola Secundária Gabriel Pereira Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira Carla Tira-Picos Clarisse Santana Francisca Matos Lilia Ramalho José.
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
“Um país se faz de homens e livros”
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Uma Rádio e Televisão para todos Francisco Teotónio Pereira Colóquio “Media e Deficiência” Auditório Agostinho da Silva – Univ. Lusófona, Lisboa, 28 de.
Busca de informação sobre questões políticas: uma comparação entre universitários e não universitários Caroline Clicia Fernando Giovanna Najara Paula.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Eleições e meios de comunicação social Análise da Campanha para as Legislativas de 2005 Ana Alves ( Carnaxide ) Gabriela Borges ( Mondim de Basto) João Rodrigues ( Alcácer do Sal) Rita Neto ( Tavira ) Monitor: José Santana Pereira Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Introdução Entre 3 e 7 de Setembro deslocámo-nos a Lisboa para participar no estágio Artes do Ofício, promovido pelo Observatório Permanente de Escolas do ICS. Neste estágio trabalhamos um projecto na área da Ciência Política. Com a realização deste projecto procurámos desenvolver, essencialmente, dois grandes objectivos: Análise da Campanha para as Legislativas de 2005; Primeiro teste em Portugal da hipótese de Agenda Setting; Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados Eleitorais: Análise da campanha de 2005 Período de campanha : 6 a 18 de Fevereiro Data das Eleições: 20 de Fevereiro Principais Candidatos: -José Sócrates (PS) -Pedro Santana Lopes (PSD) -Paulo Portas (CDS / PP) - Jerónimo de Sousa (CDU) - Francisco Louçã (BE) Resultados Eleitorais: Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Metodologia / jornais Análise de Jornais Trabalho de campo, visita à Hemeroteca Análise de capas de Jornais Análise da base de dados com análise de conteúdo das notícias publicadas durante a campanha (2152) Dimensões: - Notícias de capa em jornais distintos - % de artigos políticos em cada jornal e revista - % de artigos sobre cada principal candidato - Distribuição dos artigos políticos pelos dias de campanha e da eleição - Dez principais temas referidos nos artigos Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Destaques nas capas de alguns jornais durante a campanha eleitoral Resultados / jornais Destaques nas capas de alguns jornais durante a campanha eleitoral Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Percentagem de artigos políticos por cada jornal e revista Resultados / jornais Percentagem de artigos políticos por cada jornal e revista Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Percentagem de artigos sobre cada principal candidato Resultados / jornais Percentagem de artigos sobre cada principal candidato Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Distribuição dos artigos políticos pelos dias de campanha e da eleição Resultados / jornais Distribuição dos artigos políticos pelos dias de campanha e da eleição Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Dez principais temas referidos nos artigos Resultados / jornais Dez principais temas referidos nos artigos Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Conclusões / jornais Existem diferenças entre os jornais em relação: Ao número de capas sobre a campanha Ao número de artigos políticos Há maior referência aos dois protagonistas da eleição: Pedro Santana Lopes e José Sócrates, do que aos outros candidatos. Aproveitando o último dia de campanha os jornais publicam mais artigos políticos do que nos outros dias. Durante a campanha, os jornais fazem uma maior referência aos candidatos e a outros assuntos políticos do que a temas de outra natureza. Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Metodologia / Opinião pública Análise do inquérito pós-eleitoral de 2005 1. Trabalho de campo, Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica Portuguesa 2. Leitura de inquéritos e selecção das perguntas pertinentes sobre a campanha 3. Análise estatística na base SPSS 4.Dimensões: - Interesse pela política e pela campanha - Frequência de consumo de meios de comunicação social - Jornais e revistas mais lidos durante a campanha - Grau de isenção dos jornais e revistas mais lidos - Dez principais temas referidos pelas pessoas como sendo os mais importantes. Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados / Opinião pública Interesse pela política e pela campanha Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados / Opinião pública Frequência de consumo de meios de comunicação social Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados / Opinião pública Jornais e revistas mais lidos durante a campanha Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados / Opinião pública Grau de isenção dos jornais e revistas mais lidos Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Resultados / Opinião pública Dez principais temas referidos pelas pessoas como sendo os mais importantes Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Conclusões / Opinião pública A maior parte das pessoas tem algum interesse pela política e pela campanha. Durante a campanha a percentagem das pessoas que lêem diariamente jornais e revistas é similar as que nunca lêem. Os jornais mais lidos durante a campanha eleitoral são aqueles que contêm mais notícias políticas. A maioria das pessoas consideram que os jornais que mais lêem são isentos na forma como tratam os candidatos e os partidos. Os temas considerados mais importantes são o desemprego e a má situação económica. Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007

Primeiro teste em Portugal da hipótese de Agenda Setting A agenda setting é uma corrente de investigação que parte da constatação da capacidade que os media têm de estruturar e organizar o mundo em que vivemos de acordo com os vários e complexos temas que o compõe. Grau de importância concedida a temas públicos Saliência dos temas nos jornais Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007 Nos EUA esta hipótese confirmou-se, em Portugal não existe nenhum estudo feito até agora

Metodologia e resultados Para verificar a hipótese, testou-se a existência de uma correlação entre a % de referência dos temas em artigos de jornais e a % de referência dos mesmos temas nos inquéritos como sendo importantes. Resultados Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007 % de referência dos temas em artigos de jornal % de referência dos temas pelos inquiridos r=O,17 Não há correlação entre as duas variáveis

Sugestões para estudos futuros Testar a hipótese usando artigos de jornal referentes a um maior período de tempo. Realizar outros testes estatísticos utilizando nas contas outra forma de codificar as nossas variáveis. Verificar se esta hipótese é confirmada relativamente a outros meios de comunicação como por exemplo a televisão e a rádio. Constatar se a hipótese é confirmada tendo em conta a opinião das pessoas: Que discutem mais e menos os assuntos políticos; Que tem mais e menos conhecimento político; Confiam mais ou menos nos media; Relativa a temas mais e menos familiares; Artes do Ofício , Lisboa, Setembro 2007