Os Estudantes e a Leitura

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Transcrição da apresentação:

Os Estudantes e a Leitura I CONFERÊNCIA PNL A leitura em Portugal: desenvolvimento e avaliação 22 e 23 Outubro 2007 Os Estudantes e a Leitura Mário Lages Carlos Liz João António Tânia Correia CENTRO DE ESTUDOS DOS POVOS E CULTURAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

Características da investigação Investigação feita a 23.844 alunos dos ensinos básico e secundário, mediante cinco instrumentos de inquérito: um para cada ciclo, excepto no primeiro onde foram feitos dois questionários. Quatro características principais desta investigação: Ter sido pensada como um todo, de forma a identificar percursos da apetência e da prática da leitura; Ser baseada em amostras sólidas e representativas dos estudantes pré-universitários; Pretender encontrar as condições psicossociológicas da emergência do gosto e dos hábitos de leitura; Aprofundar a análise, só tomando como diferenças significativas as que estatisticamente o são, e procurando modelos explicativos das atitudes e dos comportamentos reportados, matéria sobre que pouco se dirá nesta apresentação. Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Sobre a natureza da apresentação Os breves comentários que será possível fazer nos minutos que temos à nossa disposição tomam as respostas pelo seu valor facial. Devemos, porém, ter em conta que nem todas as respostas são inteiramente fidedignas: enganos, não compreensão das perguntas, fantasmas da realidade, desejo de salvar a face podem ter interferido em cerca de 2 a 8% das respostas em algumas questões, como se pôde comprovar através de cruzamentos estatísticos relativos aos alunos do ensino secundário. As respostas dos alunos do 2.º ciclo estão possivelmente mais afectadas por estes factores do que as dos ciclos posteriores. As raparigas mostraram-se muito mais objectivas do que os rapazes. Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

1º Ciclo Principais Resultados Apresentados por Carlos Liz Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Pais costumam ler com os filhos 1º ciclo 1º e 2º Ano A Família: factor número um em todo o processo de leitura nos primeiros anos de escolaridade. Pais costumam ler com os filhos Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Quantidade de livros em casa 1º ciclo 1º e 2º Ano A paisagem física dos livros induz, por si mesma, à leitura e à exploração do livro. Quantidade de livros em casa Quantidade de livros que tem em casa, por hábito de ler fora da escola Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Gosto pela leitura 1º ciclo 3º e 4º Ano Quando já se começa a saber ler, gosta-se mesmo. É uma história que começa bem. Gosto pela leitura Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Receber e oferecer livros, por hábito de leitura fora da escola 1º ciclo 3º e 4º Ano Uma simetria quase perfeita entre receber e oferecer, implicando directamente na frequência de leitura. Receber e oferecer livros, por hábito de leitura fora da escola Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

As actividades que mais gostam de fazer na escola 1º ciclo 1º e 2º vs 3º e 4º Ano Depois de brincar, o que se gosta mais é de ler e escrever, com a mesma intensidade ao longo dos quatro anos. As actividades que mais gostam de fazer na escola Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Hábitos de vida fora da escola 1º ciclo 1º e 2º vs 3º e 4º Ano As crianças têm uma vida muito completa, diversificada. Ver TV e ler são actividades quase universais. Hábitos de vida fora da escola Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

As pessoas com quem vives costumam... 1º ciclo 1º e 2º vs 3º e 4º Ano Maiorias (significativas) de crescidos têm comportamentos favoráveis à leitura – as crianças vêem assim. As pessoas com quem vives costumam... Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Objectos escolhidos para passar duas semanas sem ver os amigos 1º ciclo 1º e 2º vs 3º e 4º Ano Para lá do telemóvel e da sua óbvia comunicabilidade, há três tipos de objectos que não ficam em casa. O livro está lá. Objectos escolhidos para passar duas semanas sem ver os amigos Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Forma como tomou conhecimento de algumas histórias 1º ciclo 3º e 4º Ano Seis em cada dez histórias são, sobretudo, conhecidas por filme. O livro mantém-se como via de acesso significativa. Forma como tomou conhecimento de algumas histórias Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Passamos a alguns resultados do 2.º ciclo Apresentados por Tânia Correia Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Uma clara maioria dos alunos 2º ciclo Uma clara maioria dos alunos gosta de ler O Gosto pela Leitura No seguimento do que foi apresentado, o gosto pela leitura que parece transparecer nas respostas dos alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo, ganha no 2º Ciclo um novo fôlego. Como se pode ver pelo gráfico, quase 90% dos alunos deste ciclo referiu gostar muito ou assim-assim de ler. Se as percentagens referentes à categoria Assim-assim se irão manter estáveis para todos os níveis de ensino (rondarão sempre os 50%), são os alunos do 2º ciclo aqueles que mais referem gostar muito de ler. No 3º ciclo temos cerca de 21% dos alunos a posicionarem-se nesta categoria e no secundário cerca de 29%. Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

