COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Organizar um novo clube
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Fundamentação Teórica
PAP Plano de Ação Pedagógico
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Desafio.
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
Gerenciamento do Tempo.
O Aluno a Distância.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
DISCIPULADO 2010 LIDERANÇA AULA 2 “POR ONDE COMEÇAR A LIDERANÇA”
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Estilos e Abordagens.
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar o ‘Tratamento das Irregularidades do Ponto’, com total segurança e privacidade das informações, através.
Ajude – me!!.
Otimize seu tempo e acelere os resultados Organizando o seu negócio
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Planejamento de Tutoria
Motivação e Expectativas
O papel do conteudista.
Desenvolvimento de Pessoas
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
TÉCNICAS DE ENSINO.
Estatística de Resposta T.1
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Administração do Tempo Prof. Me. Ernandes Rodrigues.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
Aula 07 – Ensino Fundamental II
NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
Através de pequenas atitudes diárias é possível aumentar muito a produtividade no trabalho: Através de pequenas atitudes diárias é possível aumentar muito.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
A Liderança e seus Conceitos
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Educação Financeira para crianças e Jovens
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
Áudio Pedag 26-fev fev-14. InformativosInformativos Próxima ÁUDIO CML DIA 10.mar – às 14h Tema: RANKING FEVEREIRO Cases e boas práticas das melhores.
Organização do tempo DEUS FAMÍLIA CARREIRA
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, e método de estudo Eletroeletrônica Automotiva Prof. Paulo A Baltazar.
Transcrição da apresentação:

COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti

AO LONGO DO CURSO IREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE SEU MÉTODO DE ESTUDO, SOBRE A EFICÁCIA OU NÃO DESSE SEU MÉTODO, OK? NESSA PRIMEIRA CONVERSA VAMOS FALAR SOBRE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO. POR QUE?

FALTA DE TEMPO PARA O ESTUDO! EM AGOSTO DE 2006, 500 JOVENS/ADULTOS SE MATRICULARAM NO CURSO DE ADM/NEAD/UFMT. EM FEVEREIRO DE 2007, APÓS O ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE DO CURSO, CONSTATAMOS 144 ABANDONOS POR MOTIVOS DIFERENTES. O QUE CHAMOU ATENÇÃO: MAIS DE 50% ALEGARAM FALTA DE TEMPO PARA O ESTUDO!

NAS ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS A FALTA DE TEMPO PARA O ESTUDO É APONTADA TAMBÉM COMO MOTIVO PRINCIPAL DE ABANDONO DE CURSOS. PARECE CONTRADITÓRIO. A EAD É PENSADA EXATAMENTE PARA ATENDER TAMBÉM AO ADULTO TRABALHADOR, COM POUCO TEMPO PARA O ESTUDO.

O MOTIVO REAL É A FALTA DE TEMPO? CONVERSANDO COM OS ALUNOS MATRICULADOS EM NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA DESDE 1995, ENCONTRAMOS ALGUMAS EXPLICAÇÕES DOS ALUNOS: ACÚMULO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS/DOMÉSTICAS; DEIXAR TUDO PARA A ÚLTIMA HORA; NÃO SEGUIR UMA ROTINA DE ESTUDO; NÃO DISTRIBUIR O TEMPO ADEQUADAMENTE (acrescente outras possíveis explicações ...)

FOI CONSTANTADO QUE ESSAS EXPLICAÇOES TAMBÉM SÃO FREQUENTES ENTRE OS ALUNOS QUE NÃO ABANDONAM OS CURSOS. E QUE POR ISSO, TÊM TIDO DIFICULDADES PARA ACOMPANHAR AS DISCIPLINAS E GASTAM MAIS TEMPO DO QUE O NECESSÁRIO EM ATIVIDADES DE ESTUDO.

Se esse for o seu caso também, o que fazer? ORGANIZE SEU TEMPO!

