Estudar e Aprender Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Unidades de Ensino da Microsoft
WebQuest.
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
e-Learning Perspectivas e Tendências
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Dicas de como orientar seus estudos
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Home office funciona! Augusto Campos Efetividade.net Setembro de 2010
Hábito 3 – Aula 6.
Comunicação Digital // ESPM-Rio Klaus Denecke-Rabello
Os Caminhos da Pesquisa
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
ATLETISMO.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS
Currículo oficial de São Paulo
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
O Uso Pedagógico do Blog
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Memória e Aprendizagem
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
O Cérebro.
Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Prof. Elisson de Andrade
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto de Orientação de Estudo - 6º ano
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
INFORMÁTICA.
Sistemas de Informações Gerenciais
INFORMÁTICA.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Conquistando Seu Lugar No Mercado De Trabalho Ernandes Rodrigues Bel. Administração de Empresas Esp. Formação Docente para EAD Mestre em Educação.
Adolescência: Conflito entre gerações
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CORRETAMENTE
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Passos para Planejamento
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Comportamento Organizacional - aula 3: um pouco de Teorias - Profª. Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
CINCO FASES PARA O SUCESSO
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Como conseguir aprender rápido, conseguir ler muito mais rápido e passar em qualquer concurso ou prova!
Marketing Pessoal.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Como os pais podem ajudar os filhos a passar no vestibular.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Transcrição da apresentação:

Estudar e Aprender Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Estudar Estudante Procurar adquirir o conhecimento de algo. Dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de uma obra literária, artística, técnica. Estudante Pessoa que estuda, que freqüenta qualquer estabelecimento de ensino.

Por que estudar? “Estudar para as provas, para tirar boas notas e passar de ano. Passar de ano para tirar um diploma.Depois de tudo, conseguir um bom emprego.” Pierluigi Piazzi E se ele não passar no vestibular? E se ele não conseguir um bom emprego?

Estude melhor! “Estudando melhor, ele irá se tornar mais inteligente, mais criativo, mais culto. As boas notas serão uma consequencia e não uma finalidade.” Pierluigi Piazzi

Dificuldades atuais Não sabem estudar. Não gostam de ler. Acham que pesquisa é cópia. Escrevem como se estivessem na internet. Transformam as redes sociais e videogames em grandes vícios.

Como funciona o cérebro?

Célula nervosa

Registros Voluntário e Involuntário Descanso: lembranças diária apagadas. Quanto mais profundas as marcas da aprendizagem, mais tempo permanecem no cérebro.

Sistema Límbico: é como escrever na areia da praia. Cérebro Sistema Límbico: é como escrever na areia da praia. Automático Fácil Rápido

Córtex cerebral: é como escrever numa pedra usando formão e martelo. Cérebro Córtex cerebral: é como escrever numa pedra usando formão e martelo. Repetição Cuidado Atenção

Caminhos Prestar atenção na aula. Matéria dada. Matéria estudada. Estude pouco, mas estude todo dia. Na aula ele entende, em casa ele aprende. O tempo que ele estuda sozinho é mais importante do que o tempo que ele assisti a aula.

Dicas Defina um horário para se dedicar aos estudos. Planeje o que vai estudar. Períodos curtos de atenção total. Desligue: rádio, televisão, telefone e computador.

O prazer de aprender O aprendizado depende de alguns fatores: Prática Ambiente Condicionamento

Condicionamento

Realização Profissional Recompensas Externas: Dinheiro Prestígio Poder Realização pessoal: Tipo de tarefas Habilidades exigidas Significado e valor que você atribui ao seu esforço

Autor do livro Fora de série Desafio “ Para chegar ao topo em qualquer área, é preciso ter dedicação, foco e pelo menos 10 000 horas de prática. “ Malcolm Gladwell Autor do livro Fora de série

Desafio Até as Olimpíadas do México de 1968 a maneira usual de um atleta de salto em altura transpor o sarrafo, era com o corpo paralelo a ele, uma técnica conhecida como Rolo Ocidental ou Rolo Ventral. O recorde olímpico era de 1,73m.

Desafio Um atleta desconhecido aproximou-se do sarrafo, colocado à altura de 2,24m, um recorde mundial. Alçou voo mas em vez de virar-se de frente para o sarrafo, virou de costas.

Desafio Seu nome era Dick Fosbury e seu método de saltar se tornou conhecido como Fosbury Flop, usado até hoje. Ele saltou mais alto do que qualquer outro homem antes, pensando exatamente o contrário do que todos os outros pensavam.

Planos Hoje 1 ano 10 anos

Trevisan Escola de Negócios Administração Ciências Contábeis Relações Internacionais Marketing

Contatos leticia.bechara@trevisan.edu.br Facebook: Leticia Bechara Faculdade Trevisan http://www.twitter.com/leticiabechara leticia.bechara@trevisan.edu.br

Referências Bibliográficas ARDEN Paul . Tudo o que você pensa pense ao contrário. Intrínseca – Rio de Janeiro . 2008 COVEY Stephen R. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. 25ª Ed. Best Seller . 2005 Pierluigi Piazzi. Aprendendo inteligência. Manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Vol.1 Ed. Aleph 2010 Pierluigi Piazzi. Estimulando a inteligência. Manual de instruções do cérebro de seu filho. Vol. 2 Ed. Aleph 2010 Pierluigi Piazzi. Ensinando Inteligência. Manual de instruções do cérebro de seu aluno. Vol. 3 Ed. Aleph 2010

Sites http://todaperfeita.com.br/dicas-para-estudar-melhor/ http://www.bestreader.com/port/txcomoestudar.htm http://webinsider.uol.com.br/2003/01/30/algumas-dicas-para-a-administracao-do-tempo/ http://www.brasilescola.com/dicasdeestudo/como-estudar.htm