A Família na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura 2º ciclo Família: a maior influência na construção do gosto e do hábito de leitura A Família na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura Livros existentes nas casas dos Alunos Livros oferecidos pelos pais aos Alunos Na explicação do gosto e do hábito de leitura foram tomados em consideração 3 grandes eixos de análise: a família, a escola e o grupo de pares. Aqui iremos deixar apenas alguns resultados mais significativos. Em relação à família, verificámos que esta era a mais importante influência no que à leitura dizia respeito. Por exemplo, verificou-se que a maior parte dos livros que os alunos lêem são encontrados em suas casas (75,2%) e que os seus pais são importantes fornecedores desta matéria-prima, como, aliás, se pode ver nos dois gráficos. O número de livros existentes em casa dos alunos ou a quantidade de livros oferecidos pelos pais encontram-se íntima e positivamente relacionados com o gosto pela leitura. Isto é, o gosto pela leitura (e já agora também o tempo diário dedicado àquela actividade) aumenta conforme aumenta o número de livros em casa dos alunos e o número de livros oferecidos pelos seus pais, ou seja, conforme aumentam as condições materiais propícias à leitura. Ainda em relação à família, e apesar de não constar no slide, gostaria de referir que o gosto pela leitura e o tempo de leitura diário aumentam conforme aumenta a frequência do contacto com actividades ligadas à leitura na infância, como sejam ver ou ouvir os familiares ler, ouvir contar histórias, ir a livrarias e bibliotecas ou ouvir os familiares falarem de livros que lêem. (Gosto pela leitura e Livros existentes em casa: τb = 0,186; p=0,00) (Gosto pela leitura e Livros oferecidos pelos pais: 2 = 493,03; p=0,00) Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

A Escola na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura 2º ciclo A Escola na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura Actividades realizadas em espaço escolar potenciadoras do Gosto pela Leitura É entre os alunos que gostam mais de ler que se encontra uma maior percentagem de alunos que referem existir troca de livros na turma (2 = 11,98; p<0,01) Troca de Livros É entre os alunos que já escreveram para o jornal da escola que o gosto pela leitura é maior (2 = 19,30; p=0,00) Jornal Escolar Em relação à escola, entre outras coisas, foram analisadas algumas actividades ligadas à leitura que se julgaram poder influenciar o gosto dos alunos por aquela actividade. Assim, associado ao gosto pela leitura surgem a troca de livros entre os alunos, a participação no jornal da escola ou num grupo de teatro. No que toca à troca de livros entre os alunos, 76% diz que aquela não existe. Contudo, quando existe, é entre os alunos que gostam mais de ler que se encontra uma maior percentagem de alunos que referem existir troca de livros na turma (χ2 = 11,978; p<0,01). Como seria de esperar, o mesmo raciocínio é válido quando se trata do tempo diário dedicado à leitura (χ2 = 14,797; p<0,01). Quanto ao jornal escolar, cerca de 56% dos alunos disseram existir um jornal na escola que frequentam mas destes, somente 20% afirmaram já ter escrito para esse jornal. Como seria de esperar, é entre estes alunos que o gosto pela leitura é maior (χ2 = 19,303; p=0,000): 52% dos alunos que escrevem para o jornal da escola gostam muito de ler. A título de curiosidade, são as raparigas quem mais desenvolve este tipo de actividade (55% dos alunos que escrevem para o jornal da escola são raparigas). Por fim, a participação num grupo de teatro poderá ser indicadora de gosto pela leitura. A representação é indissociável do acto de ler e os dados vêm comprová-lo. Apenas 9% dos alunos fazem parte de um grupo de teatro (441 jovens). Contudo, entre estes, mais de metade (54%) diz gostar muito de ler (χ2 = 34,807; p=0,000). Mais de metade dos alunos que fazem parte de um grupo de teatro afirmam gostar muito de ler (2 = 34,81; p=0,00) Grupo de Teatro Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