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NO CURSO NO INÍCIO DE CADA SEMESTRE, VOCÊ RECEBE O CALENDÁRIO COM DATAS DE: - INÍCIO DE DISCIPLINAS, - ENTREGA DE ATIVIDADES, - AVALIAÇÕES PRESENCIAIS, - SEMINÁRIO TEMÁTICO.

SÃO DATAS QUE SERVEM DE “MARCO” PARA VOCÊ TER UM IDÉIA DO TEMPO QUE PRECISA PARA PERCORRER SEU CAMINHO NUMA DETERMINADA DISCIPLINA. CADA UM TEM UM RITMO, UM JEITO DE ESTUDAR.... VOCÊ TEM O SEU..... É DENTRO DESSE SEU “ESTILO” QUE VOCÊ DEVE PLANEJAR E DISTRIBUIR O SEU TEMPO DE ESTUDO!

TEM QUE DIVIDIR SEU TEMPO PARA: Como? TEM QUE DIVIDIR SEU TEMPO PARA: LEITURA DO FASCÍCULO LEITURA DE OUTROS TEXTOS COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE AUTO-AVALIAÇÃO – QUE ESTÃO NO FASCÍCULO ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DO GUIA DIDÁTICO TALVEZ, ESTUDO EM GRUPO REVISAO PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL.

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PELO GUIA DIDÁTICO TEM TAMBÉM A FINALIDADE DE AJUDAR VOCÊ A PROGRAMAR O ESTUDO NUMA DETERMINADA DISCIPLINA. SE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DOS ESPECIALISTAS, CERTAMENTE TERÁ MENOS DIFICULDADES NO ESTUDO E NA ORGANIZAÇÃO DO SEU TEMPO.

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER? ASSUMA O CONTROLE DO SEU TEMPO. ORGANIZE SEU TEMPO. DISCIPLINA!

ALGUMAS DICAS 1 – COMO USA O SEU TEMPO?

FAÇA UMA LISTA DO QUE VOCÊ FAZ AO LONGO DO DIA, DA SEMANA. COLOQUE AO LADO DE CADA ATIVIDADE O TEMPO QUE DEDICA; COLOQUE AO LADO SEU JULGAMENTO (importante e urgente; importante, mas não urgente; urgente, mas não importante; não urgente e não importante); AVALIE ESSAS ATIVIDADES E VEJA SE ALGUMA PODE SER DESCARTADA OU DELEGADA; DETERMINE O TEMPO A SER DEDICADO AO ESTUDO, O MOMENTO DO DIA E DA SEMANA!

2 – COMO PLANEJAR SEU TEMPO

DETERMINE OS OBJETIVOS DE CADA ATIVIDADE DE ESTUDO (verifique no material didático e no Guia Didático) IDENTIFIQUE OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DECIDA O TEMPO EM QUE SERÁ REALIZADO CADA PASSO, CADA ATIVIDADE DEFINA O TEMPO PARA CADA PASSO E ATIVIDADE IDENTIFIQUE DE QUE PRECISA PARA REALIZAR CADA PASSO/ATIVIDADE

3 – COMO GERIR SEU TEMPO Analise o emprego do seu tempo Estabeleça um horário de estudo Evite a “temporização” (deixar para depois) Aprenda a gerir o tempo por etapas progressivas Siga os princípios de uma gestão eficaz do tempo

Princípios de uma gestão eficaz do tempo 30/03/2017 Princípios de uma gestão eficaz do tempo Fixe prazos Identifique os “cronógrafos” (comedores de tempo, ex.: TV, telefone, visitas, etc.) Diariamente estabeleça lista de coisas a fazer Reflita antes de iniciar uma tarefa Saiba delegar tarefas Analise a proporção investimento/rendimento Faça uma atividade por vez Manipule uma informação por vez Saiba dizer não! Crie condições materiais propícias à realização da atividade.

Proteja seu tempo “pessoal” de estudo! Assim, ESTUDARÁ MAIS, EM MENOS TEMPO!