Estudar e Aprender Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios
Estudar Estudante Procurar adquirir o conhecimento de algo. Dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de uma obra literária, artística, técnica. Estudante Pessoa que estuda, que freqüenta qualquer estabelecimento de ensino.
Por que estudar? “Estudar para as provas, para tirar boas notas e passar de ano. Passar de ano para tirar um diploma.Depois de tudo, conseguir um bom emprego.” Pierluigi Piazzi E se ele não passar no vestibular? E se ele não conseguir um bom emprego?
Estude melhor! “Estudando melhor, ele irá se tornar mais inteligente, mais criativo, mais culto. As boas notas serão uma consequencia e não uma finalidade.” Pierluigi Piazzi
Dificuldades atuais Não sabem estudar. Não gostam de ler. Acham que pesquisa é cópia. Escrevem como se estivessem na internet. Transformam as redes sociais e videogames em grandes vícios.
Como funciona o cérebro?
Célula nervosa
Registros Voluntário e Involuntário Descanso: lembranças diária apagadas. Quanto mais profundas as marcas da aprendizagem, mais tempo permanecem no cérebro.
Sistema Límbico: é como escrever na areia da praia. Cérebro Sistema Límbico: é como escrever na areia da praia. Automático Fácil Rápido
Córtex cerebral: é como escrever numa pedra usando formão e martelo. Cérebro Córtex cerebral: é como escrever numa pedra usando formão e martelo. Repetição Cuidado Atenção
Caminhos Prestar atenção na aula. Matéria dada. Matéria estudada. Estude pouco, mas estude todo dia. Na aula ele entende, em casa ele aprende. O tempo que ele estuda sozinho é mais importante do que o tempo que ele assisti a aula.
Dicas Defina um horário para se dedicar aos estudos. Planeje o que vai estudar. Períodos curtos de atenção total. Desligue: rádio, televisão, telefone e computador.
O prazer de aprender O aprendizado depende de alguns fatores: Prática Ambiente Condicionamento
Condicionamento
Realização Profissional Recompensas Externas: Dinheiro Prestígio Poder Realização pessoal: Tipo de tarefas Habilidades exigidas Significado e valor que você atribui ao seu esforço
Autor do livro Fora de série Desafio “ Para chegar ao topo em qualquer área, é preciso ter dedicação, foco e pelo menos 10 000 horas de prática. “ Malcolm Gladwell Autor do livro Fora de série
Desafio Até as Olimpíadas do México de 1968 a maneira usual de um atleta de salto em altura transpor o sarrafo, era com o corpo paralelo a ele, uma técnica conhecida como Rolo Ocidental ou Rolo Ventral. O recorde olímpico era de 1,73m.
Desafio Um atleta desconhecido aproximou-se do sarrafo, colocado à altura de 2,24m, um recorde mundial. Alçou voo mas em vez de virar-se de frente para o sarrafo, virou de costas.
Desafio Seu nome era Dick Fosbury e seu método de saltar se tornou conhecido como Fosbury Flop, usado até hoje. Ele saltou mais alto do que qualquer outro homem antes, pensando exatamente o contrário do que todos os outros pensavam.
Planos Hoje 1 ano 10 anos
Trevisan Escola de Negócios Administração Ciências Contábeis Relações Internacionais Marketing
Contatos leticia.bechara@trevisan.edu.br Facebook: Leticia Bechara Faculdade Trevisan http://www.twitter.com/leticiabechara leticia.bechara@trevisan.edu.br
Referências Bibliográficas ARDEN Paul . Tudo o que você pensa pense ao contrário. Intrínseca – Rio de Janeiro . 2008 COVEY Stephen R. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. 25ª Ed. Best Seller . 2005 Pierluigi Piazzi. Aprendendo inteligência. Manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Vol.1 Ed. Aleph 2010 Pierluigi Piazzi. Estimulando a inteligência. Manual de instruções do cérebro de seu filho. Vol. 2 Ed. Aleph 2010 Pierluigi Piazzi. Ensinando Inteligência. Manual de instruções do cérebro de seu aluno. Vol. 3 Ed. Aleph 2010
Sites http://todaperfeita.com.br/dicas-para-estudar-melhor/ http://www.bestreader.com/port/txcomoestudar.htm http://webinsider.uol.com.br/2003/01/30/algumas-dicas-para-a-administracao-do-tempo/ http://www.brasilescola.com/dicasdeestudo/como-estudar.htm