O Grupo de Pares na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura 2º ciclo Actividades de leitura (pouco) partilhadas com o Grupo de Pares O Grupo de Pares na Explicação do Gosto e do Hábito de Leitura No que respeita ao grupo de pares, importava perceber se actividades ligadas à leitura partilhadas com os amigos potenciavam o gosto e o hábito de leitura. O gráfico mostra que os alunos não demonstram ter hábito de partilhar estas actividades com os colegas. Repare-se que a percentagem dos que “nunca” fizeram é superior a 50% em 3 das categorias, atingindo quase 80% no caso do escrever num blog (o que não surpreende, dada a idade dos alunos deste ciclo). Contudo, surpreende-nos que 5% diga que escrever num blog lhe acontece «muitas vezes». Tanto mais que este número é igual ao dos que dizem «conversar sobre livros» «muitas vezes» e apenas um pouco inferior aos que referem a mesma frequência no «ler livros em conjunto» (6%). Só o emprestar livros, com os seus 10%, parece distanciar-se, pela positiva, daqueles valores. Se atendermos à categoria intermédia «às vezes» observamos que o conversar sobre livros é a actividade, das propostas, que tem maior aderência por parte dos alunos. Como seria de esperar, o gosto pela leitura encontra-se relacionado com as actividades de escrita e leitura desenvolvidas com os amigos. Se excluirmos «escrever um blog», as restantes actividades vêem aumentar a sua frequência conforme aumenta o gosto expresso pela leitura: Conversar sobre livros: Tb = 0,232 e ρ = 0,245; p=0,000. Ler livros ou parte de livros em conjunto: Tb = 0,140 e ρ = 0,149; p=0,000. Emprestar livros uns aos outros: Tb = 0,126 e ρ = 0,135; p=0,000. Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Os próximos resultados foram obtidos através da sondagem aos alunos do 3º ciclo Apresentados por João António Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Gosto pela leitura Gosta-se de ler… mesmo que apenas de vez em quando 3º ciclo Gosta-se de ler… mesmo que apenas de vez em quando Gosto pela leitura Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

que rapazes a gostar de ler… 3º ciclo Há mais raparigas que rapazes a gostar de ler… Gosto pela leitura Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Tempo dedicado à leitura de livros não escolares 3º ciclo …o que se reflecte no tempo dedicado à leitura por rapazes raparigas Tempo dedicado à leitura de livros não escolares Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

3º ciclo Uma larga maioria leu menos de 20 livros ao longo da sua vida Número aproximado de livros não escolares lidos pelos alunos do 3.º ciclo Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Estás a ler neste momento algum livro não escolar? 3º ciclo No último ano, a maioria leu menos de quatro livros… e 57% dos alunos não tinham um livro a meio… Número aproximado de livros não escolares lidos por alunos do 3.º ciclo durante o último ano Estás a ler neste momento algum livro não escolar? Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Número de idas à biblioteca da escola no último mês 3º ciclo 1 em cada 5 não vai à biblioteca mas 3 em cada 10 estão lá todas as semanas Número de idas à biblioteca da escola no último mês Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Motivos das idas à biblioteca da escola no último mês 3º ciclo Vão à biblioteca para fazer trabalhos escolares e para usar a internet Motivos das idas à biblioteca da escola no último mês Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

A leitura e a informática 3º ciclo 1 em cada 3 está duas ou mais horas/dia na internet 4% passam esse tempo a ler de jornais e revistas e 7% a ler livros A leitura e a informática Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

A leitura e a informática 3º ciclo Na net, lêem-se com maior frequência jornais, revistas e blogs A leitura e a informática Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Passamos a alguns resultados referentes ao ensino secundário Apresentados por Mário Lages Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Intensidade do gosto de ler secundário A maioria gosta de ler de vez em quando Intensidade do gosto de ler As raparigas assumem gostar muito mais de ler do que os rapazes: 6% de raparigas viciadas em leitura contra 3% de rapazes; 31% que gosta muito de ler contra 15% de rapazes Só 3% das raparigas não gostam nada de ler contra 12% dos rapazes Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Auto-avaliação caracterológica secundário Características dominantes: racionalidade, emotividade, reflexividade e timidez Auto-avaliação caracterológica Rapazes: mais racionais, reflexivos ousados e empreendedores Raparigas: muito mais emotivas e mais tímidas As diferenças percentuais entre os que não gostam nada de ler e os viciados em leitura são as seguintes: 17% nos emotivos, 33% nos racionais e 48% nos ousados Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Ideias associadas à palavra leitura secundário Ideias associadas à palavra leitura Os viciados em leitura associam à palavra leitura (por ordem decrescente) os conceitos de: Prazer Imaginação Diversão Aprendizagem Utilidade Ou seja todas as palavras com conotação positiva Os que não gostam nada de ler, ao contrário, escolhem (por ordem decrescente): Aborrecimento Esforço Dever Inutilidade Fuga Ou seja todas as palavras com possível conotação negativa Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Os que associam ideias negativas à leitura gostam pouco ou nada de ler secundário Distribuição das ideias negativas e positivas associadas à leitura / intensidade do gosto de ler Os que associam ideias positivas à leitura distribuem-se normalmente entre o ser viciado em leitura e o não gosta nada de ler Os que associam ideias negativas à leitura gostam pouco ou nada de ler Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Tipo de obras existentes em casa e gosto de ler secundário Tipo de obras existentes em casa e gosto de ler O gosto de ler está positivamente associado à predominância de livros de literatura em casa e negativamente associado à predominância de livros de estudo ou profissionais Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Razões para gostar de ler / intensidade do gosto secundário Razões para gostar de ler / intensidade do gosto Os viciados em leitura destacam-se dos que lêem de vez em quando: na diversão que encontram na leitura: 37 pontos de diferença e no desejo de conhecer coisas novas: 11 pontos Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

