o ateliê de políticas culturais do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Respeito Pela Diversidade Cultural e os Direitos de Cidadania
Advertisements

MODO DE VIDA? JEITO DE PENSAR? SENTIR-SE PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO?
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
Uma visão geral da vida em sociedade
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
MARKETING INSTITUCIONAL
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Máscaras Africanas.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Ética Ambiental.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Responsabilidade Corporativa Natura
Indivíduos e sociedade:
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Homem, Cultura e Sociedade
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Ética, a Arte da Convivência
Curso Direito à Memória e à Verdade
Como a internet e a criação colaborativa estão tornando o direito autoral obsoleto Leonardo Cassio de almeida Silva.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
Educação.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Sociologia e sociologia e senso comum
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professor Romildo Tavares
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Max Weber e as ações sociais
Ética e Valores na Sala de Aula
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Sofrimento no trabalho
Ciência, tecnologia e sociedade
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
O homem e a cultura - Leontiev
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Ética.
CULTURA.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

o ateliê de políticas culturais do Brasil

atuação Especialidade em Desenvolve Investimento cultural privado Ética empresarial Cidadania corporativa Desenvolve Políticas Culturais para Governos, Empresas, Organizações Políticas de patrocínio socialmente responsável Criadora do conceito de Arquitetura Cultural A quarta geração do investimento sociocultural no Brasil

cultura DO LATIM CULTUS (passado) CULTURUS (futuro) COLO (infinitivo) CULTUS (passado) CULTURUS (futuro) COLO – “eu moro, eu ocupo a terra e, por extensão, eu cultivo o campo”. CULTUS (1) – o que foi trabalhado sobre a terra; cultivado. CULTUS (2) – o que se trabalha sob a terra; culto; enterro dos mortos; ritual feito em honra dos antepassados. CULTURUS – o que se vai cultivar; o que se quer cultivar. em Alfredo Bosi, estrutura morfológica.  

Unesco: Mondiacult, México, 1982 cultura Unesco: Mondiacult, México, 1982 “Conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abarca, além das artes e das letras, os modos de vida, os sistemas de valores, as tradições e as crenças”

Três definições para Cultura - Edgar Morin Antropológica: tudo aquilo que é construído socialmente e que os indivíduos aprendem, em contraposição ao que é inato.  Social e histórica: conjunto de hábitos, costumes, crenças, idéias, valores, mitos que se perpetuam de geração em geração.  Humanidades: abrange as artes, as letras e a filosofia.

Dialética da Colonização - Alfredo Bosi cultura Dialética da Colonização - Alfredo Bosi "Conjunto das práticas, das técnicas, dos símbolos e dos valores que se devem transmitir às novas gerações para garantir a reprodução de um estado de coexistência social“ ...Cultura supõe uma consciência grupal operosa e operante que desentranha da vida presente os planos para o futuro.”

Notas para uma Definição de Cultura - T.S. Eliot   “A palavra cultura implica associações diferentes segundo o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe, eu de toda uma sociedade. A minha hipótese inclui o conceito de que a cultura do indivíduo depende da cultura de um grupo ou classe e de que a cultura de um grupo ou classe depende da cultura de toda uma sociedade a que pertence esse grupo ou classe”

ética Universo Terra Vida Vertebrados Répteis Mamíferos Antropóides Hominídeos Homo sapiens Cidade, Estado Filosofia 14 bilhões de anos 5 bilhões de anos 2 bilhões e meio 600 milhões de anos 300 milhões de anos 200 milhões de anos 10 milhões de anos 4 milhões de anos 140 mil a 100 mil anos 10 mil anos 3.500 anos Edgar Morin O Paradigma Perdido – a natureza humana

ética ETHOS (com eta inicial) = morada, habitat, toca de animais, refúgio, ninho, estábulo. Pressupõe espaços onde: A sobrevivência está garantida pelas condições naturais que constituem o entorno do organismo; 2. A ameaça à existência por parte de predadores está atenuada; 3. Há possibilidades de conforto, segurança e familiaridade com seus pares.

ética ETHOS (com épsilon inicial): caráter, hábito, índole, natureza, costume. Diz respeito ao comportamento que resulta de um constante repetir-se de atos que visam ao bem comum. Neste sentido pode-se falar de uma ética normativa (Kant) e de uma ética não-normativa (Espinosa). A primeira lida com deveres e obrigações; a segunda com as ações e paixões tendo em vista a felicidade.

MOR-MORES: norma, costume, conforme os bons costumes, regra. ética MOR-MORES: norma, costume, conforme os bons costumes, regra.  Toda moral é normativa, isto é, determina um repertório de comportamentos, costumes e valores que visam perpetuar uma determinada organização social. Constitui um sistema fechado, onde não há espaço para o imprevisível, o aleatório e a criatividade. Conseqüentemente há repetição, conservação e exaltação do passado.

Complexus – Edgar Morin pensamento complexo Complexus – Edgar Morin o que foi tecido junto; de fato, há complexidade quando elementos diferentes são inseparáveis constitutivos do todo (...), e há um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre o objeto de conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todo e as partes, as partes entre si. Por isso, a complexidade é a união entre a unidade e a multiplicidade.

