O futuro... esta astronave que tentamos pilotar! toquinho

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Transcrição da apresentação:

O futuro... esta astronave que tentamos pilotar! toquinho “A verdadeira inclusão digital no País só se fará mediante a apropriação pelo jovem do seu entorno social” Mauro Oliveira Doutor em Informática Ex-Secretário de Telecomunicações do Minicom O futuro... esta astronave que tentamos pilotar! toquinho

CEFET Pirambu Um Pólo de Desenvolvimento de Software Inclusão Social com Tecnologia Digital Rua Nossa Senhora das Graças, 1097 Pirambu - Fortaleza-Ceará CEP: 60 310 – 770 www.cefetce.br/pirambu pirambu@cefetce.br

Apresentação Parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) e o Movimento EMAÚS, o CEFET Pirambu é um projeto de extensão de “inclusão social com tecnologia digital”. Com 350 mil habitantes, o bairro Pirambu é a favela de maior concentração urbana do Brasil, com baixa escolaridade e baixo IDH.

Um pouco de história... 1993: O ônibus do CEFET-CE entra pela primeira vez na Rua Santa Elisa, com 33 crianças, retornando de uma visita ao laboratório de informática da então Escola Técnica. A gritaria de outras crianças acompanhava o ônibus. Uma interessante conversa se trava entre dois garotos, um dentro e outro fora do ônibus: - “Abestado, tu vem da onde” - “Abestado é tu! Eu tava na Escola TECS” - “Tu pensa que eu sou abestado, né? Aquela escola não é pra ti não!” CONCLUSÃO do PASSADO: Uma escola pública de qualidade ESTAVA fora do imaginário das crianças do Pirambu.

Um pouco de história 2003: Após uma série de negociações envolvendo a Direção do CEFET-CE, professores da área de Telemática e executivos da empresa coreana LG Electronics Inc., todos aceitam o desafio: 120 alunos concursados do bairro do Pirambu ingressam no CEFET-CE como alunos dos cursos técnicos de Conectividade e Desenvolvimento de Software CONCLUSÃO do PRESENTE: Metade destes alunos está empregada ou estagiando, ou se preparando para curso superior, ou planejando instalar uma microempresa. Mas, o mais importante é a determinação com que eles têm se reunido no CEFET Pirambu para discutir o ...

O Futuro... 2013: “E o futuro esta astronave que tentamos pilotar...” (Aquarela, Toquinho) Alguns acham que terá 23. Outros acham um exagero e que 16 estaria num bom tamanho... Este exercício de futurologia, sobre a quantidade de andares do prédio do futuro Pólo de Desenvolvimento de Software do Pirambu é apenas uma das piadas que anima a reunião das sextas! ... Mas a determinação dos alunos concludentes de Conectividade e Desenvolvimento de Software do CEFET Pirambu não é nenhuma piada! CONCLUSÃO sobre o FUTURO: -“Para que serve mesmo a utopia? - Para caminhar - teria respondido o poeta!”

Qual o objetivo do CEFET Pirambu? Tornar o Pirambu um modelo de inclusão social com tecnologia digital... Validando uma metodologia baseada na ação criativa e solidária do jovem, permitindo-lhe apropriar-se do seu entorno social. Provando que a tecnologia digital é fundamental na democratização das oportunidades em comunidades carentes Quebrando paradigmas... “Desenvolvimento de software pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja oportunidade.” Propondo a produção de software como uma alternativa econômica para regiões com o perfil do Nordeste.

A diferença está na Metodologia ! O CEFET Pirambu é diferente porque... A metodologia usada é centrada na responsabilidade social e na capacidade criativa e solidária do jovem. São duas as estratégias utilizadas:

A diferença está na Metodologia ! O CEFET Pirambu é diferente porque... 1) Motiva o jovem do CEFET-CE e o jovem universitário a assumir responsabilidade social como monitor/animador das atividades de inclusão digital dos 4 programas do CEFET Pirambu.

A diferença está na Metodologia ! O CEFET Pirambu é diferente porque... 2) Exige de cada participante “beneficiado” por estas atividades o repasse de conhecimentos à comunidade, desenvolvendo um trabalho social supervisionado no bairro.

A diferença está na Metodologia ! O CEFET Pirambu é diferente porque... 3) Ao repassarem conhecimentos a outrem, o monitor e o participante da atividade são envolvidos em uma sinergia que melhora a auto-estima de ambos! Trata-se de uma atuação cidadã pela prática que resulta na apropriação do entorno social.