Módulo Financeiro Centro de Custo
O que é CENTRO DE CUSTO? Centro de Custo são setores em que a empresa tem uma receita (recebimentos) ou um custo (despesas) . Por exemplo: O Transporte pode ser considerado um tipo de Centro de Custo, pois tem custos com Gasolina, Álcool, Manutenção dos automóveis, gastos com pneus, etc.
Configurando o Centro de Custo Primeiramente para o centro de custo funcionar no SISMOURA, deve ser habilitada uma configuração: Abra o módulo Retaguarda > Administração > Configurações > Configurações do Sistema > “Financeiro: Utilizar Centro de Custo”.
Configurações Teste de Anotação Observação: A configuração deverá ser realizada por um técnico.
Cadastro de Centro de Custo A partir dessa configuração serão habilitadas as seguintes telas no Módulo Financeiro: Cadastro de Centro de Custo Análise de Gastos por Centro de Custo Análise de Recebimentos por Centro de custo Teste de Anotação
Cadastro de Centro de Custo No módulo Financeiro, selecione o menu Administração e clique sobre a tela Cadastro de Centro de Custo. Teste de Anotação
1. Deixe o campo Código em branco. 2. Informe o Centro de Custo. Este campo obedece uma hierarquia. Por exemplo: Existe um grupo que é o centro de custo (este ficará em negrito) e os subgrupos, que são as receitas e custos da empresa. Teste de Anotação
O critério para estabelecer o código do Centro de Custo pode variar de empresa para empresa, por exemplo: O centro de custo ADMINISTRAÇÃO, tem o código 01.00 e suas subdivisões, ou seja, seus centros de custos secundários. 01.01: correspondente a Secretária. 01.02: correspondente ao Financeiro.
3. Preencha o campo Descrição com o nome do centro de custo.
4. Pressione o botão Gravar.
Agora iremos cadastrar as subdivisões deste Centro de Custo Agora iremos cadastrar as subdivisões deste Centro de Custo. Observe que o código do Centro de Custo deve seguir a mesma máscara informada no Centro de Custo primário, alterando apenas os dois últimos números.
Faça o mesmo procedimento para cadastrar os demais centros de custos e suas subdivisões.
Utilizar Centro de Custo Agora o sistema está pronto para utilizar o Centro de Custo, duas telas são alteradas para que se possa utilizar esse recurso. Módulo Compras: Cadastro de Entrada de Produto. Módulo Financeiro : Cadastro de Contas a Pagar (Rateio das contas a pagar por centro de custo).
No cadastro de entrada de produto deve-se informar o centro de custo primário da entrada.
Após a Entrada de Produtos, para conferir as entradas para aquele centro de custo, entre em: Módulo Compras > Entrada de produtos > Relação de Compras no Período.
Além disso na Entrada de Produto, há a opção de Rateio para os Centros de Custos.
Rateio por Centro de Custo Após informar os dados da duplicata, clique em Rateio.
O que é Rateio? Rateio é dividir os gastos de compras que foram para o centro de custo Primário, dividindo os gastos por centros de custos.
Rateio por Centro de Custo No Campo código, informe o código do centro de custo. No campo valor, informe o valor total da compra para cada centro de custo.
Centro de Custo Primário - Administração Valor Entrada: R$ 1.000,00 E se houver parcelas para essa conta a pagar, como será calculado o rateio? Centro de Custo Primário - Administração Valor Entrada: R$ 1.000,00 SERÁ DIVIDIDO EM 5 PARCELAS 5x de R$ 200,00 Centro de Custo Secundário – Secretária Valor do Rateio: R$ 400,00 Valor da Parcela ? Centro de Custo Secundário – Financeiro Valor do Rateio: R$ 600,00 Valor da Parcela ?
E se houver parcelas para essa conta a pagar, como será calculado o rateio? Cálculo do Valor da Parcela para cada Centro de Custo 100 % da Entrada = 1.000 X = 400 1000x = 400 . 100 1000x = 40.000 X = 40.000 1000 X = 40 % 40% de 200 = R$ 80,00 Cálculo do Valor da Parcela para cada Centro de Custo 100 % da Entrada = 1.000 X = 600 1000x = 600 . 100 1000x = 60.000 X = 60.000 1000 X = 60 % 60% de 200 = R$ 120,00
Rateio por Centro de Custo No exemplo acima, concluímos o valor que cada Centro de Custo pagará por cada parcela. 40% será do Centro de Custo Secretária 60% serão para o Centro de Custo Financeiro
Financeiro > Análise > Análise de Gastos por Centro de Custo Agora, vamos conferir os gastos de cada Centro de Custo Análise de Gastos por Centro de Custo: Financeiro > Análise > Análise de Gastos por Centro de Custo
Informe o código do centro de custo ou deixe em branco, caso desejar ver os gastos de todos os centros de custos. Clique sobre o botão Gerar.
Contas Pagar por Centro de Custo Pode-se também, cadastrar as Contas a Pagar aos fornecedores por Centro de custo : Abra o módulo Compras, selecione o menu Contas a Pagar e clique sobre Cadastro de Contas a Pagar.
Informe o valor total da parcela ; Informe um Centro de custo que será responsável por um determinado valor da parcela; Informe o valor que este Centro de Custo pagará da parcela e pressione Enter ;
Informe o outro Centro de custo que pagará a segunda parte da parcela e pressione Enter ;
Após dividir o valor da parcela por Centros de Custo, clique sobre o botão Gravar.
Utilize a Relação de Contas a Pagar por Centro de Custo para relacionar o valor que cada Centro de custo pagará pelas contas. No módulo Financeiro, selecione o menu Contas a Pagar e clique sobre a tela Relação de Contas a Pagar por Centro de Custo.
Rateio de Conta a Receber por Centro de Custo Informe o Valor total da parcela, e os demais dados cadastrais da Conta a Receber ; Pressione o botão Gravar.
Dê um duplo clique sobre a parcela na grade e pressione o botão Alterar.
Na tela Distribuição dos Valores por Centro de Custo, informe o Centro de Custo e o valor que ele receberá; Pressione Enter para exibir o Centro de Custo na grade;
Após distribuir o valor da parcela por centro de custo, pressione o botão MENU.
Clique no botão Gravar novamente.
Realize a baixa da Conta a Receber. Atenção: A baixa da conta a receber não será realizada por Centro de Custo, e sim sobre o valor total da Conta a Receber.
Após realizar a baixa da Conta a Receber, os recebimentos realizados em cada centro de custo serão exibidos na tela Análise de Recebimentos por Centro de Custo. Financeiro > Análise > Análise de Recebimentos por Centro de Custo
Exercício: 1. Cadastre um Centro de Custo e suas subdivisões da seguinte maneira: 01.00 Produção - Custos 01.01 Gastos variáveis 01.02 Gastos Fixos 2. Cadastre uma Entrada de Produtos e divida o custo total da nota para os Centros de Custos Gastos variáveis e Custos Fixos. 3. Cadastre uma Conta a Pagar para o Centro de Custo Produção – Custos. 4. Baixe a Conta a Pagar cadastrada no item 3. 5. Gere uma relação na tela Análise de Gastos por Centro de Custo.
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