VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Advertisements

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Fonte das informações:
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Indicadores de Performance Macroeconômica
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Fórum de Empreendedorismo
Departamento de Supervisão Indireta
Um novo Cenário Econômico - Resseguro Aberto Francisco Galiza, Consultor Fevereiro/2007 Seminário Resseguro.
Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil
Área de Operações Indiretas
MODELO DE SIMULAÇÃO PARA DECISÃO DE HEDGE Masakazu Hoji.
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
Reunião de conjuntura setembro de 2010
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
Por que investir? 09 de junho de 2010
A INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
Apresentação CAIXA.
Em time que está ganhando se mexe...
ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar
Indicadores do Mercado
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
Senso do Mercado Vending 2006 Cartilha para Novos Operadores
Renda até 2 SM.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Aula 10 e 11.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
República Federativa do Brasil 1 LDO 2005 GUIDO MANTEGA MINISTRO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Brasília 18 de maio de 2004.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Aula 12 Dia – 08/11.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
O BRASILEIRO PAGA CADA VEZ MAIS IMPOSTOS
COMUNICANDO-SE EM VENDAS
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2013 Resultados de Março de MARÇO/2013 -Exportação: maior média diária para meses de março (US$
Impactos da Decisão do STF
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
1 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012.
Transcrição da apresentação:

VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS

Definição para Vending “Prover produtos ou serviços sem a presença de um atendente, através de máquina automática acionada por alguma forma de pagamento.” Vending Machine: Máquina automática que prepara e/ou disponibiliza produtos diretamente para o consumidor, de forma controlada por dispositivo de pagamento em dinheiro, cartão ou contador que permita cobrança posterior. Primeiro registro: 215 A.C. – Dispositivo dispensador de água com inserção de moeda. Invenções com pouco uso prático desde o século XVII até século XIX

Histórico dos Mercados 1ª operação comercial – 1888 Chicletes Adams Grande desenvolvimento - Década de 40 (Bases Militares) “Necessidade por serviços de alimentação ininterruptos. ” Objetivo: Serviço 24 h Rapidez Praticidade/ conforto

Histórico dos Mercados Faturamento mais de US$ 36 bilhões / ano (3,5% do total do varejo de alimentos, chegando a 20% em alguns produtos) Máquinas - 7 milhões (1 para cada 43 habitantes) Principais categorias: 40% Bebidas em Latas/ Garrafas 19% Snacks 13% Outros: Selos, cartões, prod. higiene etc. 10% Sanduíches e alimentos frescos Categorias que mais crescem: Sucos, Água mineral, Cafés gourmet. Indústrias - 41% Escritórios - 26% Inst. Ensino - 12% Inst. Saúde - 7% Outros - 14%

Histórico dos Mercados JAPÃO Tão popular que ocupa lugar do pequeno varejo tradicional Grande crescimento de vendas na década de 70. 70 – 80: 500 % 80 – 90: 111 % 90 – 99: 20 % Quantidade de máquinas: 5,6 Milhões 2,8 Mi. - Alimentos e bebidas 530 Mil - Cigarros 960 Mil - Tickets e não-alimentos 1,3 Mi. - Serviços (parquimetro, armarios, trocadores etc.) Faturamento: 7 Bi. Yens (5% do total do varejo)

Histórico dos Mercados EUROPA Faturamento - US$ 13 bilhões (aprox. 2% total varejo de alimentos) 3,5 milhões máquinas alimentos e cigarros (1 para cada 118 habitantes) 3,2 milhões máquinas de tickets e Atms. Principais Categorias: 40% Bebidas Quentes (OCS) 34% Cigarros Refrigerantes Snacks/ Alimentos

Histórico dos Mercados Início: 1992 Inflação – Fichas Objetivo - Marketing 1994 - Plano REAL - Estabilidade viabiliza o verdadeiro conceito “vending” 1995 - 1as. máquinas operando com dinheiro Surgem os operadores Independentes: Snacks e Refrigerantes 1996 - Desenvolvimento dos independentes Destaque na Imprensa Outros fabricantes de produtos iniciam operações

Histórico dos Mercados 1997 - Surgem Operadores com formato de negócio Europeu (Café - OCS) 98 / 99 - Fortalecimento do segmento de bebidas quentes – Mercado para refrigerantes e snacks reduz ritmo devido à desvalorização do real. 2000 - Retomada após maxi-desvalorização Fundação da ABVA. 2001 – Impacto da crise energética.

Histórico dos Mercados 2002 – 2005: Retomada do crescimento de forma mais sólida. Forte concentração do mercado em cafés e bebidas quentes. Concentração no modelo de negócio voltado para o fornecimento de café subsidiado, em empresas. Consequente estagnação do formato de negócio de venda direta de produtos ao público, devido ao baixo volume e rentabilidade.

