Telepresença e Ensino a distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Apresentando.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Categorias do E-Business
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
O Papel do Monitor.
Cartões Empresarias.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Portfólio de Serviços TI
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Telepresença e Ensino a distância Tecnologia da informação e estado Flora porlan Melissa dringoli

TELEPRENÇA: cenário atual Há 10 anos no mercado; revolucionando as relações de trabalho Evolução da videoconferência -> uma experiência mais próxima com a vida real Avanço das tecnologias – >maior uso por parte das grandes Estima-se que em 2012 -> 2,1 milhões de assentos em aviões (3,5 bilhões de dólares de faturamento do setor) deixarão de ser reservados .

Tecnologia da Informação O SISTEMA Telepresença Tecnologia da Informação Cenografia Sensação de estar fisicamente próximo de pessoas distantes.

Requisitos básicos Parâmetros como localização, tipos de usuários e tipos de reuniões; Infraestrutura tecnológica; Internet de alta qualidade; Salas com iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais; Aparelhagem sonora; Treinamento de profissionais : um líder técnico para cada localização e um gerente de instalações, que administra o sistema da perspectiva do cliente, garantindo reservas e solicitações, além de compilar estatísticas de uso.

Formas de interação: Telepresença imersiva do outro lado da mesa: faz com que as pessoas sintam como se estivessem sentadas do outro lado da mesa. Mais comum atualmente. Telepresença imersiva na mesma sala: a tecnologia é exclusividade da Polycom, que utiliza monitores de cinema com vídeo de alta definição, que produzem imagens completas das outras salas em proporções similares a da vida real para que as pessoas possam parar e caminhar ao redor da sala e assim interagir de forma dinâmica com os demais participantes.

Alto custo inicial em infra-estrutura: de 30 mil a 500 mil dólares Custo x Benefício Gasto médio das grandes empresas reservas de carro, hotéis, passagens de avião e demais despesas relacionadas:R$ 2,1 milhões/mês. Estima-se uma grande economia para a organização e os resultados podem ser surpreendentes Alto custo inicial em infra-estrutura: de 30 mil a 500 mil dólares Reuniões mais rápidas e com maior freqüência, sem o desconforto dos aeroportos, longos vôos e custos altos de hotéis.

Exemplo prático Amostra: empresa com receita anual igual ou superior a US$ 1 bilhão; Retorno financeiro sobre o investimento no curto período de até 15 meses; Agiliza tomadas de decisão, aumenta a produtividade de funcionários e proporciona um melhor equilíbrio entre trabalho e vida privada; Pode economizar perto de 900 viagens a negócios no primeiro ano de utilização; Pode reduzir suas emissões em 2.271 toneladas no prazo de cinco anos = à remoção de 434 carros de passageiros das ruas por um ano (em termos de volume emitido de gases estufa) Pode reduzir suas emissões de CO2 em um total de até 5,5 milhões de toneladas O estudo da “The Telepresence Revolution” (A revolução da telepresença) , encomendado pela organização CDP (Carbon Disclosure Project)

Case Procter & Gamble Vídeo

EAD: atendendo a novas demandas Mudança no conceito de presencialidade devido ao avanço de tecnologias interativas de comunicação; Tendência da educação em acompanhar a evolução social e tecnológica; Rápida disseminação de informações exige constantes atualizações; Educação tradicional não dá conta das novas exigências; Enfrenta a barreira do deslocamento – problema crescente nos dias de hoje

Evolução 1833: 1ª geração - correspondências: pouca interação entre professor e aluno 1970: 2ª geração inicia-se o uso da tecnologia da comunicação (telefone e televisão) : contato mais próximo, porém exigia muito tempo e dedicação do professor 1985: Grandes tecnologias: relação entre professor e aluno mais eficaz. Tecnologia de suporte: correio-eletrônico » Está entre nós há mais tempo do que imaginamos

Pontos relevantes Mudança na forma de comunicação e não na metodologia de ensino » modelo de avaliação do ensino presencial ainda é o mais adequado; O simples uso da tecnologia não garante qualidade; Pode ser semi-presencial (parte presencial e parte a distancia) ou totalmente a distancia; Interesse, iniciativa e disciplina do aluno são essenciais – aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem. Depende do perfil do usuário e tipo de curso

A Educação a Distancia hoje Já existem instituições destinadas exclusivamente à educação a distancia, como a Open University (Inglaterra) e a Universidade Nacional a Distancia da Espanha; No Brasil é oferecido predominantemente por instituições que usam ensino a distancia e também o presencial; Ainda não se cogita a aplicação para crianças » necessidades específicas de desenvolvimento e socialização; Para alunos mais velhos – 22% dos estudantes tem menos de 24 anos.

Categorias de Educação a Distancia Método síncrono: exigem participação simultânea dos estudantes e professores; Tecnologia streaming – internet audiovisual Método assíncrono: não é necessário que todos os usuários participem ao mesmo tempo; Também pode ser uma mistura de comunicação on-line e off-line. Ambos têm internet como parte fundamental. Vantagens: Custo da teleconferência Utilização de ferramentas para comunicação em grupo Aprendizado colaborativo Ajuda a selecionar problemas como timidez

O aprendizado colaborativo Denominado CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) – subdivisão dos sistemas CSCW (Computer Supported Cooperative Work); Proporciona o aprendizado a partir de discussões reflexivas e de ações construtivistas; É necessário: Diversos meios de comunicação entre o grupo; Meios de representação do conhecimento; Base de dados (memória) de informações discutidas pelo grupo.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Também chamado de Learning Management System (LMS); Software que facilita a gestão de cursos virtuais; Todo o contato professor-aluno é realizado por meio deste software; Exemplo: Blackboard – software pago Moodle – sistema gratuito e de código aberto Desvantagem: carecem de suporte pedagógico – acompanhamento do processo de aprendizagem

Considerações finais A educação a distância é uma forma de telepresença; Redução dos custos operacionais; Agiliza processos; Superação da barreira da distância -> vídeo

Dúvidas? Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ht12QJKuNuw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=N8o_p4NbF10