UBUNTU - “Sou quem sou por aquilo que todos somos” (Zulu e Xhosa) pensamento complexo UBUNTU - “Sou quem sou por aquilo que todos somos” (Zulu e Xhosa) Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos. Desmond Tutu – Nobel da Paz

Sem Logo (NoLogo) - Naomi Klein branding Sem Logo (NoLogo) - Naomi Klein “Embora nem sempre seja a intenção original, o efeito do branding avançado é empurrar a cultura que a hospeda para fundo do palco e fazer da marca a estrela. Isso não é patrocinar cultura, é ser cultura. E por que não deveria ser assim? Se as marcas não são produtos, mas conceitos, atitudes, valores e experiências, por que também não podem ser cultura? Esse projeto tem sido tão bem sucedido que os limites entre patrocinadores corporativos e a cultura patrocinada desaparecem completamente”.

INVESTIMENTO CULTURAL PRIVADO política cultural privada MECENATO/ PATRONATO MARKETING CULTURAL INVESTIMENTO CULTURAL PRIVADO

CARREIRAS E EQUIPAMENTOS mecenato ARTISTA AÇÃO BENEVOLENTE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS E EQUIPAMENTOS

mecenato Investimento oferecido voluntariamente e por generosidade às artes, ciências e letras. Recuperação da Capela-mor do Mosteiro dos Jerónimos. Mecenas: Fundação Banco Comercial Português Recuperação do Teatro Circo de Braga. Mecenas: Tabaqueira, S.A.

marketing cultural MARCA AÇÃO CULTURAL PÚBLICO-ALVO

marketing cultural Associação direta entre marcas empresariais e culturais visando ao desenvolvimento de ações estratégicas de comunicação com públicos determinados. Manu Chao

marketing cultural 1 Volkswagen Patrocínio tradicional (Mecenato) com ação de comunicação para reforçar posicionamento de empresa envolvida com o desenvolvimento cultural do país.

marketing cultural 2 Banco do Brasil Ação mercadológica visando aproximar e fidelizar o público e ampliar recall da marca, associando-a a ações positivas.

marketing cultural 3 Ação mercadológica visando ao reposicionamento da marca, antes identificada com o público infantil, para o público jovem.

investimento cultural privado EMPRESA COMUNICAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL IMPACTO SOCIAL

investimento cultural privado Cultura pela Vida Triplo C: >> Cooperação >> Co-inspiração >> Co-existência Avon Brasil

arquitetura cultural novo paradigma de investimento cultural privado Metodologia de planejamento e construção de empreendimentos e políticas privadas, que geram impacto cultural positivo, alicerçados na visão estratégica, no valor socioeconômico do negócio e no compromisso ético da empresa com a sociedade Em 5 níveis de incorporação pela empresa: Simbólico > a imagem propriamente dita, paradigma atual; Cultural > a identidade central da empresa, presente no discurso dos gestores e nas relações interpessoais; Estratégico > presume o desenho de uma visão sócio-cultural do core business; Tático > busca cooperação entre ações culturais e as operações e serviços da empresa; Atitudinal > voltado ao alinhamento de condutas e valores éticos

arquitetura cultural novo paradigma de investimento cultural privado Visão expandida do conceito de cultura plataforma para o desenvolvimento humano e social matriz de integração entre empresa e sociedade Planejamento de políticas culturais a partir da identidade da empresa “ser é mais importante que parecer” ampliação natural da percepção positiva do negócio Patrocínio reforça os valores originais da empresa e do negócio transmissão de maior credibilidade para tanto público externo quanto para stakeholders Alicerces visão estratégica valor sócio-econômico do core business afirmação do compromisso ético da empresa com a sociedade Associação com gestão estratégica táticas de negócio responsabilidade social externa e interna relacionamento com a sociedade

arquitetura cultural novo paradigma de investimento cultural privado O que a empresa ganha com a Arquitetura Cultural? a oportunidade mostrar que É - de fortalecer seus próprios valores e vocações institucionais e humanas; de fortalecer sua identidade; de amadurecer e afirmar seus valores éticos; a oportunidade de valorizar seus investimentos em cultura, atribuindo-lhes sentido político; a oportunidade de estreitar a relação com seus públicos, de transformá-los em “parceiros”; a oportunidade de valorizar a importância sócio-econômica de seu negócio;

+ Incorporação dos benefícios do Mkt Cultural arquitetura cultural novo paradigma de investimento cultural privado + Incorporação dos benefícios do Mkt Cultural Empresa conveniência fiscal; conveniência promocional - valor agregado à marca - visibilidade; conveniência política. Atividade cultural oportunidade para empreendimentos da indústria cultural; ampliação dos equipamentos em atividade; valorização do patrimônio material. Sociedade acesso a manifestações da indústria cultural – mais opões de entretenimento; proteção do patrimônio material; acesso a expressões da alta cultura.

arquitetura cultural e comunicação investimento sólido + visibilidade Alinhamento com as políticas de patrocínio, ética empresarial e cidadania corporativa da empresa Investimento alinhado com os valores originais da empresa Comunicação legítima e potente Responsabilidade com resultados sociais Promoção de resultados Lógica de desenvolvimento do negócio em longo prazo Comunicação planejada gerando resultados sólidos para marcas

leonardo@brant.com.br # (11) 5082.2111 www.brant.com.br