Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXOS REGULATÓRIOS O CASO DE ARACAJU - SERGIPE
Advertisements

O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Avaliação da implantação das ações de Controle,
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
SISTEMA SIGA SAÚDE ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO ACESSO DOS USUÁRIOS ÀS ESPECIALIDADES, EXAMES E PROCEDIMENTOS NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE/SUS.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
UNACON Hospital Municipal de Caetité
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
WEBSAÚDE Controle de Consultas Um novo conceito em Saúde Pública
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Regionalização Solidária.
VSI HEALTH. VSI HEALTH - SOFTWARE Vsi Health, foi desenvolvido através das necessidades encontradas na administração pública, podendo atender quaisquer.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
MARIA AUXILIADORA ZANIN
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
FLUXO DE ACESSO – IV GERES
Ambulatório Médico Especializado
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
PSF como Porta de Entrada do SUS
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 4º TRIMESTRE de 2007.
Transcrição da apresentação:

Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista

Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde * Pactuação com municípios da Região Sudoeste * Cotas de Internações Hospitalares * Médicos Autorizadores-AIH Outubro/99 * Referência Atenção Especializada * Centrais de Regulação

Situação Pré-Gestão Plena * Inexistência de ações de controle, avaliação e auditoria * Cobrança generalizada aos pacientes pela rede contratada * Cobrança ao SUS de procedimentos e internações não realizadas * Alteração de diagnóstico e procedimentos das internações * Inexistência de critérios técnicos para contratação dos serviços * Distorções na programação de oferta de serviços

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Objetivos Mecanismo de regulação do Serviço Único de Saúde Facilita o acesso da população a consultas e procedimentos ambulatoriais especializados Garantir a gratuidade no atendimento pelo SUS coibindo a cobrança de taxas pelos prestadores privados contratados Evitar cobrança ao SUS de procedimentos não realizados pelos prestadores Ferramenta de programa e avaliação da oferta de serviços

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Como Funciona * Rede de 15 terminais de computador * Software desenvolvido pelo Centro de Processamento de dados da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista * Ambiente em Windows, gerado em Delphi, empregando base da dados Interbase * Marcação pelo telefone de 60 Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Equipes do Programa de Saúde da Família de Vitória da Conquista, Presídio, Albergue, Projeto Conquista Criança e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista * População atendida superior a 1.000.000 habitantes

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Funcionários 12 Videofonistas 14 Atendentes 03 Secretárias 01 Administradora 01 Motoboy 01 Programador 02 Enfermeiros 01 Diretora (Enfermeira-Auditora) 03 Técnicos – Controle e Avaliação

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Elenco de serviços especializados agendados Consultas Especializadas (31 especialidades) Cirurgias Ambulatoriais Patologia Clínica Anatomia Patológica e Citopatologia Reabilitação Radiologia Ultrasonografia Diagnose Especializada Terapias Especializadas Tomografia Computadorizada

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Cadastro Se o paciente ainda não é cadastrado, o cadastro é feito no momento do primeiro atendimento pela Central. O Sistema está preparado para trabalhar com a identificação do Cartão SUS dos usuários. Cadastro único para todos os sistemas informatizados.

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Agenda Cada procedimento oferecido é definido em agenda, identificando o prestador, o profissional, os horários de atendimento e o quantitativo programado. Toda a agenda SUS (100%) do prestador está alocada na Central.

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Para cada solicitação é identificado o paciente, a unidade de saúde e o profissional solicitante. O sistema marca o procedimento solicitado após identificação da disponibilidade existente na agenda para os 10 dias seguintes.

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Comunicação ao prestador Diariamente todos os serviços especializados da rede SUS recebem a relação dos pacientes marcados pela Central para serem atendidos no dia seguinte.

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Regulação Porta de entrada: Atenção Básica Definição de grupos de procedimentos com respectivos possíveis solicitantes Certos procedimentos têm que necessariamente ter solicitação de especialista Alguns procedimentos passam por médico autorizador e visita domiciliar Casos de urgência/emergência: coordenação abre vaga extra ou antecipa data da realização

Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Controle e avaliação Semanalmente todos os prestadores encaminham as guias dos procedimentos realizados e passam por avaliação. Os BPAs dos prestadores de serviço são, mensalmente, confrontados com os relatórios da Central, antes de encaminhar a autorização para pagamentos dos valores apurados pelo SIA/SUS. Feita avaliação periódica da relação entre demanda e oferta para cada tipo de procedimento, orientando a ampliação ou redução da oferta.

Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados Centro Municipal de Atenção Especializada - CEMAE Centro Municipal de Reabilitação Centro de Referência em DST/AIDS Centro de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) Laboratório Municipal Serviço de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar Pronto Socorro Municipal Hospital Municipal Dr. Esaú Matos Escola de Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia

Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados – Média Complexidade

Evolução da produção ambulatorial especializada

Evolução da produção ambulatorial especializada

Evolução da produção ambulatorial especializada

Evolução da produção ambulatorial especializada

Evolução da produção ambulatorial especializada

Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Projetos em Implantação Projetos em Implantação – 2002 Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Informatização da rede básica Comunicação “on-line” de toda a rede Novo sistema informatizado laboratorial Cartão SUS

Avaliação dos parâmetros de cálculo de oferta empregados Atividades projeto REFORSUS Atividades projeto REFORSUS Avaliação dos parâmetros de cálculo de oferta empregados Definição de quota para cada UBS / USF Desenvolvimento e implantação de módulo de marcação descentralizada “on-line” com toda a rede municipal Avaliação do desempenho do sistema Revisar as rotinas administrativas e operacionais empregadas pela Central