Histórico dos Mercados Faturamento 2004: 260 Milhões de Reais. Quantidade de máquinas: 45 MIL Faturamento médio por máquina R$ 570 Total de Operadores: 300 Distribuição de Operadores X Quantidade de Máquinas 5 a 6 Operadores com + de 1000 máquinas 7 a 8 Operadores entre 400 a 900 máquinas 30 a 40 Operadores entre 100 e 400 máquinas Regiões mais ativas, em ordem crescente: São Paulo Rio de Janeiro Curitiba, Minas Gerais Porto Alegre e Brasilia Nordeste

Histórico dos Mercados O MERCADO HOJE Tamanho 2000 2001 2002 2003 2004 Potencial Hoje MR$ 157 173 200 230 260 1000

Histórico dos Mercados Máquinas de café: 67 % bebidas geladas: 25 % outros alimentos: 6,5 % produtos não alimentícios: 1,5 % Quanto ao tipo de café usado nas máquinas: 60% café em gãos 40% café solúvel

Histórico dos Mercados Quanto à forma de uso do copo: 60% table-top sem copo automático 40% com copo automático (table top e full size) Das máquinas com copo automático: 23 % table top. 77% full size

Histórico dos Mercados Máquinas com sistemas de pagamento 74% do parque possui algum sistema de pagamento Destas, 25% cashless, 75% a dinheiro. Sendo as principais cashless: 1º – Chave eletrônica de crédito 2º – Leitora de fichas 3º – Cartão indutivo

Histórico dos Mercados Quantidade de empregos diretos gerados: 3000 Técnicos1 para cada 83,41 máquina Abastecedores1 para cada 22,56 Administrativo1 para cada 93,37 Comercial1 para cada 187,93 Média: cada 15,38 máquinas gera um emprego. Consumo de produtos Máquinas automáticas de café movimentam 6,5 Mil Toneladas de insumos diretos e mais de 34 Milhões de copos plásticos por ano.

Histórico dos Mercados Atualmente alguns dos principais fabricantes de Vending Machines no mundo estão representados no Brasil Saeco, Rhea Vendors, Necta, Bianchi, Azkoyen; LG Mei, Automated Transactions, WH Munzprufer, Cash Code, NRI. Outras marcas encontradas no mercado: Royal Vendors, Vendo, API, Crane, Rowe, USI, FAS, Coinco, Ardac etc… Fabricação nacional Autômatos, Brazilian, …

MECÂNICA DO MERCADO FABRICANTES DOS EQUIPAMENTOS FABRICANTES DOS PRODUTOS OPERADORES prestadores de serviços CONSUMIDORES

MECÂNICA DO MERCADO O “Operador” Operação Negociação dos contratos Assistência Técnica Armazenagem e distribuição de Produtos Atendimento ao consumidor Operação Abastecimento e limpeza de máquinas Regularidade Legal Processamento de valores Controle de custos e receitas Sistemas de Controle

SERVIÇOS PRESTADOS Serviços contratados por empresas Fornecimento de café por dose (terceirização/ OCS) Locação de máquinas de café Venda de produtos e insumos para máquinas locadas Distribuição de lanches e outros alimentos Locação de máquinas snacks/refrigerantes e outras Manutenção de máquinas para terceiros Vendas de conveniência ao consumidor (produtos) Bebidas, café, doces e salgados… Não-alimentos Cartões telefônicos e e-pins Atendimento ao público (serviços) Venda de Tickets Parquimetros; chuveiros

Desafios para o desenvolvimento Custo dos equipamentos importados Altas taxas de importação Câmbio desfavorável Atividade de capital intensivo Taxas de juros Economia informal e o sub-emprego A barreira cultural Administradores Consumidores

Desafios para o desenvolvimento Regulamentação Governamental Tributária Situação do meio Circulante Quantidade de moedas x total do Meio Circulante Mix de valores x inflação Moedas da série antiga (75%) x nova série (25%) Habito de uso da moeda x entesouramento e resistencias

5 anos Fundada em 23 de maio de 2000 com o objetivo de solidificar, organizar e estimular o crescimento do mercado brasileiro de vendas automáticas. Hoje: 32 Membros 22 operadores 5 fabricantes de produtos 5 fornecedores de equipamentos

5 anos ATIVIDADES Meio Circulante - Banco Central e Casa da Moeda Expovending: Feira Latino-Americana de Vending Machines e Serviços de Café Treinamento Técnico (SENAI) Comitivas para Feiras no Exterior. Classificados de Negócios Suporte e Referências para todo o mercado Biblioteca Abva Tributação e regulamentação junto ao governo

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Rua Roma Nº 610 - 5º andar - Conj. 53B Lapa - São Paulo - SP Tel. / FAX – 3862 6955 E-mail – adm@abva.com.br www.abva.com.br

Pesquisa Sobre Meio Circulante 20% só recebem moedas. 80% recebem moedas e cédulas. Porém, destes, 50% recebe menos de 33% em cédulas. As moedas mais recebidas são a de R$ 0,10, dourada e em segundo lugar, a de 0,25 dourada. Ha grande variação no perfil de recebimento: possivelmente devido à não padronização da política de aceitação. 9% só recebem moedas maiores que R$ 0,25 19 % ainda recebem a moeda antiga de R$ 1,00

Pesquisa Sobre Meio Circulante Cédula de R$ 2,00 63% recebem cédulas de 2 A maioria porém, recebe menos de 10% em 2. O maior recebedor tem 70% em 2,00. Cédula de R$ 5,00 36% recebem cédulas de 5 O maior recebedor tem 14% em 5,00.

Pesquisa Sobre Meio Circulante Situação do Meio Circulante atual: O valor em cédulas de R$ 2,00 já é 5% maior do que R$ 1,00. As moedas novas representam 59% do total. As denominações de R$ 5,00 a R$ 0,01, representam 6,65% do meio circulante do país. Quem não recebe cédulas de 2 e 5 está perdendo quase 50% (47,6) do dinheiro em circulação nesta faixa de valores.

Pesquisa Sobre Meio Circulante Maior reclamação sobre as moedas: R$ 0,50: 2 espessuras. Maior reclamação sobre rede bancária: Dificuldades em receber depósito ou pagamento em moedas