Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Secundária/3 Aurélia de Sousa
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Como se organiza e o que podes encontrar
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Uma Aventura…Literária 2013
Rotina na Alfabetização:
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Santarém Março a Julho de 2007
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Semana da Leitura O que é?
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Relatório de Proposta de Projeto
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
ÁREA PROJECTO.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Novo programa Língua Portuguesa
ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
É … Biblioteca escolar 1º Ciclo Escola Básica da Ermida Agrupamento de Escolas Abel Salazar S. Mamede de Infesta Matosinhos.
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projetos e Sequências Didáticas
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo

Resumo do projecto Formação de leitores e desenvolvimento de literacias (p.e., verbal, visual, digital) Promoção da leitura do documento livro (informação fidedigna, revista)e em diferentes formatos/suportes Apoio documental à aplicação dos programas das diferentes áreas curriculares Desenvolvimento do gosto estético dos alunos Promoção do contacto com os livros Promoção de actividades que estimulem o pensamento, o sentido crítico Formação de cidadãos livres e responsáveis Aproveitamento pedagógico das actividades de substituição Criação de produtos originais e criativos que tenham como ponto de partida os “textos” lidos/visionados (textos, desenhos, jogos, guiões de exploração)

Objectivos do projecto incentivar o gosto pela leitura, reforçando o fundo documental da BE-CRE com os títulos propostos pelo PNL (leitura recreativa e autónoma), no 3º ciclo do Ensino Básico promover a prática da leitura, em diferentes formatos/suportes na sala de aula, envolvendo professores de todas as disciplinas; reforçar práticas de leitura, em diferentes suportes, envolvendo professores de todas as disciplinas; desenvolver o gosto pela leitura dos textos de literatura em língua portuguesa e da literatura universal, como forma de ampliar o conhecimento do mundo; desenvolver a capacidade de compreensão e de interpretação de textos/discursos com forte dimensão simbólica (incluindo imagens, excertos musicais); incentivar a produção de materiais que contribuam para a animação do livro e da leitura, recorrendo às NTIC.

Áreas de intervenção na leitura recreativa/orientada de textos curtos (literários, científicos, banda desenhada, etc.) na sala de aula em diferentes disciplinas; no visionamento de filmes, séries, gravações de espectáculos e documentários em articulação com os conteúdos curriculares ou no âmbito de Formação Cívica, Área de Projecto, ocupação de tempos livres motivados por ausência do professor; na animação do livro e da leitura através de projectos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa/Português, Ciências, História, Educação Visual/Oficina de Artes e Área de Projecto.

Metodologia aquisição de cinco exemplares de cada título, no que diz respeito aos documentos impressos;  constituição de um fundo documental, por “Kits”/”Maletas Pedagógicas”, que possa ser utilizado na sala de aula e na ocupação de tempos livres motivados por ausência do professor;  organização desses “Kits”/”Maletas Pedagógicas” por temas de forma a facilitar a sua utilização pedagógica segundo conteúdos específicos, interdisciplinares ou transversais;  implementação de um tempo quinzenal/mensal nas aulas de Língua Portuguesa, Português, História, Filosofia, Geografia, Educação Visual, Ciências, destinado à leitura (silenciosa ou em voz alta) ou apresentação à turma de partes do livro escolhido; elaboração faseada de guiões/fichas de exploração do fundo documental adquirido, pela equipa da BE-CRE em articulação com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares, que serão disponibilizados nos blogues da BE-CRE; realização de debates/discussão a partir dos textos lidos/imagens visionadas;  produção de materiais, pelos alunos, sobre as actividades de leitura, que serão publicados no blogue www.papa-livros.blogspot.com e de guiões/fichas de exploração/jogos/dramatizações/ilustrações a partir dos documentos lidos e/ou visionados.

População alvo e impacto esperado Alunos do Básico, do Secundário (preferencialmente, 10º ano) e professores das diferentes áreas curriculares e não curriculares e/ou destacados para actividades de ocupação de tempos livres motivados pela ausência do professor. Participação da BE/CRE de forma activa e dinâmica no desenvolvimento global e na formação do aluno. Ampliação de recursos ao serviço das aprendizagens formais e informais. Desenvolvimento das competências de pesquisa, selecção e tratamento da informação e de leitura em diferentes suportes/formatos.

Recursos disponíveis – alguns exemplos (1) Ler/Ver Ciências Odisseia no espaço - viagens aos planetas (DVD) A vida das aves (DVD) O mistério do bilhete de identidade e outras histórias (Livro) Atlas básicos de Astronomia, Mamíferos, Ecologia (Livro) História (mesmo) breve de quase tudo (Livro)

Recursos disponíveis –alguns exemplos (II) Ler/ver Arte e B.D. De profundis (livro + DVD) Astérix nos jogos olímpicos (Livro) A pior banda do mundo, enciclopédia do conhecimento obsoleto (Livro) (pode ser usado nas aulas de Filosofia) História da pintura ocidental (Livro) Os Simpsons (DVD) (pode ser usado em diferentes disciplinas e Formação Cívica) Aventuras de Corto Maltese (DVD) O grande livro dos retratos de animais (Livro)

Recursos disponíveis – alguns exemplos (III) Pensar (Formação Cívica) Filosofia para crianças - a guerra e a paz Filosofia para crianças - o que é a liberdade? Filosofia para crianças - o que é viver em sociedade?

Orientações O professor que estiver destacado para AAAP, ao ser chamado para substituição, deve certificar-se se a turma é de Básico ou de Secundário.  Depois de consultar a listagem de títulos disponíveis (afixada no “placard” da sala de AAAP), o professor deve ligar à funcionária da BE-CRE (através do PBX) e pedir-lhe que prepare os 5/6 conjuntos (no caso dos livros) ou outros documentos (DVD’s, Áudio-livro ou Jogo) por si seleccionados.   O professor pede à funcionária do pavilhão ou a um grupo de alunos (3/4) que faça o levantamento dos documentos na BE- CRE. Quando os documentos chegarem à sala, o professor procede à distribuição dos livros, que os alunos poderão, no decorrer da actividade, trocar entre si. No final da actividade, os livros serão recolhidos e devolvidos à BE-CRE usando o mesmo processo do levantamento. O professor preencherá ainda uma folha de registo, que acompanhará os documentos, de forma a fazer-se uma avaliação simples da actividade realizada. Os documentos podem ser igualmente requisitados por todos os professores que pretendam implementar um tempo quinzenal ou mensal dedicado à leitura, seguindo-se processo idêntico ao das “aulas de substituição”.