As raparigas gastam muito mais tempo a ler do que os rapazes secundário Tempo de leitura diária de livros não escolares/sexo Só 16% das raparigas não gasta nenhum tempo por dia a ler; a percentagem dos rapazes é dupla As raparigas gastam muito mais tempo a ler do que os rapazes Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Tempo de leitura diária de jornais e revistas / sexo secundário Tempo de leitura diária de jornais e revistas / sexo No que respeita à leitura de jornais e revistas, os rapazes lêem um pouco mais do que as raparigas. O mais importante é que apenas 12% dos rapazes e 13% das raparigas dizem que não gastam habitualmente nenhum tempo a ler Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Incentivação à leitura secundário As mães, em geral têm muita mais influência sobre a emergência do gosto e sobre a prática de leitura do que os pais Incentivação à leitura As mães incentivam muito mais os seus filhos a ler do que os pais Essa incentivação é mais sentida pelas raparigas do que pelos rapazes Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Percursos do 2º ciclo ao secundário: Diferenças de atitudes face à leitura nos três últimos graus de ensino. Apresentadas por Carlos Liz Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Ideias sugeridas pela palavra leitura I percursos Dá que pensar a “ascensão e queda” do Prazer e do seu contra-tipo Aborrecimento. Ideias sugeridas pela palavra leitura I Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Ideias sugeridas pela palavra leitura II percursos A leitura tem tudo a ver com a imaginação, e assim se mantém ao longo da vida escolar, mesmo que vá sendo menos divertida. Ideias sugeridas pela palavra leitura II Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Razões para gostar de ler livros percursos Lê-se sempre para conhecer coisas novas e quem gosta acha que a diversão se mantém. Razões para gostar de ler livros Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Consultar dicionários e enciclopédias percursos A partir do 3º ciclo, os blogs vão ocupando uma posição relevante. Ver/ler Blogs A partir do 2º ciclo, a consulta de dicionários e enciclopédias sobe moderadamente. Consultar dicionários e enciclopédias Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Razões para não gostar de ler livros percursos Razões que parecem desculpas de teor psico-somático. De notar os 10% que ninguém incentiva. Razões para não gostar de ler livros Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Se gostava de ler mais percursos Cresce a predisposição para ler mais com o aumento de idade. O 3º ciclo volta a ser crítico. Se gostava de ler mais Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Condições para ler mais percursos O tempo disponível dos jovens é um tema pedagógico. A gestão do tempo que inclua prazer favorece a leitura. Condições para ler mais Pessoais Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

Condições para ler mais percursos Ter Biblioteca “à mão” é sempre a primeira condição para ler mais. A “dimensão” da leitura é comum ao 2º e 3º ciclo. Condições para ler mais Exteriores Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007

1 2 3 4 4 Questões suscitadas pelo Estudo Encontrar a melhor compatibilidade entre o livro e o meio digital. Seguir a cultura de blogs e as suas escritas informais, que podem levar à leitura. 2 Ir mais longe no peso da Biblioteca / Centro de Recursos na vida da Escola, como uma casa de conteúdos multimedia, com livros abertos à experimentação. 3 Promover iniciativas comuns com as livrarias e os novos espaços de venda de livros, contribuindo para uma aproximação contagiante à leitura, extensiva a todas as famílias. 4 Convidar o Estado a aprofundar a sua relação com a leitura, alargando os incentivos às famílias – de facto, é em casa que se concentra a formação do hábito e do gosto de ler. Os Estudantes e a Leitura – I CONFERÊNCIA PNL – Fundação Calouste Gulbenkian 22 e 23 Outubro 2007