Ação integrada de promoção do turismo sustentável como instrumento de inclusão sócio- econômica e valorização territorial na área urbana de Olinda e da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Prof. Ms. Vagner Custódio
Apresentação do Projeto
Arquivo e Documentação
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
São Bartolomeu Vivo.
COPROFAM EM DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR, CAMPESINA E INDÍGENA www
OBJETIVOS & FILOSOFIA Promoção das relações comerciais, culturais e sociais entre Itália e Brasil Envolver 25 milhões de descendentes de italianos Reforçar.
Estudo Conceitual sobre Espaços Urbanos Seguros Carolina Ricardo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
PROGERIRH / PRODHAM.
Desenvolvimento Regional Sustentável
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
OBJETIVOS & FILOSOFIA Eventos de alto nível, porém, com ampla difusão popular no País inteiro Envolvimento ativo das instituições e da população brasileira.
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
PROGNÓSTICO.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
PROJETO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Relatório da 1ª Roda de Conversa dos Artesãos Encontro dos artesãos realizado no dia 21/05/2010 na Secretária de Educação e Cultura. Participaram 44 artesãos.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
Turismo Rural.
FUNDO BABAÇU Criado por
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
5º Seminário Técnico Institucional Belo Horizonte, 18 de Novembro de 2014.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Economia Solidária: Outra economia acontece
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Responsabilidade Social Corporativa - RSC  Processo de incorporação na empresa 1) Vontade política/decisão.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Transcrição da apresentação:

Ação integrada de promoção do turismo sustentável como instrumento de inclusão sócio- econômica e valorização territorial na área urbana de Olinda e da área rural de Ipojuca – Estado do Pernambuco

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO O Projeto Olinda pretende contribuir ao desenvolvimento de um modelo de turismo sustentável, baseado no envolvimento das famílias da região, que seja instrumento de luta ò pobreza e redução da exclusão social para as famílias beneficiarias através da valorização do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e natural e das tradições e da cultura popular. As principais linhas de ação do projeto são: 1)Formação; 2)Sensibilização e promoção; 3)Valorização e preservação do patrimônio e das tradições.

PARCEIROS Lunuz, que já vem trabalhando na construção de uma rede local de Bed&Breakfast em Olinda Associação dos Condutores Nativos de Olinda -ACNO, que reune 65 condutorese guias de turistas locais. Outros atores envolvidos:, Camaecafé, Prefeitura e Secretaria do Turismo de Olinda, EMPETUR - Empresa Pernambucana de Turismo, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO, Fundação Gilberto Freire, IPHAN, UFPE -Faculdade de Arquitetura, AITR- Associação Italiana Turismo Responsavel, CRESUD e CTA. Entidades contatadas: REDE ARCA (Centro das Mulheres do Cabo, Centro de Cultura Luiz Freire, Casa de passagem), Associaçao Mundo Afro, OMT- Organizaçao Mundial do Turismo

Objetivo Especifico: Desenvolver e difundir um modelo de turismo sustentável, baseado no envolvimento das famílias marginalizadas das áreas interessadas na elaboração e gestão da oferta turística e na valorização e recuperação da cultura tradicional local Objetivo Geral: Contribuir à luta a pobreza e a redução da exclusão social das familias da área urbana de Olinda e da área rural de Ipojuca.

PRINCIPAIS ATIVIDADES 1.1Criação de uma rede de B&B em bairros próximos ao centro histórico de Olinda e criação de eco-estruturas receptivas a serem gerenciadas pelas famílias rurais de Ipojuca; 1.2Formação para a qualificação profissional no âmbito das atividades turísticas geradoras de renda; 1.3 Criação de uma incubadora para a realização de uma agencia cooperativa de serviços de turismo responsável; 1.4Atividades de promoção, difusão e fortalecimento de redes; 1.5 Atividades de monitoramento- realização de atividades de diagnostico, sistematização e coleta de dados sobre o turismo nas regiões interessadas; 1.6 Atividades de sensibilização sobre turismo sustentável, interação com o mundo acadêmico/universitário e intercâmbios internacionais; 2.1Revitalização de áreas degradadas e valorização do patrimônio ambiental, histórico, artístico e arquitetônico; 2.2 Atividades de promoção, sensibilização e informação (oficinas, produção de material de divulgação e site internet etc); 3.1Resgate das formas de arte e cultura tradicionais (através de cursos e oficinas sobre culinária e artesanato); 3.2 Atividades de promoção das tradições locais (Festivais culturais e um concurso de cinema sobre o patrimônio cultural de Olinda).

c CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONDUTORES DE TURISTAS Abril de 2009

Sede Mercosur ICEI Viamonte Piso Ciudad de Buenos Aires, Argentina / Sede Italia ICEI Via Cufra 29 / Milano ICEI Brasile Alessandro Ugolini Casa do turista, R. Prudente de Morais s/n Carmo - Olinda