ATUALIZAÇÃO EM OPME E ALTO CUSTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos Rumos da Auditoria
Advertisements

Cirurgião Cardiovascular
Ciclo de vida e organização do projeto
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
PROJETO SUPORTE Projeto de Estruturação e Qualificação dos Serviços Pré-existentes de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação Pós-operatória no âmbito.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Indicadores de qualidade na assistência ao paciente grave: como utilizarmos e quais os benefícios Prof. Fernando Ramos Gonçalves – Msc Enfermeiro Intensivista.
Atualização na formatação de preços dos procedimentos “por pacote” e tabelas de diárias compactadas Dra.Giuseppina Pellegrini "A vida não se abala com.
Giuseppina Pellegrini João Carlos Bastian
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Política Nacional de Saúde do Idoso
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR TISS – 3.0.
Normatização / Regulamentação Em OPME
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
CORRRELATOS: Da criatividade do mercado ao papel da ANS e de outros órgãos reguladores em prol de uma política pública para o setor saúde suplementar Wiliam.
Análise de contas Hospitalares
Auditoria em Serviços de Saúde. Análise de Contas Hospitalares 8º P
MURICY CONSULTORIA LTDA
TROCA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
A Gestão de Riscos baseada na Promoção da Saúde Bucal
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde
Auditoria de Enfermagem nos Hospitais 8º P. Enf. Profª. Luciene.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1a. Reunião do Grupo Técnico Externo
DIAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO : *Sábado – tarde ou Segunda - noite * Carga horária - 8 encontros de 2 horas ou 6 encontros de 3 horas *Encontros quinzenais.
NME – Novos Modelos de Empresas
Auditoria e Análise de contas Hospitalares
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
“Reprocessamento de Produtos Médicos – economia ou luxo?”
Ambulatório Médico Especializado
Contribuição para o debate
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Grandes processos necessitam de total controle, para evitar riscos.
Sistema de atenção suplementar no brasil
ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Auditoria de Enfermagem nas Operadoras de Planos de Saúde Atualmente as intituições tem investido no setor de auditoria para que todas as contas sejam.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde TC / Ministro Relator: Benjamin Zymler.
Programa Empresa Saudável. POPULAÇÃO ESTIMADA REGIÃO NORDESTE DO RS ,70% 16 NR. DE MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS UNIMED NORDESTE % USUÁRIOS.
Modelo de cuidado baseado
Evolução dos Números Sinistralidade. O déficit da balança comercial, na parte da saúde, teve crescimento de 155% de 2000 a 2009.
Transcrição da apresentação:

ATUALIZAÇÃO EM OPME E ALTO CUSTO Giuseppina Pellegrini São Paulo, 18 de outubro de 2012

Rhazis – 965 “Se podes curar com dietas, evita remédios; se podes curar com remédios simples, evita os complexos”

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASIL- 1980 / 2050

SITUAÇÃO ATUAL DA SAÚDE Avanço tecnológico aumenta a utilização de OPMES; Aumento na expectativa de vida da população aumenta a utilização de OPMES; População idosa cresce 3 vezes mais que a população adulta; Estimativa ano 2025: Brasil em 6º lugar no ranking mundial entre os países mais populosos em idosos; Prevê-se, que 15% da população brasileira estará acima de 60 anos no ano de 2025;

SITUAÇÃO ATUAL DA SAÚDE Grande contingente de usuários acima de 50 anos tem plano de saúde suplementar; Programas efetivos de prevenção de doenças e promoção da Saúde ainda não estão plenamente desenvolvidos nas Operadoras de Planos de Saúde; Planos de saúde tem interferência de ações judiciais; Clientes cada vez mais conscientizados, exigindo próteses importadas, muitas vezes por indução médica.

SETOR DE OPME Possibilitar o uso seguro e racional de OPME, pesquisando produtos de qualidade, por um custo justo e único, sem restrições à sua utilização, mas garantindo o que o cliente necessita, sem distorções em sua valoração.

Auditoria em Procedimentos com uso de OPME Importante avaliar: O ganho de saúde - redução de morbidade e mortalidade Capacidade de ampla disponibilidade de recurso para todos os individuos que a necessitam Custo desta tecnologia seja justificada pelo ganho de saúde - custo-efetividade

Pontos importantes nas OPME´s - PRESTADOR Verificar as especialidades que utilizam OPME em seus diversos procedimentos ; Estudar o perfil de cada cirurgia realizada e a quantidade média de OPME utilizada e seu preço em pelo menos 03 fornecedores; Preparar planilha de negociação contendo a quantidade média de OPME utilizado por tipo de cirurgia; Selecionar as equipes que irão realizar os procedimentos com OPME de acordo com os protocolos pré estabelecidos;

Auditoria em Procedimentos com uso de OPME O auditor deve: Conhecer os procedimentos que está avaliando Atualizar-se em relação às novas tecnologias Conhecer as empresas que fornecem materiais de alto custo Avaliar cada caso individualmente e discutir com outros auditores para troca de experiências

ÓRTESES CONCEITO:   São aparelhos mecânicos aplicados sobre segmentos do corpo para oferecer apoio ou estabilidade, prevenir ou corrigir deformidade, permitir, complementar ou facilitar sua função.

