serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Métodos de Estudo na Universidade
Escola Superior de Educação
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Sociologia da Educação
Reflexão do Professor.
Vídeo Educar – Rubem Alves
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Programa aluno pesquisador
um desafio contemporâneo
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Intervenção psicológica
Construtivismo em Sala de Aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Seminário de Integração Profissional IV
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
A Função do Professor Articulador
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
RESULTADOS RESULTADOS 2014 AÇÃO INSIGHTS Durante a avaliação Antes da Avaliação Que previsão é necessária fazer quando as pessoas não estão acostumados.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
MEDIAÇÃO.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Psicopedagogo clínico
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Serviço de Psicologia e Orientação
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
Investigar, ensinar e aprender
• Manejo – Formação – Professor.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Psicologia da Educação
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Psicologia da Educação
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Matriz de avaliação processual
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo. psicóloga educacional 2013-2014

crescimento e aprendizagem Crescer e aprender nem sempre se revelam tarefas fáceis. Para alguns alunos o processo de ensino – aprendizagem não acontece linearmente, fazendo-se num ritmo próprio que determina um desenvolvimento psico-intelectual global e um percurso académico também ele subjetivo. As mudanças psicoafetivas e emocionais que caracterizam as etapas da segunda e terceira infâncias e adolescência podem ser operadas com alguma turbulência, condicionando o rendimento académico. Muitas destas problemáticas são facilmente ultrapassadas quer de forma individual pelo próprio aluno ou com a ajuda imperiosa dos pais, amigos ou professores. Outras vezes há, que se torna necessária a ajuda de outra figura de referência no contexto escolar, o Psicólogo Educacional.

As problemáticas mais frequentes prendem-se com o plano: cognitivo socioemocional/afetivo/comportamental linguagem (leitura e escrita) vocacional insucesso e abandono escolar

papel do psicólogo educacional Espera-se que da reunião concertada de esforços entre psicólogo educacional, professores, encarregados de educação e o próprio aluno, resulte a promoção do seu pleno desenvolvimento, para que a passagem pela escola seja, futuramente, motivo de boas recordações e não de traumas difíceis de esquecer. Para tal, o psicólogo ajuda o aluno a encontrar o seu potencial desconhecido, crucial para vencer ou contornar os desafios inerentes às circunstâncias vivenciais ou ao estádio de desenvolvimento que se encontra a atravessar.

serviço de psicologia e orientação Deste modo, o psicólogo intervém em diferentes dimensões do desenvolvimento psicológico e pedagógico do aluno, assim como, na construção da sua identidade pessoal. O SPO consiste, deste modo, num serviço que tenta dar resposta às solicitações dos agentes educativos, contribuindo para a adaptação e integração do aluno, do sucesso educativo, para a promoção de atitudes positivas e para a socialização do mesmo, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Através do uso adequado de técnicas de avaliação e estratégias de intervenção adequadas, pretende-se a superação das dificuldades e o bem-estar do aluno. São elas: Avaliação psicológica psicológica e psicopedagógica consulta e aconselhamento psicológico apoio psicopedagógico consulta psicológica vocacional orientação escolar e profissional programas de competências sócioemocionais promoção de métodos de estudo estratégias de atuação de combate ao insucesso e desmotivação escolar atendimento a encarregados de educação (aconselhamento parental) encaminhamento e articulação com outros serviços

atendimento O SPO dispõe de um gabinete na Sala 29. O horário de atendimento encontra-se afixado na porta.

como recorrer ao SPO? através do(s): Diretor de Turma Conselho Diretivo Pais/encarregados de educação Pessoalmente 

Encontrar soluções que sejam à medida dos problemas dos alunos e professores, é a máxima que o SPO persegue… Rita Maria Raposo Psicóloga (C.P. 5205)