PRÓTESES CONCEITO:  São dispositivos mecânicos, utilizados para substituir órgãos ou segmento do corpo, favorecendo a função a plástica e a estética, sendo portanto, de importância fundamental para manutenção e autonomia de vida, quando tem atividade nobre e vital.

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS USO GERAL Bomba de Analgesia/ Morfina de qualquer tipo Clips de Aneurisma, grampeadores e cargas Lâmina de Shaver e outras Telas sintéticas, de Marlex, Prolene e outras Tesoura Ultracision Trocateres e redutores Cateteres de longa permanência Cateteres para embolização, micromolas, micropartículas

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Cardiologia e Cirurgia Torácica Cateter para estudo eletrofisiológico / ablação por radiofrequência Próteses valvares cardíacas biológicas ou metálicas de todos os tipos Endoprótese vascular Oxigenador de membrana Cateter de Swan Ganz Bomba de autotransfusão Stent de todos os tipos

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Gastroenterologia Banda Gástrica Kit para gastrostomia endoscópica Papilótomo Cateteres em endoscopia peroral e colonoscopia Endotesouras e endopinças descartáveis TIPS (anastonmose porto-cava por cateter)

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Ortopedia e Neurocirurgia Acetábulo, cabeça de fêmur Alongador Barras de fixação Desfibrilador implantável para nervo periférico (dor) Cages de todos os tipos Ponteiras de radiofrequência Cimento ortopédico Osso liofilizado Fixadores externos

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Ortopedia e Neurocirurgia Grampos absorvíveis Pinos e placas de todos os tipos Âncoras de qualquer tipo, inclusive absorvíveis Válvula de derivação Disco artificial intersomático Suturas de Menisco Microplacas, microparafusos e telas de titânio para cirurgia de buco-maxilo

EXEMPLOS DE ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Demais Especialidades Agulha de Verres Alça para ressecção endoscópica Basket ou Sonda de Dórmia Cateter Duplo J Cateter para extração de cálculo Cateter para nefrostomia Dilatador para cirurgia percutânea Expansores de tecido Kit catarata e lente intraocular

Artroplastia do Joelho Enfermaria

Artroplastia do Joelho Apartamento

Como Negociar

Como Negociar Conhecer os aspectos principais de cada procedimento em cada prestador para avaliar resultados positivos. Preparar planilhas de acompanhamento de custos dos pacientes, verificando os melhores resultados após a realização das cirurgias Acompanhar os pacientes que realizaram as cirurgias para verificar evolução do tratamento

Como Negociar Avaliar as equipes que possuam melhores estatísticas de acompanhamento. Negociar valores compatíveis para que ninguém tenha prejuízo na negociação. Verificar as equipes multidisciplinares que desempenham as atividades no mercado.

NEGOCIAÇÃO EM OPME Identificar o mercado fornecedor de OPMES; Cadastrar os fornecedores de OPMES de acordo com as normativas da ANVISA; Realizar análise dos preços com identificação das distorções existentes para os mesmos produtos (os preços variam de acordo com a Região, Hospital, operadora e fornecedor); Garantir a qualidade no fornecimento de OPMES;

NEGOCIAÇÃO EM OPME Intermediar as negociações com as empresas fornecedoras de OPMES e hospitais, buscando diminuir a intermediação dos hospitais, se for possível esse tipo de negociação; Avaliar as intermediações destes materiais especiais por médicos responsáveis pelos procedimentos; Diminuir o custo assistencial e reduzir a sinistralidade nos contratos;

NEGOCIAÇÃO EM OPME Proporcionar benefícios aos clientes, visando a redução dos custos assistenciais; Racionalizar custos visando aumentar a remuneração médica. Negociar diretamente com os fornecedores e hospitais; Utilizar como parâmetros a “Tabela de Compatibilidade de Órteses, Próteses e Materiais Especiais” do SIH-SUS.

Qual a equipe ideal para desenvolver a atividade e acompanhamento e libração de OPME? Equipe multidisciplinar sob uma coordenação administrativa consultores médicos nas várias especialidades enfermeira coordenadora analistas de custos, Auditoria envolvida com os procedimentos Com a equipe bem estruturada consegue-se diminuir a sinistralidade dos contratos com redução do custo assistencial de maneira significativa.

E-mail: pina.pellegrini@gmail.com MUITO OBRIGADA!!!! E-mail: pina.pellegrini@gmail.com pinacursos@terra.com.br Celular: 11 98326-7317 11 99992-5168